Produto: Sequências Didáticas: Trilha Ecológica Virtual, uma metodologia para o Ensino do Cerrado
Eixo temático:
Autor(a): Camila Pereira Batista Sousa
Orientador (a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
Ano: 2021
Sobre o Produto: O produto elaborado tem o objetivǀo colaborar com professores do Ensino Fundamental II para o ensino do bioma Cerrado, para tanto apresenta uma metodologia interativa, avǀirtualinzação de Trilhas ecológicas.
O produto é organizado em sequências didáticas que utilizam da Trilha virtual do Caju para ensinar sobre as características do Cerrado e sua importância social e natural para a sociedade. Essas sequências trazem o passo a passo de cada aula, objetivos, metodologia e avaliação. São apresentadas além das sequências didáticas informações de como organizar e virtualizar espaços naturais de forma simples, há também sugestões de sites, materiais, programas que podem ser utilizados nas aulas propostas para facilitar o aprendizado significativo para cada estudante.
Produto 1: Sequência didática: história em quadrinhos como instrumento de promoção da Educação Ambiental
Produto 2: Sequência didática: Jogo da Memória como instrumento de promoção da Educação Ambiental
Eixo temático:
Autor(a): Rosana Ribeiro Oliveira Palmeira
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2021
Sobre o Produto 1: A sequência didática está voltada para estudantes do 5° ano da primeira fase do ensino fundamental, de modo a viabilizar o processo de ensino-aprendizagem com atividades desenvolvidas em espaços formais de ensino. Procurou-se propor um material que contemplasse personagens de histórias em quadrinhos reconhecidos no cenário nacional e internacional de modo a despertar maior interesse dos estudantes.
Sobre o Produto 2: O jogo da memória proposto permite ao professor promover de forma lúdica a ampliação dos conhecimentos, o desenvolvimento da consciência ambiental e o comprometimento dos alunos para que possam desenvolver uma nova prática social. O recurso possui grande potencial em despertar o interesse, a reflexão, a
ressignificação de compreensões e a mudança de postura. Compreende-se que o lúdico possui fundamental importância para o desenvolvimento da criança, pois auxilia na construção e socialização do conhecimento. Portanto, considera-se o jogo como um valioso instrumento pedagógico que, sendo utilizado com objetivos definidos, possibilita um ambiente atraente, estimulante e prazeroso. Ao professor cabe analisar e avaliar a potencialidade educativa dos diferentes jogos de modo a permitir uma prática pedagógica mais rica e eficiente. O lúdico relacionado à Educação Ambiental busca formas mais efetivas, interessantes e diversificadas em sua prática escolar. Por intermédio do jogo promovem-se reflexões, relações e conhecimentos que possibilitem a formação de cidadãos mais críticos e atuantes sobre as questões socioambientais.
Produto: Sequência Didática: Cadeia alimentar e o jogo pedagógico Fauna do Cerrado - Quem é o bicho?
Eixo temático:
Autor(a): Elenice Barbosa Abrão
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2021
Sobre o Produto: Apresentamos a sequência didática Cadeia alimentar com o propósito de contribuir com o planejamento dos professores de Ciências de 4o e 5o anos do Ensino Fundamental, que se interessem em desenvolver o tema utilizando o Parque Zoológico de Goiânia, um espaço não formal de Educação, como recurso para o processo de alfabetização científica dos alunos de forma lúdica e significativa. O objetivo geral do produto visa proporcionar a compreensão da relação de interdependência entre os seres vivos e a compreensão de que a matéria e energia transitam no ambiente de forma cíclica, através das cadeias alimentares.
Produto: Projeto populariza ciência na escola: ciência, espaços da ciência e doença de Chagas
Eixo temático:
Autor(a): Celma Pereira dos Santos
Orientador (a): Profa Dra. Leicy Francisca da Silva
Ano: 2021
Sobre o Produto:
Produto: E-BOOK: Letramento informacional e resolução de problemas nas aulas de matemática.
Eixo temático: 4
Autor(a): Mayckon Dimas Cardoso Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Roberto Barcelos Souza
Ano: 2021
Sobre o Produto: Este e-book tem como finalidade apresentar propostas de metodologia para a realização de pesquisas e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática do ensino médio, na forma de sequências didáticas, de forma a contribuir para a dinâmica de aulas do público-alvo, composto por os professores de Matemática da Educação Básica, que tenham interesse em modificar suas práticas de ensino e incorporar Apresentação incorporar a intencionalidade do Letramento Matemático em suas aulas. Também foram incluídos neste e-book tutoriais para uso de ferramentas - MindMeister e Padlet - que estão presentes em algumas das sequências didáticas, e um conjunto de problemas, relacionados às temáticas discutidas nas propostas apresentadas.
Produto: Material Textual: Proposta de formação para professores de ciências: Ensino de Ciências por investigação como abordagem didática
Eixo temático:
Autor(a): Fernanda Cabral Nascimento de Abreu
Orientador (a): Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo
Ano: 2021
Sobre o Produto:
Produto: Sequências de ensino investigativas em Botânica para os anos iniciais: A Botânica numa perspectiva dinâmica, criativa e interessante
Eixo temático:
Autor(a): Raquel Silva Cotrim Carvalho
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2021
Sobre o Produto: Este material didático foi desenvolvido para lhe auxiliar em suas aulas de botânica. Sabe-se que a botânica é vista pelos alunos como uma área não muito atrativa e pouco interessante. O objetivo desse material é tornar as aulas de botânica mais agradáveis e que os alunos possam vislumbrar os conhecimentos botânicos, associando-os à realidade em que vivem. Atualmente a botânica tem sido trabalhada de forma conteudista e metódica, baseada em estratégias de ensino tradicionais e pouco interativas. Segundo Araújo e Lemos (2016) o conhecimento em botânica tem sido transmitido de forma passiva e, na maioria das vezes, não há aprendizagem significativa. Visando uma abordagem mais ativa por parte do aluno, lhe apresentamos a botânica na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI). Esta abordagem tem por objetivo utilizar-se de metodologias que auxiliem na formação de um aluno crítico e reflexivo, que possa atuar na sociedade de forma consciente. O EnCI tem como foco trabalhar com problematizações a fim de envolver o aluno na aula e torná-lo um agente de seu próprio conhecimento. Aqui, a botânica será trabalhada através de sequências de ensino investigativas (SEI), que segundo Carvalho (2013) visam criar um ambiente investigativo dentro das aulas de ciências para que o professor possa mediar o conhecimento e de forma gradativa alfabetizá-lo cientificamente. Além disso, as SEI's proporcionam aos alunos a valorização de seus conhecimentos prévios e a possibilidade de transformar um conhecimento espontâneo em científico (CARVALHO, 2013)
Produto: Prática Maker: Seu Manual de Atividades Inovadoras
Eixo temático:
Autor(a): Diângelo Crisóstomo Gonçalves
Orientador (a): Prof. Dr. Claudio Roberto Machado Benite
Ano: 2021
Sobre o Produto: Este manual de atividades Maker é fruto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC da Universidade Estadual de Goiás - UEG, atendendo ao objetivo de criar alternativas didáticas para o ensino de ciências (Física), propondo ao professor sugestões de planos de aulas direcionados aos alunos do Ensino Médio. O professor ao utilizar este manual busca assumir o papel de mediador entre o conhecimento e o aluno, auxiliando-os durante a execução das atividades educativas propostas, apontando os melhores caminhos a serem percorrido e, em alguns momentos, aprendendo junto com os alunos. Quando o aluno apresenta dificuldades de compreensão durante a execução das atividades educativas, o professor (mediador) verifica qual o processo utilizado pelo aluno para aprendizagem dos conteúdos ou desenvolvimento da atividade Maker proposta e adapta o processo (método) à capacidade cognitiva do aluno, propondo assim a chamada intervenção pedagógica. De modo a reforçar o papel do professor na educação “mão na massa”, Silva e Reis (2013) colabora que ele deve ser “um agente de ligação entre o ensino e a aprendizagem, buscando meios para facilitar esse processo, criando situações que estimulem o aluno a buscar novos conhecimentos e maneiras de adquiri-lo” (p. 39). Esta obra é composta de 14 (quatorze) atividades educativas práticas, cuja finalidade é orientar professores que desejem realizar com seus alunos do Ensino Médio atividades que possam proporcionar uma participação mais ativa dos alunos no processo de ensino aprendizagem. A seguinte produção é de autoria do aluno de Pós-Graduação Diângelo Crisóstomo Gonçalves, sob orientação do Professor Dr. Cláudio Roberto Machado Benite. Esse material foi extraído da dissertação intitulada “O ENSINO DE FÍSICA: Um Olhar para a Educação Maker”. É muito gratificante e prazeroso poder disponibilizar este manual a você, colega professor, disseminando conhecimentos nos quais confio e que acredito terem a possibilidade de fazer a diferença no processo de ensino aprendizagem dos alunos, tornando as aulas de Física um momento de prazer.
Produto: Sequência de ensino investigativo: você conhece o cerrado?
Eixo temático:
Autor(a): Marilia Soares Pereira
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2021
Sobre o Produto: Com o objetivo de oferecer uma alternativa que possa contribuir para ensino de Ciências e áreas afins, esta SEI tem como propósito auxiliar professores das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas por meio de atividades investigativas sobre o tema Cerrado. A Sequência de Ensino Investigativa é composta por atividades que utilizam diversas metodologias e que podem ser desenvolvidas na sala de aula onde o professor (a) atua como um mediador e o estudante protagonista na construção do próprio conhecimento científico. Apropriamos dos conceitos dessa abordagem investigativa, respaldada em Carvalho (2013) e também nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e no Documento Curricular Ampliado para Goiás - DC-GO (2020). Aqui iremos apresentar uma descrição detalhada de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que foi aplicada para estudantes de duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental em um colégio da rede estadual de ensino. Na dissertação realizamos uma análise dessa abordagem investigativa que foi aplicada no mês de agosto de 2019 e também apresentamos os resultados obtidos dessa SEI. A aplicação das atividades com a utilização do método construtivista e a abordagem didática investigativa para o Ensino de Ciências estão intrinsecamente relacionadas com a proposta da BNCC, que é dividida por áreas do conhecimento e organizada em competências e habilidades que além de considerar a cultura e as características locais, regionais e globais, incentiva ações de “investigar”, “analisar”, “explorar”, “produzir” e “discutir”, o que nos direciona a processos investigativos (BNCC, 2017). Caro professor (a) e colega de profissão, se você como eu, acredita em um Ensino de Ciências capaz de propiciar uma aprendizagem prazerosa, significativa e viável para propagar o conhecimento científico, tornando possível o Letramento Científico, este material é para você! Convidamos você para conhecer o material e desejamos que seja útil, assim como foi para nós. É autorizada a reprodução e divulgação total ou parcial desta SEI, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.
Produto: Livro Paradidático: Cadê o Cerrado que estava aqui?
Eixo temático: 4
Autor(a): Ionara Cardoso Alves Marquestti
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: Esse livro poderá ser utilizado nas visitas que os alunos farão aos espaços não formais de Ensino, viabilizando o processo de interação entre visitantes e exposições científicas, bem como nos espaços formais de Ensino. É indicado aos alunos da Educação básica que buscam novas maneiras de aprofundar seu conhecimento sobre o bioma Cerrado, bem como aos Professores como guia educativo possibilitando maior aprofundamento sobre o tema em destaque tendo a sua aplicabilidade tanto nos espaços formais e não formais de Ensino um meio inovador da busca pelo saber de forma divertida, aprofundada e atualizada.
Produto: Mídias educativas para promoção da saúde na educação infantil
Eixo temático:
Autor(a): Cristina de Araújo Oliveira
Orientador (a): Profa. Dra. Leicy Francisca da Silva
Ano: 2020
Sobre o Produto: Proposta de ensino destinada a estudantes de pedagogia e comunidade em geral (professores da educação infantil, família e comunidade de crianças da educação infantil de Goianésia) com o objetivo de analisar a importância da inserção de conteúdos de saúde na formação de professores da Educação Infantil. Realizar por meio de vídeos elaborados pelos acadêmicos do 7º período do Curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Goianésia uma campanha de valorização da Educação como promotora da Saúde em contexto de Pandemia. Promover a promoção da saúde no âmbito educacional através da conscientização econômica do impacto da pandemia e do recebimento do auxílio emergencial. Traçar o conceito histórico de saúde, refletindo sobre os impactos dessa mudança conceitual no contexto da educação infantil.
