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INCLUSÃO DOS SURDOS NA PRÁTICA DO FUTSAL E O JVISUAL: um instrumento auxiliador de árbitros de Futsal de Surdos.
Universidade e educação básica, fronteiras a ultrapassar : formação de professores na PIBID-UEG / João Roberto Resende Ferreira, Roberto Barcelos Souza e Sabrina do Couto de Miranda. – Goiânia : Gráfica e Editora Vieira, 2018. 232 p. ISBN: 978-85-8162-035-0 (download) (como citar esta obra)
A educação profissional na sociedade do conhecimento e seus reflexos no ensino de Ciências / Sabrina do Couto de Miranda, João Roberto Resende Ferreira, Mirley Luciene dos Santos. – Goiânia : Editora Vieira, 264 p., 2018. ISBN: 978-85-8162-032-9 (download) (como citar esta obra)
Os desafios do ensino de ciências no século XXI e a formação de professores para a educação básica. / Marcelo Duarte Porto, Mirley Luciene dos Santos, João Roberto Resende Ferreira, (Organizadores). – Curitiba, PR: CRV, 2016. – coedição: Anápolis, GO: UEG, 2016. 340 p. ISBN CRV 978-85-444-1077-6 ISBN UEG 978-85-5582-024-3 (download) (como citar esta obra)
Chagas, malária e amarelão : doenças negligenciadas que ainda matam no Brasil / Kárita de Jesus Boaventura, Wilton de Araújo Medeiros, Juliana Simião Ferreira – Anápolis: Editora UEG, 2017. 110 p. ISBN 978-85-5582-026-7 (download) (como citar esta obra)
Todo dia é dia de ciência: ar, água e solo/Mirley Luciene (org); | et al.] - Anápolis: UEG, 2016. 38p. ;il. ISBN: 978-85-5582-019-9 (download) (como citar esta obra)
Todo dia é dia de ciência: corpo humano e saúde/Mirley Luciene (org); | et al.] - Anápolis: UEG, 2016. 31p. ;il. ISBN: 978-85-5582-018-2 (download) (como citar esta obra)
Todo dia é dia de ciência: seres vivos /Mirley Luciene (org); | et al.] - Anápolis: UEG, 2016. 34p. ;il. ISBN: 978-85-5582-020-5 (download) (como citar esta obra)
Neste produto propomos um “Ciclo de Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares” como instrumento para favorecer o trabalho interdisciplinar na Escola relacionando a Literatura e a Educação Ambiental. Foi explorado o contexto da realidade local/regional de professores e alunos, congregando fatos históricos, sociais e ambientais. O enredo focou na história de construção de duas cidades goianas (Ceres e Rialma) que são separadas por um rio (o Rio das Almas), contudo instigamos os professores a buscar outras realidades e contextos que possam ser trabalhados de forma semelhante. O presente Produto Educacional compõe parte da dissertação de Mestrado intitulada “A literatura como instrumento para se trabalhar a educação ambiental na Escola” (MACÊDO, 2020) vinculada ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) (ppec.ueg.br). A referida dissertação teve por objetivo geral analisar os desafios e as potencialidades de se trabalhar a Literatura como instrumento de promoção da Educação Ambiental na escola. Segundo Macêdo (2020) é possível e viável trabalhar a Literatura e a Educação Ambiental de forma interdisciplinar na Escola, contudo há necessidade de disposição e engajamento, tanto por parte de professores, que se dispõem a trabalhar interdisciplinarmente, como dos alunos que devem se predispor a aprender de forma ativa. Além disso, é fundamental o apoio da equipe gestora da Escola ao longo do processo. |
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Destacamos que o Ciclo de Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares foi validado, ou seja, aplicado no contexto real da escola de Educação Básica, durante o segundo semestre letivo de 2019 em uma turma da 1a Série do Ensino Médio de uma Escola de Tempo Integral da Rede Pública do Estado de Goiás em Ceres. A análise da validação pode ser consultada na dissertação de Macêdo (2020). Estimulamos o professor da Educação Básica a transpor dificuldades e a utilizar as oficinas que propõem caminhos possíveis para se trabalhar, de forma interdisciplinar, a Literatura e a Educação Ambiental. Para tanto, faz-se necessário uma aproximação com outros colegas professores, apoio da gestão escolar, bem como, estímulo para desenvolver atividades diferenciadas com os estudantes. Ressaltamos que as oficinas podem e devem ser modificadas de acordo com as necessidades que se apresentarem na realidade de cada professor. |