Produto: A História da Terra: O Estudo dos Fósseis e sua Importância
Eixo temático: 4
Autor(a): Malena Marília Martins Gatinho
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida
Ano: 2020
Sobre o Produto:
Produto: Fundamentos para a Compreensão da Termoquímica: Um Guia Didático-Metodológico
Eixo temático: 4
Autor(a): Isney Rodrigues de Sousa Júnior
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2020
Sobre o Produto: O presente guia é direcionado para vocês, professores e professoras de Química do Ensino Médio. Vocês encontrarão questões que poderão ser trabalhadas ao longo das aulas de Termoquímica, com referências a publicações que possam contribuir com sua prática docente. Este guia foi pensado para 4 aulas de 1 hora, mas esses valores podem variar de acordo com as especificidades de cada turma. Toda estrutura foi pensada e elaborada a partir dos Momentos Pedagógicos, proposta didático-pedagógica fundamentada em Paulo Freire e estruturada por Gehlen et al. (2012) e Delizoicov et a. (2018).
Produto: A Química no Ensino Fundamental: Uma Proposta Investigativa e Contextualizada
Eixo temático: 3
Autor(a): Ana Carulina Rodrigues
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2020
Sobre o Produto: Esta sequência investigativa é destinada a você que tem o anseio de elaborar suas aulas utilizando uma abordagem de ensino que possibilite maior interesse dos alunos e com aprendizagem duradoura. Também
é para você, professor (a), que acredita que os conteúdos científicos devem ser ensinados de forma contextualizada e interdisciplinar e ainda entende a importância dos conteúdos de química para a formação acadêmica e cidadã dos seus alunos.
O material é dividido em nove aulas sobre o conteúdo separação de misturas, no entanto o ciclo investigativo pode ser adaptado para qualquer conteúdo de interesse. O objetivo principal deste material é apresentar uma alternativa para o Ensino de Química, de forma que o aluno tenha uma formação básica sobre a presença da Química nos conteúdos de ciências e no cotidiano.
Produto 1: Produto educacional em foco: implicações do uso de diferentes recursos didáticos na formação de professores
Eixo temático dos produtos: 1
Autor(a): Gabriel Jerônimo Silva Santos
Orientador (a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
Ano: 2020
Sobre os Produtos: As sugestões pedagógicas aqui descritas visam orientar discussões relacionadas a importância de desenvolver na ESCOLA, espaços e práticas formativas que favoreçam a REFLEXÃO teórico-prática em uma perspectiva LÚDICA. Consequentemente, nesse caso, a articulação entre os saberes pedagógicos e científicos podem acarretar mudanças significativas na PRÁTICA PEDAGÓGICA. Essa aproximação entre os saberes facilita o desenvolvimento de uma formação contextualizada capaz de atender as NECESSIDADES dos docentes fato que proporciona um ENSINO mais ATRATIVO que potencializa a troca de experiências entre os envolvidos no processo de aprendizagem e assegura maiores AVANÇOS DIDÁTICOS.
Produto: VOG : Relações étnico-raciais na Educação - Diálogos possíveis para o Ensino de Ciências
Eixo temático: 2
Autor(a): Vanessa Oliveira Gonçalves
Orientador (a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
Ano: 2020
Sobre o Produto: A criação da “VOG” surge como uma necessidade para a prática docente em sala de aula sobre as questões étnico-raciais, questionando a própria aprendizagem de conceitos científicos. Tratando especificamente da formação de professores/as diante do desafio de abordar a diversidade nos seus espaços educativos. A partir da implementação da “VOG” como instrumento metodológico de ensino é esperado que proporcione uma série de resultados vinculados ao aprendizado e a valorização da prática docente. Efetivando um vínculo entre a teoria e prática, servindo de instrumento para as garantias do Movimento Negro estudantil, das pautas em torno da aplicabilidade das leis e diretrizes em relação às questões étnico-raciais. Alinhados aos novos paradigmas educacionais a VOG abordará seis temas relativos à nova implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de três eixos temáticos no currículo de Ciências da Natureza : Terra e Universo, Matéria e Energia e Vida e Evolução. No eixo “Matéria e Energia” são discutidos os diferentes processos de obtenção e uso dos tipos de energia disponíveis em nosso planeta, desenvolvendo a compreensão da origem e utilização dos recursos naturais e energéticos (BRASIL, 2017). No eixo “Terra e Universo” são discutidas a composição, localização, movimentos e dimensões que regem os planetas em nosso sistema solar, bem como os fenômenos e corpos celestes. No eixo “Vida e Evolução” são inseridos os estudos sobre os seres vivos, através de suas características, composição, processos evolutivos e sua interação com os outros seres, destacando assim a biodiversidade e processos para a sua preservação (BRASIL, 2017).
Produto 1: Os mixomicetos como ferramenta de ensino - Um kit de apoio pedagógico e popularização da ciência
Produto 2: Videoaulas: Biodiversidade Oculta - Os mixomicetos
Produto 3: Videoaulas: Modelando os Mixomicetos - Faça você mesmo !
Produto 4: Conhecendo os protistas” Um recurso didático voltado para uma Aprendizagem Significativa
Eixo temático dos Produtos: 1 e 5
Autor(a): Jéssica Conceição Araújo
Orientador (a): Prof. Dr. Pedro Oliveira Paulo
Ano: 2020
Sobre os Produtos:
Eixo temático: 4
Autor(a): Paulo Henrique de Souza
Orientador (a): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira
Ano: 2020
Sobre o Produto: Este trabalho resulta de uma dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, qual utilizou-se da temática da bioquímica presente no doce de leite e no queijo, para o ensino de Química e fora desenvolvida no âmbito do PPEC-UEG (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - Universidade Estadual de Goiás- Campus Henrique Santillo - Anápolis - GO). Objetivou integrar o conhecimento de bioquímica promovido pelo currículo vigente e as práticas cotidianas da fabricação do doce de leite e queijo. Este material serve para aqueles professores e alunos que buscam uma educação emancipadora, capaz de transformar o ensino, que muitas vezes serve apenas para a estagnação social e alienação, como abordaremos mais adiante. Recomendamos ao leitor e a leitora que não fique preso/presa à escola, não espere ações particulares de professores, coordenadores, diretores para se realizar o que se é proposto neste livro. Seja audacioso/audaciosa, especialmente se quiser adquirir conhecimento sobre a temática, não espere “cair dos céus” a boa vontade de outros para consolidar currículos que privilegiam um ensino como este. Sejam ousados e ousadas! Todos os procedimentos deste livro podem ser feitos em casa, na parte de experimentos com materiais do cotidiano. Há neste pequeno guia uma mistura de várias metodologias para o ensino: aula experimental, lúdica, pesquisa com projetos, vídeos... Buscando sempre com a reflexão, a prática e o conflito positivo, repensar os valores impregnados no currículo oculto de cada unidade escolar. Assim te desejamos uma boa leitura e um bom aprendizado!
Eixo temático: 4
Autor(a): Rosemeire Terezinha da Silva
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: Este livreto traz para os admiradores da Ciência e, especialmente, aos professores de Matemática, propostas para a elaboração de recursos didáticos com intuito de contribuir com o ensino aprendizagem deste importante componente curricular. O presente material foi desenvolvido como produto educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, integrando-se à dissertação intitulada “Resultados, Desafios e Possibilidades no Ensino Aprendizagem de Matemática - A Biologia como aliada na promoção da Aprendizagem Significativa de Conceitos Matemáticos”. São apresentadas duas atividades experimentais investigativas e uma atividade lúdica composta por um jogo de tabuleiro.
Produto: 2 - Jogo (Tabuleiro): Trilha Matemática da Preservação
Eixo temático: 4 / Autor(a): Rosemeire Terezinha da Silva
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: Essa proposta foi elaborada visando cumprir uma atividade avaliativa da disciplina “Desenvolvimento de Recursos Didáticos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências” utilizando como tema transversal o “Meio Ambiente”. Observamos que nossos alunos e seus respectivos responsáveis, ainda não desenvolveram uma real conscientização a respeito dos problemas ambientais, problemas esses que fazem parte do cotidiano de cada um e em extensão, suas famílias que compõem a comunidade local. E pela dificuldade que nossos alunos apresentam nas quatro operações e na construção de conceitos matemáticos. Sabendo que a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, prevê: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público o dever de defendê-lo e à coletividade o dever de preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Diante disso, questionamos o uso racional de recursos naturais para a sustentabilidade ambiental, avaliando o impacto social, e as consequências de atitudes errôneas, bem como a resolução de algumas operações matemáticas ilustrando as informações apresentadas.
Produto: 1 - Livreto: Astrokids em uma viagem pela APA do João Leite
Produto: 2 - Dominó o Cerrado
Eixo temático: 3
Autor(a): Ana Maria do Nascimento
Orientador (a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo
Ano: 2020
Sobre o Produto 1:
Sobre o Produto 2:
Eixo temático: 1
Autor(a): Bianca Patrícia de Faria
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: O site foi desenvolvido com o construtor de sites Wix e recebeu o nome de “A Ciência tem História”. O mesmo apresenta páginas para abrigar conteúdos voltados para professores da Educação Básica e demais interessados pela História e Filosofia da Ciência. É possível acessá-lo por meio do link: https://acienciatemhistori.wixsite.com/meusite.
Produto: A experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas
Eixo temático: 2
Autor(a): Kézia Ribeiro Gonzaga
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite
Ano: 2020
Sobre o Produto: A obra “A Experimentação no Ensino de Química e os Saberes Indígenas” reúne uma coletânea de roteiros experimentais para aulas práticas de química, com abordagens sobre a História e Cultura Indígena. Espera-se que este livreto enriqueça a prática experimental de Professores, tornando possível a abordagem indígena de forma efetiva, contribuindo assim para o cumprimento da Lei 11.645/08 e sobretudo, subsidiando reflexões e debates na prática docente para a Educação das Relações Étnico Raciais nas ciências exatas e da natureza. Esta obra é o resultado de um estudo realizado no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás em parceria com o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Estadual de Goiás. O objetivo da obra é possibilitar ao professor de Ciências o atendimento à Lei 11.645/08 que torna obrigatório a inclusão da temática “História e cultura afro- brasileira e indígena” no currículo oficial da rede de ensino (BRASIL, 2008). Apesar de o material ter sido desenvolvido com o propósito de auxiliar professores atuantes na Educação Escolar Não-Indígena, o mesmo pode servir de estímulo para a Educação Escolar Indígena, servindo de proposta passível de adaptações para o professor que atua diretamente nas comunidades indígenas. O livro contém ao todo dez roteiros experimentais elaborados com materiais alternativos e de baixo custo, uma vez que entendemos a realidade dos espaços para aulas práticas - quando esses existem - nas escolas e, sobretudo, a ausência de materiais e recursos específicos para a realização das atividades. Convidamos o leitor a ingressar nessa investigação, em busca de uma ruptura dos modelos hegemônicos e eurocêntricos comumente encontrados em roteiros experimentais no ensino de Química, desconstruindo saberes científicos e históricos. Ressaltamos que a luta antirracista e de decolonização do currículo exige um compromisso que vai muito mais além do que somente o cumprimento da Lei 11.645, mas sobretudo, um engajamento crítico e real, de mudança em posturas, discursos e posicionamento social, por uma pedagogia antirracista e de igualdade para todos.
Eixo temático: 4
Autor(a): Emília Fádua Sued Paulino
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: Querido amigo (a) professor/a (a) de Química, este livreto é resultado de um árduo trabalho de pesquisa desenvolvido com o intuito de proporcionar a você a oportunidade de ter uma proposta de material didático que seja acessível e ao mesmo tempo atraente e inovador. Esperamos que ele se constitua em uma fonte de pesquisa para o planejamento de suas aulas e que possa ampliá-las e enriquecê-las de forma a torná-las cada vez mais atrativas e empolgantes tanto para você quanto para seus alunos. Após anos de trabalho no ofício docente, nós, como autoras desse material, percebemos a falta de material didático investigativo que proponha atividades que mobilizem a atenção dos alunos com atividades que possam ser feitas por eles de forma autônoma e mediada pela ação do professor. Por isso idealizamos essa Sequência de Ensino que contempla algumas atividades investigativas para a disciplina de Química ministrada no Ensino Médio.
O material didático apresentado procura articular o ensino de Química, as contribuições da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e o Ensino por Investigação. Para colocar em prática em sala de aula a abordagem metodológica construída por meio dessa combinação, optamos pelo uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A SEI é um conjunto de aulas organizadas de forma dinâmica que propõe um caminho a ser seguido para que o aluno solucione um problema que permite o entendimento de um conceito, teoria ou conjunto de informações que fazem parte do conteúdo que o professor/a está desenvolvendo em sala de aula. Ela deve ser aplicada tendo em vista a postura mediadora do professor/a que se fundamenta na teoria de aprendizagem proposta por Vygotsky. Essa tipo de postura dialógica e mediadora significa que o professor/a participa ativamente da aula problematizando cada etapa, conduzindo os alunos de forma a fazê-los percorrer o caminho proposto pela SEI de maneira autônoma, mas organizada, respeitado o ritmo de todos os participantes e promovendo debates críticos sempre que necessário para instigar a participação coletiva de forma ativa. Sugerimos que para melhor compreensão da proposta e de sua fundamentação teórica seja feita uma boa leitura dos tópicos a seguir.
Produto: Ciclo de oficinas pedagógicas interdisciplinares: literatura e educação ambiental
Eixo temático: 3
Autor(a): Andréa Brito Macêdo
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2020
Descrição do Produto: Neste produto propomos um “Ciclo de Oficinas Pedagógicas Interdisciplinares” como instrumento para favorecer o trabalho interdisciplinar na Escola relacionando a Literatura e a Educação Ambiental. Foi explorado o contexto da realidade local/regional de professores e alunos, congregando fatos históricos, sociais e ambientais. O enredo focou na história de construção de duas cidades goianas (Ceres e Rialma) que são separadas por um rio (o Rio das Almas), contudo instigamos os professores a buscar outras realidades e contextos que possam ser trabalhados de forma semelhante. O presente Produto Educacional compõe parte da dissertação de Mestrado intitulada “A literatura como instrumento para se trabalhar a educação ambiental na Escola” (MACÊDO, 2020) vinculada ao Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) (ppec.ueg.br). A referida dissertação teve por objetivo geral analisar os desafios e as potencialidades de se trabalhar a Literatura como instrumento de promoção da Educação Ambiental na escola. Segundo Macêdo (2020) é possível e viável trabalhar a Literatura e a Educação Ambiental de forma interdisciplinar na Escola, contudo há necessidade de disposição e engajamento, tanto por parte de professores, que se dispõem a trabalhar interdisciplinarmente, como dos alunos que devem se predispor a aprender de forma ativa. Além disso, é fundamental o apoio da equipe gestora da Escola ao longo do processo.
Produto: Sequência didática para a abordagem do conteúdo de soluções por meio da experimentação investigativa
Eixo temático: 3
Autor(a): Ângelo Gomes de Melo
Orientador (a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares de Araújo
Ano: 2020
Sobre o Produto: Venho por meio deste trabalho propor um caminho, um norte, para facilitar a sua atuação em sala de aula, pois acredito que as mudanças na educação são constantes, pois sofrem influências de vários setores da sociedade. Pensando nisso, temos de abraçar sempre essas mudanças de forma que elas nos proporcionem melhorias, facilitando o nosso dia-a-dia em sala de aula e que possamos fornecer um ensino de qualidade, com estudantes motivados e capazes de resolverem os problemas cotidianos com aquilo que aprendem na escola. Nesse contexto foi desenvolvida uma Sequência Didática (SD) para auxiliá-los em suas aulas teóricas e práticas, tendo como tema gerador “sucos artificiais”, visando abordar a Experimentação Química e a contextualização do conteúdo de “Soluções Químicas” através do ensino investigativo. O objetivo é que essa SD possa auxiliar na interação, construção de habilidades de raciocínio, formação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais dos estudantes participantes dessa proposta didática. A abordagem investigativa e a contextualização propostas na Sequência Didática são caminhos que ao serem trilhados pelos estudantes os levarão a ter um contato direto com os desafios e resolução de problemas, para que sejam capazes de solucionar outras problematizações em diferentes situações e relacioná-las com o seu meio social, tendo oportunidade de aplicar Ciência e Tecnologia no meio em que vivem, de forma ética e transformadora do ambiente político, econômico e social.
Produto: O ensino por investigação como abordagem científica norteadora no Ensino de Ciências
Eixo temático: 3
Autor(a): Frederico Passini Silva
Orientador (a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
Ano: 2020
Sobre o Produto: O ebook educacional surgiu como proposta de produto educacional vinculado à dissertação a partir da dinamização dos dados obtidos durante a análise dos produtos educacionais produzidos pelos mestrados profissionais no estado de Goiás. A utilização desse produto impulsiona a aplicação dos produtos educacionais relacionados ao Ensino por Investigação nos espaços de ensino, portanto, o presente trabalho tem como Produto Educacional o Ebook Interativo sobre o Ensino por Investigação intitulado: “O ensino por investigação como abordagem científica norteadora no ensino de Ciências”.
Fundamentada com o objetivo de servir como material de apoio para auxiliar professores que ministram aulas de Ciências da Natureza na educação básica e no ensino superior, com o intuito de reorientar as práticas de ensino em sala de aula. Visa, também, contribuir para a disseminação do Ensino por Investigação na comunidade escolar, que são partes integrantes das estratégias educativas.
Produto: Experiências de inclusão no Ensino de Ciências
Eixo temático: 2
Autor(a): Leonora Aparecida dos Santos
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2020
Sobre o Produto: “O conhecimento é o produto da interação entre a pessoa e o meio, mas o meio entendido como algo social e cultural, não apenas físico”.
Vygotsk (1896-1934)
Considerando a importância da linguagem científica bem como a necessidade de acesso a ela pelos estudantes com deficiência intelectual, este Produto Educacional pretende auxiliar o educador em suas atividades cotidianas, apresentando uma proposta de trocas de experiências no que se referem a estratégias inclusivas. Consideramos que trabalhar em regime de colaboração - professores de apoio, professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE), coordenadores pedagógicos e familiares – é fundamental para a efetivação de uma educação inclusiva que considere as especificidades de todos. Esse material foi organizado a partir de: uma sequência didática; atividades de flexibilização curricular planejadas juntamente com os professores citados na pesquisa e aplicadas em sala de aula regular pela professora regente de Ciências, em colaboração com a profissional de apoio a inclusão e a professora que atua na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), responsável pelo atendimento educacional especializado (AEE) e, a pesquisadora; relatos de experiências de professores da unidade campo da pesquisa a fim de contribuir com a formação em serviço bem como com o aprendizado dos estudantes em questão.
O ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental precisa ser motivado a inserir os princípios da educação inclusiva como ferramentas de transformação social na busca de uma sociedade mais justa no que tange ao direito à aprendizagem de todos os estudantes porque aprender Ciência é perguntar, investigar e comunicar resultados (FERRAZ e SASSERON, 2017; SASSERON e CARVALHO, 2008). Nessa direção, esperamos que este caderno possa servir de suporte para o planejamento de estratégias pedagógicas mais flexíveis contemplando as especificidades dos educandos com e sem deficiência intelectual e, ainda, seja um incentivo para o letramento científico no contexto inclusivo em sala de aula regular em colaboração com os demais agentes envolvidos nesse processo. Atenção professor! Todos têm o direito de acessar o mesmo currículo. Faça valer o direito à aprendizagem no exercício da equidade.
Download do Produto Educacional
Produto: Guia Didático: Como montar um clube de Ciências em minha Escola?
Eixo temático: 3
Autor(a): Robson Rocha Alves
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2020
Sobre o Produto: O clube de ciências constitui um ambiente onde o ensino de ciências é melhorado, contribuindo para a autonomia dos alunos a partir da investigação e da tomada de decisão frente aos diversos problemas trabalhados durante as atividades desenvolvidas. É interessante salientar que será apresentada uma compilação de atividades investigativas, as quais foram trabalhadas ao longo da implantação e desenvolvimento do clube de ciências com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola de Anápolis-GO dentro de um bimestre de 2018. Contudo, estas atividades podem ser utilizadas na criação e desenvolvimento de outro clube de ciências, por qualquer outro professor de ensino básico visando alcançar objetivos tais como: auxiliar na alfabetização científica dos alunos, superar algumas dificuldades apresentadas por eles, no que se refere à construção do conhecimento no ensino de ciências, bem como melhorar suas concepções de natureza da ciência. Alguns Clubes de ciências se caracterizam por serem desenvolvidos e orientados por Acadêmicos de Licenciatura nas áreas das Ciências da Natureza em conjunto com professores e alunos do ensino básico apoiados em teorias construtivistas (SILVA; BRINATTI; SILVA, 2009). Também há outros, com estrutura muito simples, em que se trabalham questões de ficção científica associadas aos conceitos das ciências, como é apresentado na Revista Nova Escola. Entretanto o clube que é sugerido neste trabalho tem como característica a tentativa em alfabetizar cientificamente os alunos, haja vista que as atividades desenvolvidas nele estimulam habilidades ligadas ao fazer científico, de maneira que os indicadores da alfabetização científica possam aparecer e assim configuram que o processo de alfabetização científica está ocorrendo de fato.
Sobre os indicadores da alfabetização científica, primeiramente, é importante lembrar que os envolvidos no processo devem estar cientes das habilidades associadas ao trabalho do cientista. A partir da observação e análise das atividades desenvolvidas em sala de aula, acredita-se que são fornecidos subsídios para o professor evidenciar se as habilidades, consideradas indicadores da AC, estão sendo trabalhadas e desenvolvidas e assim verificar se o processo de Alfabetização científica realmente está ocorrendo (SASSERON; CARVALHO, 2008).
PÚBLICO-ALVO: Alunos do 9ª Ano do Ensino Fundamental.
PRINCIPAIS CONCEITOS ABORDADOS: Ciência, Método científico, Natureza da Ciência, História da Ciência, Conceitos e conteúdos científicos, Importância da divulgação científica.
TEMPO NECESSÁRIO: Foram realizados seis encontros com duração de 2h cada e uma visita à REC-UEG (Trilha Ecológica) com duração de 2h e mais uma mostra científica apresentada pelos clubistas aos demais alunos da escola.
Download do Produto Educacional
Eixo temático: 2
Autor(a): Epaminondas Rodrigues da Cruz Júnior
Orientador (a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
Ano: 2020
Sobre o Produto: Pedido nacional de Invenção, Modelo de Utilidade, Certificado de
Adição de Invenção e entrada na fase nacional do PCT 29409161920001335 15/06/2020 870200074504 18:14
Número do Processo: BR 10 2020 012047 6
Patente: 10 - Patente de Invenção (PI)
Título da Invenção ou Modelo de Utilidade (54): JVISUAL
Resumo: O produto apresentado para registro consiste em um instrumento que poderá ser usado por árbitros em momento de jogo de futsal de surdos, que irá substituir o uso do apito por luzes. Essas serão acionadas pelo JVISUAL no qual contém um controle que poderá ser fixado na bandeira do árbitro e quando necessário o acionamento irá disparar luzes espalhadas ao redor da quadra de jogo. Tornando visível o comando de arbitragem. O mesmo equipamento foi criado para ser usado em outras modalidades esportivas como a natação, atletismo, futebol, handebol e etc. Isso acontece pelo fato de ser pensado em um equipamento que possa auxiliar o árbitro em seus comandos. Foi desenvolvido em uma pesquisa científica junto ao trabalho de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás. Um produto testado e aprovado pela Confederação Brasileira de Desporto de Surdos, pela Federação Goiana de Desporto de Surdos, Federação de Árbitros de Futsal do Paraná e atletas presente nos campeonatos que aconteceram os testes.
Produto: Material didático instrucional: Guia de atividades para o ensino de fungos na Educação Básica
Eixo temático:
Autor(a): Brenda Letícia Sena
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2019
Sobre o Produto: Prezados professores o Reino Fungi é grupo muito amplo e que exerce papel fundamental na biosfera, mas apesar de toda sua amplitude e significância o grupo não tem recebido a atenção merecida nos diferentes níveis da educação, principalmente na educação básica (SILVA; BASTOS, 2012). Esse cenário deve-se ao fato das dificuldades de se conhecer e aplicar novas abordagens no cotidiano da escola, que tem sido um desafio para muitos profissionais. Dentre essas dificuldades está um currículo extenso para ser cumprido, a falta de materiais, o desinteresse e a falta de atenção dos alunos, a dificuldade e a falta de motivação dos profissionais pela busca de novas abordagens para enriquecer as aulas e ampliar o processo de aprendizagem. Visando suscitar a importância desses organismos no contexto atual da educação e complementar o estudo teórico desses organismos esse guia de atividades tem como objetivo principal apresentar aos profissionais da educação de uma forma mais sucinta o Reino Fungi, os norteando para a divulgação desses organismos dentro do contexto escolar através de uma abordagem de ensino diferenciada, que envolve os alunos com maior motivação, participação, possibilitando assim a construção do conhecimento por meio da interação e de experiências vivenciadas. O guia de atividades conta com uma parte teórica, que faz uma breve abordagem sobre o reino e sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas com âmbito escolar, que abordam diversos temas relacionados aos fungos. Cada sugestão de atividade aborda um assunto e apresenta o objetivo da atividade, os materiais utilizados, os procedimentos metodológicos ou experimentais e as sugestões de condução da atividade, visando dinamizar a realização das atividades em sala de aula. O intuito das sugestões de aulas é servir de base para o professor poder elaborar aulas abordando assuntos cotidianos relacionados aos fungos currículo visando à promoção do conhecimento sobre os fungos através de abordagens diferenciadas que favoreçam a participação dos alunos. O guia de atividades estará disponível para pesquisa na biblioteca da Universidade Estadual de Goiás e no site do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG (ppec.ueg.br).
Produto: Proposta de ensino: Sequências Didáticas aplicadas na criação de um Site e no Google Sala de Aula.
Eixo temático:
Autor(a): José Augusto Borges
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2019
Sobre o Produto: O produto educacional deste trabalho, “Sequências Didáticas aplicadas na criação de um Site e no Google Sala de Aula”, foi aplicado no Centro de Ensino Médio 417 de Santa Maria, localizado no Distrito Federal no período de 04-05-2018 a 09-07-2018. Foram realizados 23 encontros com a duração de 2 horas/aula cada, o que perfaz um total de 46 horas de aplicação de nosso produto educacional site e do Google Sala de Aula. Houve um primeiro momento de esclarecimento da pesquisa e assinatura do TCLE e obtenção dos conhecimentos prévios dos alunos. A partir disso, os 22 alunos dos 1º anos, turmas R e S, foram cadastrados para utilizar o Google Sala de Aula no laboratório de informática. Para tanto, é necessário possuir um Gmail válido, e nem todos possuíam o email do Google, o que precisou ser criado. Esclarecemos a melhor maneira de acessar o conteúdo postado para trabalhar o tema de biologia escolhido, que foi ecologia. Enquanto isso, no Google Sala de Aula, trabalhamos o conteúdo de células e bactérias, além do uso do microscópio, para a participação na feira de ciências. Assim, os produtos Google Sala de Aula e Site foram aplicados em conjunto com as aulas presenciais que os alunos teriam durante o período e foram avaliados por meio da participação dos estudantes e a culminância de seu uso foi o auxílio para construção de um projeto a ser apresentado na feira de ciências. Ao final, os produtos foram avaliados de forma concomitante, por meio de realização de uma prova de biologia no Google Sala de Aula e na participação da avaliação institucional bimestral. Assim podemos conhecer as aprendizagens adquiridas no período com a aplicação do produto. Assista aos seguintes vídeos do Youtube para o programa Google Sala de Aula:
https://www.youtube.com/watch?v=2vBf5YnFCWw
https://www.youtube.com/watch?v=prulfMsc8MQ
Para criar o site assista o vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=s5eAc3zOzdU
É necessário ter em mente que as dúvidas que surgem quando utilizamos ambientes virtuais de aprendizagem aqui representadas pelo Google Sala de Aula e criação de um Site são resolvidas assistindo vídeos que encontramos no Youtube, assim não há necessidade de procurar outra pessoa para obter conhecimentos. Realmente estamos vivendo uma revolução de como obter conhecimentos.
Produto: Oficina de Educação Ambiental por Meio de Aprendizagem Significativa para Professores
Eixo temático: 3
Autor(a): Lília Aparecida de Oliveira
Orientador (a): Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho
Ano: 2019
Sobre o Produto: Obrigado por utilizar nosso material!
Esperamos que seja útil e que atenda as suas necessidades! Este produto educacional é resultado de estudos desenvolvidos no âmbito do Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC/UEG). Trata-se de um manual contendo orientações para a consolidação de oficinas educacionais voltadas para professores da educação básica. Portanto, o público alvo deste produto são professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Nosso intuito é contribuir com a formação de professores que atuam nas diversas modalidades para a prática da Educação Ambiental (EA)1, utilizando diferentes materiais como, textos e vídeos. Esperamos que nossas sugestões possam colaborar no planejamento que envolva diferentes aspectos da EA. No final desta obra, também disponibilizamos um modelo de projeto elaborado para ser trabalho durante a oficina. Para desenvolvimento da oficina foi adotada a teoria de Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel (e colaboradores como Novak e Gowin, além da referência brasileira de Marco Antônio Moreira). Neste sentido, em nosso modelo de oficina de Educação Ambiental, utilizamos a elaboração de mapas conceituais com o objetivo de observar os conhecimentos prévios dos docentes participantes. A nossa perspectiva pedagógica voltada para a Aprendizagem Significativa e pelo uso de Mapas Conceituais são promotores para a aquisição de novos conhecimentos e progressiva complexidade da estrutura cognitiva dos participantes. Acreditamos que este processo permita novas identidades didático-pedagógicas na atuação docente em benefício do ensino transversal da Educação Ambiental. Desejamos a todos uma boa leitura e uma excelente oficina de formação continuada sobre Educação Ambiental!
Produto: Sequência didática: matemática financeira para o 8º ano do ensino fundamental.
Eixo temático:
Autor(a): Ana Cláudia Veríssimo Machado
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2019
Sobre o Produto: Público-alvo: 8º ano do ensino fundamental.
Principais Conceitos Abordados: A matemática presente no cotidiano financeiro
Tempo necessário: 5 aulas com 50 minutos cada.
Objetivo geral: Formar cidadãos que saibam analisar criticamente as operações financeiras de que fazem uso diariamente; Possibilitar o entendimento dos mecanismos do mercado oferecendo ao aluno o conhecimento necessário para optar e decidir o que melhor lhe convém diante de suas expectativas, interpretando e refletindo sobre as opções que o mercado oferece; Refletir e compreender os motivos que levam as famílias a se endividarem atualmente.
Produto: Proposta de ensino: Fontes renováveis de energia: uma abordagem interdisciplinar no Ensino de Física
Eixo temático: 1
Autor(a): Nayara Borges de Oliveira Corrêa
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite
Ano: 2019
Sobre o Produto: O módulo instrucional foi elaborado a partir da colaboração e reflexão de quinze professores da rede pública do Estado de Goiás, no momento da pesquisa atuantes do Colégio Estadual Jarbas Jayme, localizado na cidade de Jaranápolis-GO. O objetivo deste produto é oferecer aos docentes de várias especialidades (Física, Geografia, Biologia, História, Sociologia, dentre outras), um material com uma abordagem interdisciplinar e que através do tema Fontes renováveis de energia possibilita elementos essenciais para motivar a reflexão e possibilitar uma educação científica com qualidade para a formação de um cidadão crítico, responsável e participativo na sociedade em que vive. Procuramos mostrar os conceitos básicos sobre a temática Fontes renováveis de energia, procuramos também abordar as vantagens e desvantagens de determinadas fontes alternativas de energia a fim de fazer com que os alunos vejam o mundo com olhos mais críticos. O módulo instrucional é estruturado em cinco Unidades: Energia ontem e hoje; A energia solar; A energia eólica; A energia hídrica; Energia da biomassa. Os conteúdos programáticos das Unidades foram propostos para ser trabalhados com os alunos do Ensino Médio em qualquer bimestre letivo. Embora esse material tenha sido desenvolvido para o ensino da disciplina Física, voltado para o Ensino Médio, não há restrições quanto a sua aplicação, pois possui uma temática abrangente com atividades diversificadas que podem ser adaptadas para o Ensino Fundamental. As Unidades podem ainda ser trabalhadas de forma contínua e também de forma independente, isto é, o Professor tem autonomia para trabalhar somente a Unidade que considerar conveniente para suas aulas. Este material foi desenvolvido tendo em vista a formação de um sujeito mais crítico, responsável e participativo na sociedade. A estrutura de todas as Unidades é norteada pelos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (2002): Problematização, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, tendo em vista que esta abordagem favorece a prática sistemática do diálogo instigam a participação ativa dos estudantes pelo tema estudado. Para a abordagem dos conteúdos é utilizado tabelas, gráficos, infográficos e mapas, para uma melhor compreensão do assunto. Dentre as atividades propostas ao longo das Unidades são indicadas metodologias diversificadas, entre elas, palavras-cruzadas, atividades lúdicas, trabalhos práticos e sugestões de pesquisas. Espera-se, que este módulo instrucional colabore para a prática dos Professores de forma a contribuir para um verdadeiro processo de ensino/aprendizado.
Produto: Curso de curta duração: Primeiros passos na plataforma BIM (Autodesk Revit)
Eixo temático: 5
Autor(a): Vanderson dos Santos Alves
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2019
Sobre o Produto: Caros colegas, professores e futuros arquitetos e urbanistas!
Apresentamos a vocês esta apostila voltada para os primeiros passos na plataforma BIM. Ela contém conteúdo necessário para o minicurso de introdução ao BIM agindo como sugestão para um curso de curta duração a ser lecionado para alunos e professores do curso de arquitetura e urbanismo. O intuito dessa curta apostila é entregar ao docente, ou discente, conhecimentos iniciais sobre a plataforma BIM, a partir do software Autodesk Revit, de modo que seja possível compreender como essa tecnologia funciona e pode ser utilizada dentro da prática pessoal, profissional e em ambiente de ensino. Softwares que se utilizam da plataforma BIM são capazes de criar ambientes virtuais completamente diferentes dos possíveis com plataformas anteriores. O BIM permitiu a criação de modelos de informação digital – uma espécie de construção de um edifício ainda no ambiente virtual – o que antes se delimitava apenas a representação bidimensional, onde linhas eram entendidas como paredes, no BIM passa a ter um teor mais aproximado à construção real. Uma ferramenta chamada “parede” possui propriedades relativas à sua correspondente real, como altura, materiais, área, volume e camadas. Desse modo, o BIM cria um leque de possibilidades didáticas distintas de plataformas anteriores. No entanto, ainda que com possibilidades didáticas bem claras, o BIM possui um processo de introdução e implantação muitas vezes confuso e falho. Para que sua implantação seja de fato efetivada é preciso uma mudança geral na concepção do modo como um desenho auxiliado por computador precisa ser feito. Para tanto é preciso que o sujeito alvo de uma implantação esteja a par de como os softwares da plataforma BIM funcionam e de que modo se diferenciam de softwares de outras plataformas. Esta apostila vem como uma possível resposta a necessidade desse conhecimento básico por parte de professores e alunos. Acreditamos que a apostila e minicurso voltado para os primeiros passos dentro da plataforma BIM é um pequeno esforço para uma mudança na concepção inicial encontrada em professores e alunos quanto ao BIM. Existem muitas concepções equivocadas que são frutos de má informação disseminada informalmente no meio 4 ambiente de ensino de arquitetura e urbanismo, esta apostila tem como intuito trazer, de modo simples, luz sobre algumas dessas questões. Espero que façam bom uso das informações encontradas aqui, e que o minicurso seja proveitoso e bastante instrutivo.
Eixo temático: 1
Autor(a): Luciano Alves de Almeida
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2019
Sobre o Produto: OBJETIVO GERAL: • Aplicar oficina pedagógica numa perspectiva histórico cultural, tendo em vista contribuir para melhoria no processo de ensino aprendizagem e sua prática em sala de aula. 2 b) OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Fazer levantamento prévio para verificar se a abordagem histórico cultural está se desenvolvendo em duas escolas da rede municipal de Anápolis, e se estiver, como ela ocorre. • Verificar possíveis dificuldades para aplicação em sala dos conceitos da teoria histórico cultural para a educação e propor realização de oficina pedagógica. • Realizar oficina pedagógica tendo como perspectiva a abordagem histórico cultural para os professores das escolas escolhidas, propondo-lhes, que desenvolvam os princípios dessa teoria na prática de sala de aula. • Observar e analisar através de questionário avaliativo como os professores participantes reagiram a aplicação das oficinas pedagógicas em sala de aula. Público Alvo: Professor de rede municipal de Anápolis lotados no CMEI Cristiane Alves de Almeida Peixoto com foco na educação infantil e da Escola Municipal Cora Coralina com foco no ensino fundamental de 1ª fase. Tempo estimado: Será apresentado duas sessões de uma hora cada uma. Conteúdo: Será apresentado jogos e brinquedos embasados nos conteúdos matemáticos, de língua portuguesa e ciência, ligados a educação infantil e para o 1º ano do ensino fundamental.
Produto: Aulas investigativas para o Ensino de Botânica
Eixo temático: 3
Autor(a): Sílvia Matias Pereira Montanini
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2019
Sobre o Produto: Este caderno de aulas tem por objetivos oferecer aos professores da Educação Básica em efetivo exercício no Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, e no Ensino Médio, conteúdos e materiais de apoio para auxiliá-los na tarefa de abordar a temática sobre Plantas em sala de aula. Os temas são tratados a partir da abordagem do ensino de ciências por investigação e busca-se despertar o interesse dos estudantes em diferentes aspectos. Considerando a importância atual do ensino de botânica e as dificuldades apresentadas pelos professores e estudantes nesse assunto, este Produto Educacional pretende auxiliar o educador em suas atividades cotidianas, apresentando a proposta investigativa como ferramenta a ser colocada em prática não só nas aulas de Ciências e Biologia, mas nas demais disciplinas. Assim, serão dispostas algumas maneiras de abordar a investigação em sala de aula, o intuito é que as sequências aqui apresentadas sejam aplicáveis e favoreçam a aprendizagem, o interesse dos alunos e colaborem com a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
Produto: Atividade de extensão: Conhecendo e desvendando o passado
Eixo temático: 4
Autor(a): Rosely Vaz Bernardes Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida
Ano: 2019
Sobre o Produto: Conhecer e aprender sobre o nosso passado tem um grande papel e tem sido de suma importância para entendermos sobre a evolução e diversidade de plantas e animais durante a história evolutiva do Planeta. Porém, o ensino deste tema é um desafio para muitos professores devido à falta de materiais pedagógicos e a dificuldade de informações em relação a esse tema. Nesse sentido, buscamos elaborar um conjunto de sequências didáticas que envolvam os temas referentes a Paleontologia e a Geologia por meio da construção de oficinas pedagógicas a serem aplicadas em sala de aula como material de apoio ao tema acima citado. É importante salientar, que o material aqui apresentado foi construído com base nos conteúdos do Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás para o 6º ano ensino fundamental, com o intuito de contribuir para a apropriação de conceitos e promover o interesse em conhecer mais sobre o nosso passado, as novas espécies e diversidades de plantas e animais para entender o presente. O principal objetivo é mostrar um pouco sobre a Paleontologia e a Geologia, questões que refletem temas importantes para a compreensão de um saber que aborda o conhecimento sobre o nosso passado geológico e consequentemente a história evolutiva do planeta. Este produto educacional visa auxiliar o professor por meio da aplicação de sequências didáticas como sugestões de abordagem de Oficinas Paleontológicas e Geológicas que podem ser trabalhadas em sala de aula para o Ensino de Ciências, O material aqui apresentado é um produto educacional vinculado a Dissertação com o tema “Oficinas Paleontológicas e Geológicas: uma ferramenta didática para o Ensino Fundamental”. Contém sequências didáticas elaboradas a partir da análise do Currículo Referência do Estado de Goiás com sugestões de aulas. Cada sequência didática traz detalhes minuciosos sobre o tema e o conteúdo, seguido de todas as etapas descritas a serem desenvolvidas na sala 6 de aula. Assim, o intuito é o Material ser usado como base pelo professor para trabalhar o tema e fazer suas adequações de acordo com sua realidade e sua abordagem pessoal tendo como base o seu planejamento curricular.
Produto: Jogos Educacionais Meio ambiente e interdisciplinaridade
Eixo temático: 4
Autor(a): Cristina Rodrigues de Assunção Borges
Orientador (a): Profa. Dra. Leicy Francisca da Silva
Ano: 2019
Sobre o Produto: Este trabalho foi desenvolvido como produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás. Com a análise da prática de Educação Ambiental no Ensino Fundamental II nas escolas públicas estaduais de Rialma, conclui-se que a EA que se vez revelar nas escolas pesquisadas é uma EA que se preocupa com as consequências causadas ao meio ambiente, desvinculando assim, o contexto teórico de transformação e compreensão dos aspectos sócios-históricos. Somando-se a isto, os professores alegam que o extenso conteúdo a ser ensinado é um empecilho para inserir o tema ambiental. Sem contar com a ausência de formação continuada, dessa forma o professor se depara com um não preparo para a atuação interdisciplinar. Nesta perspectiva, optou-se por um produto educacional que ao mesmo tempo abordasse a temática ambiental local e também os conteúdos referentes a disciplinas regulares. O jogo educacional, trabalha os conceitos de meio ambiente e o relaciona com conteúdos específicos da disciplina de matemática, no entanto podem ser relacionadas com as demais disciplinas, atuando assim de maneira interdisciplinar. O jogo foi denominado Jogo Educacional: Meio Ambiente e a Matemática. Inicialmente o aluno pode clicar em instruções ou simplesmente iniciar o jogo.
Produto: Repositório de objetos de aprendizagem Palipalan
Eixo temático: 5
Autor(a): Juliana Vasconcelos Braga
Orientador (a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
Ano: 2019
Sobre o Produto: O produto desenvolvido para este trabalho foi um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA), implementado a partir da plataforma DSpace, que de forma livre, aberta e colaborativa oferece a possibilidade de criação de repositórios digitais institucionais (ou não), para propósitos variados. No caso deste, especificamente, propõe-se a armazenar objetos de aprendizagem que possam ser utilizados por professores de ciências como facilitadores em suas práticas pedagógicas. Por tratar-se de um produto educacional produzido como parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, recomenda-se a leitura e/ou consulta da dissertação desenvolvida para melhor compreensão dos aspectos da pesquisa e outros detalhes sobre a implementação do Repositório. Um Repositório de Objetos de Aprendizagem é um tipo de Repositório Digital e sua existência está ligada à possibilidade de hospedagem em um servidor de Internet. No caso do ROA Palipalan, encontra-se hospedado no servidor da Universidade Estadual de Goiás e pode ser acessado a partir do seguinte domínio/endereço: http://www.repositorio.ppec.ueg.br.
O ROA Palipalan é um sistema baseado no modelo Internet, sendo que para fins do presente documento apresenta-se nas próximas páginas um manual de operações com as suas principais funcionalidades.
Produto: Atividade de extensão: Oficinas pedagógicas e trilha ecológica como apoio ao professor para o ensino de Geometria em espaço formal e não formal.
Eixo temático: 5
Autor(a): Antônio Marcos de Andrade
Orientador (a): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha
Ano: 2019
Sobre o Produto: Apresentamos a vocês esta sequência didática como sugestão para o ensino de Matemática nos conteúdos de Geometria plana e espacial como alternativa que possibilite o querer aprender; ou descobrir coisas novas; o mudar-se e o mudar a realidade. Vez que esses quereres possibilitam ao professor uma ampliação no seu olhar e uma postura mais flexível, quando se trabalha metodologias inovadoras com os alunos, e, lembrando Freire, 1997, p.86 “que dê valor à ajuda mútua e não ao individualismo, que desenvolva o espírito crítico e a criatividade, e não a passividade. Uma educação que se fundamente na unidade entre a prática e a teoria”. O método transmissivo-receptivo, ainda hoje, marca fortemente o ensino da Geometria, em sala de aula, onde o aluno assume uma postura passiva de ‘aprender’. Portanto, torna-se extremamente significativo que o professor, ao trabalhar Geometria, tenha muita cautela para com o ensino desta e para com as metodologias aplicadas. Sendo indispensável o uso de metodologias que despertem a atenção dos alunos e os conduza a perceber realmente o que é a Geometria e como se dá seu uso. Por isso é tão importante para o professor, ao ensinar sobre a Geometria, conduzir o aluno a colocar em prática, dentro e fora da escola, tudo que for sendo ensinado de maneira progressiva (BALDISSERA, 2008). Frente ao exposto, o valor que o estudo da Geometria apresenta e as dificuldades que os alunos possuem em associá-la a problemas reais é que se expõe esta Sequência Didática procurando aproximar o ensino da Geometria com o conhecimento empírico que o estudante traz consigo, e com as vivências contidas em sua bagagem de informação conforme sua realidade vivida, na esperança de que ele se habitue com a disciplina e se interage com ela de maneira a torná-la prazerosa, efetivando assim a construção de saberes tão importantes no seu cotidiano Não obstante ser a proposta destinada à 3ªsérie do Ensino Médio, acreditamos que a mesma, certamente, poderá ser adaptada às outras séries e até mesmo ao Ensino Fundamental, em diferentes abordagens. Não temos como escopo padronizar o conteúdo especificamente para o ensino de Geometria, nosso objetivo é expandir, compartilhar e trocar experiências, portanto façam bom proveito da nossa experiência e nos contemple com os experimentos de vocês!
PRODUTOS EDUCACIONAIS
2018
Eixo temático: 4
Autor(a): Tássia Balbina Pereira Sousa
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2018
Sobre o Produto: Esse material contém sequências didáticas elaboradas a partir da análise do Currículo Referência do Estado de Goiás com sugestões de aulas utilizando a abordagem de QSC’s para expandir as discussões e conhecimentos acerca de conteúdos curriculares. É dividido em duas partes, sendo a Parte I direcionada para o Ensino de Ciências e a Parte II para as aulas de Biologia. Cada sequência traz cabeçalho indicativo de tema e série, seguido de todas as etapas de descrição da aula. O intuito é utilizar assuntos controversos relacionados ao currículo visando a promoção de discussões sobre C&T. O material serve de base para o Professor poder elaborar aulas e adequar temas de interesse da comunidade no cotidiano escolar baseando-se na abordagem utilizada no planejamento das sequências didáticas deste material.
OBJETIVOS: Oferecer um produto educacional com sugestões de aulas utilizando a abordagem de QSC’s no ensino de Ciências e Biologia.
Produto: Material textual: Uma Aventura Matemática
Eixo temático: 1
Autor(a): Edimar Correa e Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Roberto Barcelos de Souza
Ano: 2018
Sobre o Produto: Este livro paradidático foi elaborado, na intenção de contribuir com uma sugestão aos professores que ensinam Matemática na Educação Básica. A construção do livro, foi inspirada em outras obras de mesma característica, que abordam não só a História da Matemática, mas vários conceitos matemáticos de forma lúdica. E dentre as várias formas de utilizá-lo, destaca o uso livre, leitura como tarefa de casa, no desencadeamento de um conteúdo, aprofundando um conteúdo e servindo de fonte de consulta, possibilitando ao aluno uma leitura prazerosa de onde se possa extrair um conhecimento sobre as áreas em estudo na matemática.
Produto: Mídias educacionais: Objetos Virtuais de Aprendizagem - Vídeos Ambientais
Eixo temático: 1
Autor(a): Adevane da Silva Pinto
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto:
Produto: Material Textual - Livro: “Onde foi que nos separamos? A história evolutiva dos Equídeos”
Eixo temático: 4
Autor(a): Mariana Carvalho de Souza
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto:
Produto: Materiais Interativos - Jogos Matemáticos
Eixo temático: 4
Autor(a): Maysa de Fátima Moreira
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2018
Sobre o Produto: Os motivos que permeiam esta pesquisa e fundamentam este trabalho têm a função de motivar os alunos para aprenderem Matemática e assim terem prazer em estudá-la. Para isso, pode-se despertar a ludicidade com a utilização de jogos, contribuindo para uma aprendizagem significativa, pois nas circunstâncias em que estamos vivendo com o problema da carência de conhecimento dos alunos no ensino de Matemática, fracasso escolar e a evasão estão se tornando problemas crônicos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de Vygotsky para o processo de ensino da Matemática no Ensino Básico, com a utilização de jogos didáticos. O professor de Matemática, que faz com que os alunos aprendam mediando o conhecimento sistematizado ajudando-o a aplicá-lo no cotidiano, pode encontrar em Vygotsky uma teoria frutífera para fundamentar sua prática. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como os jogos didáticos, elaborados e compreendidos a partir da teoria sócio-histórica, podem contribuir para o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Eixo temático: 4
Autor(a): Weslene Freitas Mendonça
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2018
Sobre o Produto: A presente proposta refere-se a um produto educacional vinculado à dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UEG, a qual teve como objetivo geral entender o processo de ensino-aprendizagem do tema corpo humano nas disciplinas de Biologia e Educação Física no Ensino Médio no município de Ceres, Goiás e criar uma sequência didática interdisciplinar. É cada vez maior o número de alunos com dificuldades de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Um dos fatores que pode estar contribuindo seja a atual organização curricular de grande parte das escolas brasileiras que apresenta de forma fragmentada e desconexa seus conteúdos, o que limita o desenvolvimento global e integral das competências e habilidades dos alunos para se tornarem cidadãos críticos e autônomos. A sequência didática interdisciplinar como método de trabalho na sala de aula busca integrar a teoria e a prática das disciplinas de Biologia e Educação Física a partir do tema corpo humano no Ensino Médio, por meio da interdisciplinaridade e o trabalho do professor reflexivo e pesquisador de suas ações na construção de um ensino menos fragmentado. Esta sequência didática interdisciplinar está voltada à 2ª Série do Ensino Médio visto que o tema corpo humano está proposto no seu currículo no último bimestre. Utilizamos como base norteadora o corpo humano abordado no livro didático da disciplina de Biologia, o qual trata de conceitos da fisiologia humana ou anatomia. As aulas foram construídas utilizando cinco sistemas: sistema musculoesquelético ou locomotor; sistema digestório (nutrição e digestão); sistema urinário; sistema respiratório e sistema circulatório. Sugerimos que a proposta seja trabalhada no primeiro bimestre da 2ª série do Ensino Médio utilizando oito semanas com aulas geminadas de 50 minutos para cada atividade, num total de 16 aulas para cada disciplina. Na sequência didática há algumas etapas comuns a um plano de aula, como: tema, público-alvo, objetivo(s), conteúdos, desenvolvimento e avaliação. Abarca discussão coletiva, motivação, exibições de vídeos, aulas expositivas, pesquisas, práticas, desenhos e outros. 6 Em uma sala de aula nem todos aprendem da mesma forma. Acredita-se que um planejamento interdisciplinar com atividades que possibilitem ao aluno desenvolver-se de maneira integral, crítica e autônoma, possa diminuir a fragmentação do conteúdo corpo humano trabalhado na escola
Produto: Atividade de Extensão - Encontro Municipal para Educadores em Astronomia de Anápolis (EMEAA)
Eixo Temático: 1
Autor(a): Lídia Carla do Nascimento
Orientador (a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares Araújo
Ano: 2018
Sobre o Produto:
Produto: Material Textual - Informativo: Simplificando o Enem
Eixo temático: 4
Autor(a): Regiane Alves Vicente Marinho
Orientador (a): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira
Ano: 2018
Sobre o Produto: O presente informativo que você está tendo acesso é o produto educacional exigido para a conclusão do projeto de pesquisa realizado no mestrado Profissional de Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) com o título de “A POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DO ENEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA ROTINA DE TRÊS ESCOLAS ESTADUAIS DE GOIÂNIA” desenvolvido por Regiane Alves Vicente Marinho e com orientação do Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira, concluído em maio de 2018. Nele você encontrará informações relativas ao ENEM necessárias para um bom desempenho aos participantes do processo atual deste exame. A questão central que norteou o estudo foi entender como estão sendo desenvolvidas ações na escola pública em relação a colocar no horizonte dos alunos a possibilidade de ingressarem no Ensino Superior por meio do desempenho no ENEM. Esperamos com esse livreto socializar informações referentes às mudanças no formato do ENEM e colocar no horizonte dos alunos concluintes do Ensino Médio das escolas públicas a possibilidade de ingresso no Ensino Superior.
Produto: Propostas de Ensino: Atividades Experimentais no Ensino de Química
Eixo temático: 4
Autor(a): : Maria Helena Ferreira de Souza
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto: Durante o estudo desenvolvido “A experimentação no ensino de Química: uma proposta para o desenvolvimento de atividades investigativas” enfatizamos a importância de se trabalhar as atividades investigativas dentro das escolas, com o intuito de proporcionar possibilidades para as formas de ensino, obtenção de conhecimento e apropriação do saber pelos alunos de forma geral. Entende-se que na experimentação com abordagem investigativa, os educadores podem contribuir com o aprendizado do aluno, disponibilizando o material apropriado para o uso no experimento, mas o essencial é que o aluno entenda, que ele mesmo deve construir, reinventar, ser protagonista quanto ao próprio aprendizado. Observamos que a estrutura física inadequada de muitas escolas públicas do Brasil e a falta de capacitação e, em alguns casos, de motivação dos professores são empecilhos para a utilização dessa metodologia. Dessa forma, diante dos problemas e das dificuldades levantadas junto aos professores da Educação Básica em relação ao ensino de Química e da abordagem investigativa, buscamos oferecer algumas propostas de investigação para serem utilizadas no Ensino Médio. Essas propostas são apresentadas na forma de exemplos de atividades investigativas já testadas pela autora enquanto docente, com diferentes complexidades e que podem ser desenvolvidas em diversos ambientes. Assim, o material apresentado tem como propósito trazer orientações e informações quanto à atividade investigativa para aplicação no cotidiano escolar em aulas de Química, no qual os professores poderão ter uma exemplificação do que vem a ser atividade experimental com abordagem investigativa e principalmente que estas são possíveis de serem aplicadas no contexto das salas de aula.
Eixo temático: 1
Autor(a): Sylvânia Silvany Rodrigues Batista
Orientador (a): Prof. Dr. João Roberto Resende Ferreira
Ano: 2018
Sobre o Produto: O presente minicurso, trata-se de uma experiência, elaborada como produto educacional para finalização do mestrado profissional em Ensino de Ciências, na linha de formação de professores cujo objetivo foi proporcionar uma formação continuada aos profissionais da área de ciências da natureza sobre a interdisciplinaridade no ensino de ciências e seus desafios para uma formação humana integral. A avaliação do minicurso, evidencia que, embora o tema exige muito estudo e trabalho em equipe, eles consideram ser uma prática possível no ensino de ciências, das escolas públicas. OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos educadores uma oportunidade de formação continuada sobre a interdisciplinaridade como uma proposta de formação humana integrada ao contexto político, econômico e cultural do aluno e não apenas como método de integração disciplinar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Contribuir com a formação continuada dos profissionais da educação; - Reconhecer as mudanças sociais relacionados aos modos de produção da sociedade capitalista; x Identificar as influências do modo de produção com o sistema educacional; - Identificar a interdisciplinaridade como uma necessidade do Toyotismo “capital flexível”; - Refletir sobre a interdisciplinaridade como proposta de formação humana e integral a partir das políticas educacionais em disputa; - Distinguir as características do Ensino de Ciências no Brasil a partir da década de 1960; - Refletir sobre a dicotomia da educação dualista versus as propostas de educação integral; x Socializar a pesquisa realizada para o mestrado profissional em ensino de ciências;
Produto: Atividades de Extensão: Curso - A Psicanálise e o conflito de ensinar
Eixo temático: 4
Autor(a): Marilda Marques Barbosa
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2018
Sobre o Produto: o curso objetiva introduzir ao professor a singularidade do campo psicanalítico, oferecendo uma visão histórico-crítica dos principais temas que emergem a partir do exercício do ensino–aprendizagem.
Produto: Jogo Didático: uma proposta para o ensino de química na mobilização da atenção voluntária
Eixo temático: 2
Autor(a): Edinalva Fernandes Alves do Nascimento
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2018
Sobre o Produto: O Jogo Didático Perfil Químico “Mobilizando sua atenção” é adaptado do Jogo “De quantas dicas você precisa? Perfil Júnior 2” da Grow Jogos e Brinquedos Ltda. O Produto Educacional se configura como produto final de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – PPEC, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo. A pesquisa tem como título “Jogos Didáticos no ensino de Química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no Ensino Médio” O Produto Educacional vem como proposta de sugestão para contribuir com os professores no ensino e aprendizagem de Química na mobilização da atenção voluntária de todos os alunos na construção do conhecimento científico. Esse Manual contém todas as instruções para professores na construção e aplicação do jogo, bem como, as instruções para alunos na utilização do jogo em sala de aula. O jogo pode ser adaptado o conteúdo das cartas para utilização em outras disciplinas de Ciências, como Biologia e Física, como também para Matemática. A pesquisa apresentou as seguintes etapas: 1º - identificou com os professores de Ciências e Matemática suas concepções sobre o diagnóstico de TDAH, a atenção e como estas influenciaram na prática pedagógica; 2º verificou com os alunos com diagnósticos de TDAH suas perspectivas sobre o ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática; 3º - foi proposto a confecção do jogo Perfil Químico “Mobilizando sua atenção” e aplicado em turma que apresentassem alunos com diagnósticos de TDAH. Esse produto veio contribuir como sugestão aos professores no ensino de Química na mobilização da atenção voluntária. Sendo assim, foi verificado com alunos com e sem o diagnóstico de TDAH as contribuições do jogo na mobilização da atenção voluntária. A partir dessas etapas de pesquisa, verificou-se que as disciplinas de Ciências e Matemática apesar de serem complexas, a utilização do jogo perfil Químico no ensino e aprendizagem de Química foi um recurso metodológico inovador. Sua utilização contribuiu no desenvolvimento de habilidades e também auxiliou na mobilização da atenção voluntária, sendo assim, uma alternativa à medicalização. O jogo didático Perfil Químico “Mobilizando sua atenção” foi uma proposta que favoreceu o desenvolvimento das funções psíquicas que ainda não foram desenvolvidas no aluno, como a atenção voluntária, bem como, a mobilização da atenção do aluno para o aprendizado de conceitos químicos de forma lúdica e divertida.
Eixo temático: 2
Autor(a): Rayan Soares dos Santos
Orientador (a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
Ano: 2018
Sobre o Produto:
Produto: Material Textual - Fofa e Teco: descobrindo o mundo colorido
Eixo temático: 2
Autor(a): Priscila Batista de Sousa
Orientador (a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
Ano: 2018
Sobre o Produto:
Produto: Atividades de Extensão - Oficina de modelagem: uma proposta para o ensino de Genética
Eixo temático: 4
Autor(a): Silvania Pereira de Aquino
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto: A sugestão de oficina de ensino aqui apresentada se configura como produto final de uma pesquisa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) “O Ensino de Genética utilizando Modelos Didáticos: uma proposta metodológica na formação inicial de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPEC, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Durante o trabalho de pesquisa, um modelo didático que aborda alguns conteúdos de Genética foi utilizado. Essa etapa da pesquisa teve o intuito de evidenciar a importância do uso de modelos didáticos como recurso metodológico para o ensino de Genética na formação inicial de professores. Em uma segunda etapa, os professores em formação inicial participantes da pesquisa realizaram uma intervenção. Nela aplicaram o mesmo modelo a estudantes de algumas escolas de ensino médio com o objetivo de avaliar se a utilização de um modelo didático é uma metodologia de ensino que colabora para uma aprendizagem significativa. A partir destas etapas da pesquisa, verificou-se que apesar da abstração e complexidade de alguns conteúdos de Genética a utilização do modelo didático se constitui em um recurso metodológico que pode colaborar para a melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Também ficou evidente que a aplicação do modelo didático pelos professores em formação inicial foi importante por proporcionar uma experiência pedagógica servindo como instrumento de modificação para práticas futuras. O exercício da docência requer a constante busca pelo conhecimento e, na opinião de Baptista (2003, p. 10), “o desenvolvimento profissional dos professores está intimamente relacionado com sua formação”. É a partir da conscientização acerca de sua prática que o docente poderá transformar seu trabalho, isso requer o conhecimento crítico da realidade. Partindo dessa premissa, apresentamos aqui uma sugestão de oficina de modelagem com o intuito de favorecer a vivência de experiências didático-pedagógicas que possibilite aos professores em exercício e em formação inicial resultados satisfatórios quanto ao ensino e aprendizagem de Genética
Produto: AciBase
Eixo temático: 5
Autor(a): Janaína Lopes Xavier
Orientador (a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto: O jogo apresenta questões de múltipla escolha, dissertativas, que são distribuídas em três rodadas de 5 questões cada. Para se tornar um “cientista”, um propósito lúdico do jogo, o aluno deverá acertar todas as questões, caso contrário deverá continuar o jogo. As questões em torno do conteúdo de ácidos e bases, busca sempre relacionar o conhecimento sistemático ao conhecimento comum, procurando dar significado ao aprendizado. O objetivo do jogo AciBase é minimizar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Química, já que se trata de uma ferramenta educacional que poderá servir de apoio tanto aos professores e alunos.
Produto: Sequência Didática: Insetos e Cerrado
Eixo temático:
Autor(a): Flávia Fragoso Barbosa
Orientador (a): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha
Ano: 2018
Sobre o Produto: Talvez você também compartilhe do sentimento de que é preciso sair da “zona de conforto” para acompanhar tamanhas transformações na sociedade, que é claro, refletem no ensino. A educação escolar, e todos seus atores, tem tido uma ressignificação em seus papéis: o aluno cada vez mais protagonista e a aula muito mais um momento de troca. Embora essa concepção já esteja há tempos presente e legitimada por autores como Vygotsky e Paulo Freire, podemos concordar que a escalada das novas tecnologias tem não só facilitado, como demandado bem mais, essa prática na escola, assim como na vida cotidiana. Foi pensando nisso que essa sequência didática que queremos compartilhar foi elaborada. Distribuída em três aulas, aborda, através de diversas atividades, o tema Biomas Brasileiros, enfatizando o Cerrado, características e serviços ambientais dos insetos. O anseio é de que essa proposta favoreça momentos pedagógicos dinâmicos e atrativos, oportunizando a utilização de variados recursos tecnológicos. Apesar de destinada ao 6ºano do Ensino Fundamental, cremos que a sequência poderá, facilmente, e sem perder sua relevância, ser adaptada ao Ensino Médio, na abordagem de eixos como Ecologia, ou Biodiversidade. O objetivo, portanto, não é uma padronização das aulas o que sequer seria possível. Assim, fique à vontade para fazer a sua “customização” e, se quiser, compartilhe também conosco. Ficaremos felizes em receber suas dúvidas, sugestões ou mesmo suas críticas!
Produto: Material Textual - “Um mundo muito pequeno: Aprendendo sobre Microrganismos”
Eixo temático: 4
Autor(a): Wilker Rodrigues de Oliveira
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2018
Sobre o Produto:
PRODUTOS EDUCACIONAIS
2017
Eixo temático: 5
Autor(a): Alyne Lopes Gomes Persjin
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2017
Sobre o Produto: : Diante dos resultados obtidos nos artigos 1 e 2, foram concentrados esforços para o desenvolvimento de um recurso didático de ampla abrangência e fácil acesso visando servir como ferramenta para auxiliar os professores da educação básica, educação superior, alunos e comunidade na abordagem sobre os fungos. Considerando que a melhor maneira de se alcançar esse objetivo era através de um recurso midiático virtual, foi proposta a construção de um Blog de caráter educativo como produto educacional desta dissertação. O blog está disponível na plataforma blogspot sem custo de hospedagem, sendo alimentado e configurado conforme sugestões dos alunos e professores bem como sugestões por parte dos usuários. Além de poder ser constantemente atualizado, esse recurso permite a interação entre corpo docente e discente de forma rápida, permitindo a participação ativa dos visitantes, que podem, citar, comentar, dar opiniões, levantar questões de interesse coletivo, e até mesmo publicar conteúdo pertinente ao tema. O acesso ao blog se dá através do endereço: https://omundodosfungos.blogspot.com/, onde o usuário se conectará com a página de abertura, havendo um menu para acesso aos conteúdos de interesse do visitante.
Produto: Mídias Educacionais - Blog “Educação Online e o professor tutor”
Eixo temático: 5
Autor(a): Celso Pinto Soares Júnior
Orientador (a): Prof. Dr. Marcelo Duarte Porto
Ano: 2017
Sobre o Produto: Por compreendermos a relevância do papel do tutor e dos processos de mediação pedagógica, foi proposto como produto educacional um Blog que tem como objetivo promover discussões a respeito dos processos de mediação pedagógica nos cursos da Ed- online. O Blog “Educação Online e o professor tutor”, está disponível no endereço https:// celsoonline.blogspot.com Ao pensarmos nesse produto educacional, tivemos o objetivo de desenvolvê-lo em diálogo com a Aprendizagem Baseada em Problema (PBL), visto que, esses recursos utilizados para fins educacionais, por muitas vezes mantém as perspectivas tradicionais do ensino online, repositórios de conteúdos, e acabam por minimizar as suas potencialidades. Desse modo, esperamos que o Blog provoque questionamentos em seus leitores, e que eles sejam capazes de aproveitar o universo no qual estão inseridos, a Internet, para realizarem novas pesquisas e promover novas discussões. Porém, vale salientar que não é objetivo que essa proposta adquira as características de um curso formal de formação de professores tutores.
Produto: Proposta de ensino “Mudanças climáticas na escola – A educação ambiental em foco”
Eixo temático: 3
Autor(a): Cleirianne Rodrigues de Abreu
Orientador (a): Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
Ano: 2017
Sobre o Produto: A proposta de produto educacional aqui apresentada se insere no contexto de uma dissertação de mestrado desenvolvida e aprovada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A proposta surgiu a partir da inquietação de não se encontrar, de modo geral, sugestões de atividades de Educação Ambiental para a temática mudanças climáticas nas escolas de educação básica e na literatura. Logo, foram pensadas e elaboradas atividades que utilizassem a Educação Ambiental como instrumento para se trabalhar as Mudanças Climáticas. Trata-se de um tema interdisciplinar e deve ser trabalhado em uma perspectiva crítica (ABREU, 2017).
Produto: Proposta de Ensino Sequência Didática Investigativa: “Interações Ecológicas no Cerrado”
Eixo temático: 4
Autor(a): Marineide Abreu Batista
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2017
Sobre o Produto:
Produto: Material Textual: Propostas de modelagem matemática para o Ensino Médio
Eixo temático: 4
Autor(a): Gislaine Maria Ferreira Matos
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2017
Sobre o Produto: Quando se fala em propostas para a melhoria do Ensino, são pilhas de livros, vários estudiosos e metodologias inovadoras surgindo a cada dia. Mas como professora atuante na Educação Básica compartilho da dificuldade de traduzir essas ideias em ações reais para nossa prática. Destacamos dois motivos para esse distanciamento da teoria à prática; o primeiro é o problema de aplicabilidade, as teorias muitas vezes não chegam nas escolas e ficam apenas nos discursos acadêmicos. O segundo é o problema de incompatibilidade com a realidade, porque geralmente a proposta chega até a escola, mas não tem o tom prático que ajude o professor a encontrar a maneira certa de aplicar em suas aulas. Tratando-se da disciplina de matemática, encontramos muitas dificuldades em ministrar aulas que alcancem os alunos, quanto aos seus interesses e também sua aprendizagem. Passamos um ano inteiro ensinando e constatamos ao final que os alunos aprenderam muito pouco. Nos sentimos impotentes como profissionais e desanimados por buscar alternativas para resolver os inúmeros obstáculos com os quais nos deparamos cotidianamente nas escolas. Essa segunda parte do guia tem o objetivo de refletir sobre essas duas dificuldades, buscando respostas para levar essa proposta da Educação Matemática para dentro da escola e dar um suporte para sua aplicação. Esse suporte não quer dizer uma receita única para todos, senão dicas para as primeiras tentativas de aplicação da metodologia e para lidar com as possíveis dificuldades, além dos exemplos de outras experiências com adoção desse recurso. Como apoio pedagógico disponho uma apresentação da proposta ao professor, um planejamento dessas aulas e uma folha guia para a participação dos alunos. Foi com a consciência dessas nossas dificuldades que busquei transcrever as atividades de Modelagem para que pudessem ser utilizadas por outros professores como apoio didático em sala de aula, na busca por romper com os entraves na promoção de uma educação matemática de qualidade.
Produto 1: Material Textual - E-BOOK CiberAulas de Matemática para o Ensino Fundamental
Produto 2: Mídias Educacionais Blog “CiberMatemática”
Eixo temático: 5
Autor(a): Claci Clair Röpke da Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Wilton de Araújo Medeiros
Ano: 2017
Sobre o Produto: O mundo vem sofrendo mudanças consideráveis em função do avanço tecnológico. Vive-se numa sociedade conhecida como a sociedade do conhecimento. As grandes transformações que vêm acontecendo na sociedade contemporânea trazem em seu bojo a necessidade de uma educação de mais qualidade. E isso implica mudanças profundas na educação que vão do currículo ao desenho do espaço escolar. E muitos educadores, mesmo sendo bons profissionais, não conseguem acompanhar a velocidade na qual as mudanças acontecem. Pois, embora as ferramentas tecnológicas estejam disponíveis para todos, ainda há pessoas que não dominam esses recursos, seja por questão econômica, seja por opção pessoal. E, carente desse conhecimento, tornam-se dependentes de colegas que têm o papel de tomar conta dos equipamentos disponíveis nos laboratórios de informática das escolas em que trabalham. Esta dependência baixa a qualidade do seu trabalho pedagógico desqualificando-o como profissional. As Matrizes de Habilidades Curriculares do 1º ao 9º ano trazem a reorientação curricular, considerada basilar para a qualificação e aprimoramento das competências impostas pelas novas exigências contemporâneas. É um documento elaborado pelos técnicos pedagógicos da Superintendência do Ensino Fundamental da rede pública de ensino fundamental do Estado de Goiás. E o e-book CiberAulas de Matemática se insere neste contexto de exigências, como proposta de material didático complementar, que tem o objetivo de auxiliar os professores de Matemática do 6º ano, elaborado a partir de pesquisa realizada com a finalidade de conhecer as dificuldades e anseios dos professores que atuam nesta série do Ensino Fundamental. De acordo com as Diretrizes (2016-2017), ao final da segunda etapa da Educação Básica, é necessário um trabalho pedagógico tal que possibilite o pleno desenvolvimento de competências de modo que os alunos sejam capazes de dar prosseguimento aos estudos, tendo garantido. Portanto, fica definido neste documento que: A inserção dos dados relativos à sistemática de gerenciamento e monitoramento das turmas de 6º ao 9º ano no Sistema Intranet, relativos ao desempenho dos estudantes, deverá ser realizada até o 10º dia do mês subsequente ao término do bimestre (GOIÁS/SEDUCE, 2016-2017, p. 35) O e-book CiberAulas de Matemática é uma sugestão fundamentada nas Matrizes de Habilidades Curricular do 1º ao 9º anos do ensino fundamental do Estado de Goiás. Portanto, segue a ordem dos conteúdos apresentadas neste documento, o que facilita o trabalho pedagógico do educador no momento de planejar suas aulas. Inicialmente, apresenta-se o nº 1 com sugestões para o 6º ano para, posteriormente, trazer os números subsequentes para o 7º, 8º e 9º ano, com os conteúdos das respectivas séries. Neste número, apresentam-se os conteúdos e as sugestões de sites a serem consultados pelos professores e alunos durante as aulas e, também os jogos indicados para fixação dos conteúdos e desenvolvimento da aprendizagem
Produto: Materiais Interativos - BALANCEQUÍMICO
Eixo temático: 5
Autor(a): Gislane Silvério Neto Barreto
Orientador (a): Prof. Dr. José Divino dos Santos
Ano: 2017
Sobre o Produto: O jogo apresenta reações químicas, divididas em três níveis: fácil, médio e difícil, para serem balanceadas pelo usuário. O software BalanceQuímico apresenta um Rank, dos melhores jogadores. O software exibe um vídeo que contém alguns conceitos químicos e algumas reações químicas. Recomendado: Recomendado para alunos do 20 e 30 anos do Ensino Médio. Objetivo Geral: O objetivo do jogo BalanceQuímico é facilitar no processo de ensino aprendizagem de Química. Objetivos Particulares: Auxiliar no conteúdo Químico acerto dos coeficientes estequiométricos das reações químicas.
Eixo temático: 3
Autor(a): Glauber Oliveira Rocha
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2017
Sobre o Produto: Na perspectiva de trazer novos caminhos que contribuam para o ensino de Ciências na escola, este livreto tem como objetivo auxiliar os professores de Ciências nas atividades experimentais investigativas em sala de aula. Diante disso, este material traz informações e orientações para que os professores possam desenvolver atividades experimentais investigativas em suas práticas pedagógicas de ensino, de modo a adotar posturas diferenciadas nas suas aulas e que proporcionem aos alunos uma compreensão da natureza da Ciência e do mundo natural, por meio de um processo ativo na construção do conhecimento científico. Dedicaremos a primeira parte, que consta de seis tópicos, na fundamentação dessa abordagem investigativa. Os tópicos trazem informações gerais sobre a renovação do ensino de Ciências; instruções do ensino de Ciências por investigação na escola; discute a importância do problema nas atividades investigativas, traz orientações pedagógicas para os professores e também, delineamos alguns eixos estruturantes que são específicos a essa proposta de ensino. A segunda parte desse material traz dez experimentos investigativos que podem ser realizados pelos docentes em suas aulas, em consonância com o conteúdo trabalhado nos anos finais de Ciências do Ensino Fundamental. Essas atividades investigativas são encaradas como exemplos a serem ampliadas pelos professores na sua prática pedagógica. Apesar de propormos uma alternativa metodológica para as aulas de Ciências, não se tem a pretensão de sanar todos os problemas e dificuldades que o ensino de Ciências apresenta, e tampouco, priorizar apenas um tipo de metodologia de ensino. Mas, propiciar novas alternativas e estratégias metodológicas aos professores que lutam dia-a-dia frente aos desafios de seu trabalho docente. Em vista disso, este livreto tem como finalidade propiciar um olhar diferente para o processo ensino-aprendizagem, além de auxiliar os professores na sua prática pedagógica, no ensejo de contribuir com a qualidade do ensino de Ciências na escola pública.
Produto: Material Textual - Inclusão no Ensino Superior Dicas e Informações
Eixo temático: 2
Autor(a): Mauricio Resende Rodovalho
Orientador (a): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Ano: 2017
Sobre o Produto: Este livreto foi organizado pelo Professor Maurício Resende Rodovalho , sob a orientação do Professor Doutor Geraldo Eustáquio Moreira . Trata-se do Produto Educacional que é resultado da pesquisa realizada para elaboração da Dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás – PPEC/ UEG. A pesquisa procurou ouvir as opiniões dos professores do Ensino Superior a respeito da Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais em suas aulas e verificou que a maioria destes professores não se sente preparada para lidar com a Educação Inclusiva. Assim, este material tem como objetivo principal trazer algumas informações e dicas a fim de servir de ajuda rápida aos professores em seu dia-a-dia na prática docente. Esperamos, sinceramente, que o material aqui apresentado consiga acabar com algumas das angústias relatadas pelos professores em seus depoimentos e que seja um pontapé inicial para a procura de formação continuada em Educação Inclusiva.
Eixo temático: 2
Autor(a): Helma Salla
Orientador (a): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Ano: 2017
Sobre o Produto: Esta sugestão de Normativa para a organização do APD - Atendimento Pedagógico Domiciliar no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) não vem como uma solução pronta e imutável, mas como uma proposta inicial que foi baseada em estudos realizados durante o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Universidade Estadual de Goiás – UEG.
Produto: Material Textual - Educação Especial: Um caminho de lutas
Eixo temático: 2
Autor(a): Andreza Fiorini Perez Rivera
Orientador (a): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Ano: 2017
Sobre o Produto:
Produto: Mídias Educacionais Blog “XequeMath”Mídias Educacionais Blog “XequeMath”
Eixo temático: 2
Autor(a): Leandro Frederico da Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Geraldo Eustáquio Moreira
Ano: 2017
Sobre o Produto:
Produto: Propostas de Ensino Atividades contextualizadas de Biologia
Eixo temático: 1
Autor(a): Lívio de Castro Pereira
Orientador (a): Propostas de Ensino Atividades contextualizadas de Biologia
Ano: 2017
Sobre o Produto: As atividades apresentadas neste encarte constituem o produto final da pesquisa de pós-graduação stricto sensu (mestrado) “Ensino contextualizado de Biologia no Ensino Médio: desafios e possibilidades” do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPEC, da Universidade Estadual de Goiás – UEG. No decorrer da pesquisa, realizaram-se quatro encontros de formação continuada com professores de Biologia da rede estadual de educação de Goiás, sendo um em cada subsecretaria jurisdicionada pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás – SEDUCE-GO. A estratégia utilizada durante os encontros foi o emprego de oficinas e discussões sobre as atividades realizadas com os professores, para que eles pudessem vivenciar tais atividades, percebendo os pontos fortes, os desafios e possíveis alterações e ajustes necessários à aplicação em sala de aula. Inicialmente, foi esclarecido para os professores participantes que não se tratava de apresentar-lhes a melhor metodologia para se ensinar Biologia, tampouco a metodologia que eles deveriam adotar para suas aulas. As atividades que seriam apresentadas tinham o intuito de instigar uma discussão sobre as diversas formas de se ensinar Biologia e refletir sobre “o que”, “como” e “para que” ensinar Biologia no Ensino Médio. Assim, foi proposto o referencial que norteia o ensino contextualizado baseado nas diretrizes da LDB (Lei 9.394/96 atualizada), nas DCNEM (BRASIL, 1998), nos PCNEM (BRASIL, 2000), em Vygotsky (2007) e em Freire (2015). Estes últimos defendem que o professor deve agir como mediador do processo ensino-aprendizagem, direcionando os alunos na construção do conhecimento. A realização das atividades partiu das instruções sobre aquilo que os professores, se colocando na posição de alunos do Ensino Médio, deveriam executar. Quando a atividade se tratava de jogos, primeiramente, se apresentavam as regras e os objetivos para se vencer o referido jogo. Os professores executavam as atividades ou participavam de algumas rodadas dos jogos e, somente ao final de cada atividade, os professores se colocavam na posição de professores de Biologia novamente e realizavam as discussões sobre a viabilidade, as possíveis alterações, os pontos fortes e fracos daquela atividade proposta. A partir dessas oficinas, os diferentes grupos de professores se posicionaram sobre a inviabilidade de uma atividade, argumentando sobre a complexidade do assunto tratado. Ademais, essas discussões resultaram nas quatro atividades apresentadas a seguir que, se trabalhadas de forma contextualizada, possibilitam, naquilo que se refere aos assuntos tratados nestas atividades, melhoria no aprendizado de Biologia. Por fim, espera-se que os professores. em suas intervenções pedagógicas e na promoção do aprendizado, proporciona o ensino de Biologia de forma contextualizada com seu cotidiano, com outras disciplinas, com as diversas formas de ciência, com o próprio ensino e com a história, sociedade e cultura, de modo que despertem, no estudante, o interesse pela ciência.
PRODUTOS EDUCACIONAIS
2016
Produto: Proposição formativa para formação de professores
Eixo temático: 1
Autor(a): Jhonny David Echalar
Orientador (a): Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós
Ano: 2016
Sobre o Produto:
Eixo temático: 2
Autor(a): Eliane Pereira dos Santos
Orientador (a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
Ano: 2016
Sobre o Produto:
Produto: Ecologia no Facebook - aprendendo sobre as interações ecológicas
Eixo temático: 4
Autor(a): Jáder de Castro Andrade Rodrigues
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2016
Sobre o Produto: O currículo e a atuação profissional de um professor estão entrelaçados às suas vivências, experiências pessoais e às suas memórias. Nesse sentido, a trajetória acadêmica e profissional vai sendo construída de acordo com suas razões emotivas e também durante sua formação inicial e continuada. A proposta da linha de pesquisa desenvolvida neste programa propõe que sejam feitos estudos em ensino de ciências os quais devem abordar os processos de aprendizagem, o desenvolvimento de materiais didáticos e paradidáticos de práticas experimentais e quase-experimentais, e o uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Portanto, esta proposição de ensino foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, se enquadrando à linha de pesquisa Metodologias e recursos educacionais para o ensino de ciências. Em minhas experiências em sala de aula como professor, sempre trabalhei com fotografias de natureza e a maneira como elas contribuíam para a construção da percepção ambiental dos meus alunos. Ao longo da minha atuação na educação básica, constatei que as imagens são importantes recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Ciências, Biologia e Educação Ambiental, perfazendo, ainda, as exigências e expectativas dos novos modelos educacionais que aspiram o uso das TIC no cotidiano das escolas. Sendo assim, a intenção desta proposição é proporcionar uma experiência midiática de interatividade entre professor e alunos através do Facebook, usando as fotografias de natureza e os textos de divulgação científica como ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem em Ecologia.
Produto: Videoaula de ciências para estudantes surdos usuários da Língua Brasileira De Sinais
Eixo temático: 2
Autor(a): Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Orientador (a): Prof. Dr. Clodoaldo Valverde
Ano: 2016
Sobre o Produto: Videoaula elaborada pela Mestranda Mariana Araguaia, como parte integrante de Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências da UEG - Universidade Estadual de Goiás, em parceria com Cineclube UEG, CEAR - Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG e Plano B - Videoaulas. Orientador Prof. Dr. Clodoaldo Valverde - julho de 2016.
Eixo temático:
Autor(a): Luciana Cristina de Melo Tavares
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2016
Sobre o Produto: Caro Professor,
No corre-corre da vida, principalmente nossa, de professor, repleta de planejamentos a fazer, avaliações para corrigir, aulas para preparar, apresento a você uma Sequência Didática com 31 aulas já preparadas e planejadas sobre Geometria Plana e Espacial. São aulas preparadas, mas não inflexíveis. Caso não queira seguir à risca, pode adaptar à realidade da escola em que trabalha, à realidade dos alunos e a sua realidade. As aulas podem ser melhoradas, complementadas, aproveitadas parcialmente ou na íntegra, ou ainda, utilizadas apenas como sugestões, um norte para desenvolver outras ideias. A ideia inicial foi executada em um bimestre, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, enfatizando perímetros, áreas e volumes. São aulas contextualizadas, interativas, que buscam integrar o ensino de Geometria com os conhecimentos prévios que os alunos possuem de elementos da natureza. São ideias para você, professor, trabalhar a Geometria de forma diferente, no intuito de envolver o aluno e tornar o ensino da disciplina mais prazeroso e eficaz.
Produto: Jogos para o Ensino de Botânica: uma proposta visando a aprendizagem significativa
Eixo temático: 4
Autor(a): Renata Rolins da Silva Oliveira
Orientador (a): Profa. Dra. Mirley Luciene dos Santos
Ano: 2016
Sobre o Produto: Esse caderno foi elaborado pela professora Renata Rolins da Silva Oliveira, aluna do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, sob a orientação da professora Mirley Luciene dos Santos. Trata-se de um roteiro didático contendo a descrição de quatorze jogos voltados para o ensino de Botânica. É um material que apresenta estratégias lúdicas utilizando uma linguagem direta e simples, que irá permitir ao professor da Educação Básica promover situações de aprendizagem que possam incorrer à Aprendizagem Significativa dos conteúdos curriculares de Botânica. A elaboração desse caderno foi concluída após a validação desses jogos junto aos próprios licenciandos de Ciências Biológicas e também a participação de alguns deles no I Encontro de Práticas Pedagógicas do IF Goiano-Campus Ceres, levando em consideração os critérios de avaliação previamente estabelecidos. O caderno pode nortear o trabalho de professores da Educação Básica que ministram conteúdos curriculares de Botânica, para que eles conduzam suas aulas de modo a alcançar a Aprendizagem Significativa dos conteúdos de Botânica de forma lúdica. Esse material, com as devidas adaptações requeridas para o perfil de cada professor e também de cada turma, pode ser utilizado por professores que atuam no Ensino Superior e que desejem trabalhar estratégias lúdicas em sala de aula. O caderno foi organizado da seguinte forma: Apresentação Introdução Descrição dos jogos Considerações Finais Referências Ressalta-se que o sucesso da aplicação dos jogos depende diretamente da atuação do professor, que deve explicar de forma clara cada regra, não deixando de refletir sobre a prática que irá realizar, bem como sobre a prática no final das atividades fazendo uma avaliação própria de sua atuação como mediador e também do processo de aprendizagem dos alunos. 6 Ao utilizar os jogos do caderno, sugere-se que o professor explique aos alunos cada atividade e que os motive para participar de todas as atividades do processo, posicionando-os como responsáveis diretos sob sua própria aprendizagem. Para isso, os jogos procuram trabalhar não só o conteúdo de Botânica, mas também a interação, a cooperação entre os integrantes de um grupo, a socialização, a autonomia e a criatividade.
Produto: Caderno de Sequências Didáticas: Recurso Pedagógico Dinâmico no Ensino de Ciências
Eixo temático: 4
Autor(a): Orlandina Aparecida Borges Mendes
Orientador (a): Profa. Dra. Cleide Sandra Tavares de Araújo
Ano: 2016
Sobre o Produto: Este produto educacional traz como argumento teórico os estudos realizados na elaboração da dissertação de mestrado com o título: Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Prática docente dos professores da rede municipal em Uruaçu/GO. O objetivo geral da dissertação foi analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/EC), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCN) e as Ações da Secretaria Municipal da Educação de Uruaçu-GO (SEMEC) para o Ensino de Ciências, se esses tem sido referência para a prática pedagógica dos docentes e se as novas tecnologias são utilizadas nas aulas de Ciências das escolas de Ensino Fundamental I, no município de Uruaçu/GO. As Sequências Didáticas apresentadas foram elaboradas pela pesquisadora e têm como finalidade servir de guia para o professor ou futuro professor de Ciências da primeira etapa do Ensino Fundamental, especificamente do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A elaboração e a aplicação deste produto educacional justificam-se pelo fato de que durante as observações das aulas os professores relataram que os alunos demonstram muita falta de interesse em aprender os conteúdos ensinados na disciplina de Ciências, principalmente quando são aulas expositivas. A expectativa foi de poder contribuir com a prática pedagógica dos professores no sentido de tornarem as aulas mais atrativas com a participação dos alunos, durante todas as etapas desenvolvidas, com atividades diversificadas, possibilitando maior interatividade, motivação e maior aprendizado. As Sequências Didáticas elaboradas seguem um roteiro apresentado pela autora aos participantes, e possuem os itens: 1. Tema da Sequência Didática; 2. Justificativa; 3. Objetivos; 4. Tempo estimado; 5. Etapas do desenvolvimento; 6. Avaliação. Com o objetivo de contribuir com a prática pedagógica do professor de Ciências no Ensino Fundamental, na sala de aula, ao ensinar os conteúdos científicos.
Produto: Sequência didática para o ensino da biodiversidade do bioma cerrado no Ensino Fundamental
Eixo temático: 4
Autor(a): Patrícia Spinassé Borges
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2016
Sobre o Produto: Esta Sequência Didática é dirigida ao professor da Educação Básica. Ela foi elaborada com o objetivo de buscar um Ensino de Ciências contextualizado, caracterizado pela construção conjunta da relação docente-discente com o conhecimento, por meio da utilização de estratégias para o ensino do Bioma Cerrado e sua Biodiversidade. Nesta perspectiva o professor que busca novas estratégias de ensino, possa utilizar esse roteiro de atividades, e que o mesmo venha contribuir com o planejamento das aulas, envolvendo os conteúdos sobre o bioma Cerrado e sua Biodiversidade. As estratégias de ensino indicadas neste roteiro possibilitarão um aprendizado efetivo em seus alunos. O Professor poderá mudar a sequência de aplicação das estratégias, intervir quando julgar necessário, adequando-as sempre à realidade dos seus alunos, estimulando debates e reflexões críticas, além de ampliar a socialização na sala de aula e em espaços não- formais. O tema escolhido é o bioma Cerrado, por ser considerado o segundo maior bioma brasileiro. O Cerrado é um dos biomas brasileiros mais ameaçados em termos de perda de cobertura vegetal remanescente. Nele, o desmatamento, as queimadas e os incêndios florestais provocam a fragmentação dos habitats, a extinção de espécies, a invasão de espécies exóticas, a erosão dos solos, o assoreamento dos rios, dentre outros prejuízos ambientais. Nessa sequência didática será trabalhado o tema Cerrado e sua biodiversidade, por ser um tema pouco conhecido e divulgado. Nos livros didáticos de Ciências encontram-se diversos equívocos sobre o assunto, com imagens contraditórias e com pouca valorização desse bioma, de maneira a explorar apenas os aspectos negativos do bioma em decorrência de algumas características próprias de sua vegetação em algumas de suas fitofisionomias. Há um destaque para a preservação da Amazônia e da Mata Atlântica em relação ao Cerrado. Acreditamos que a compreensão dos alunos a respeito do bioma Cerrado e de sua biodiversidade não deve se restringir a conhecer somente as suas características peculiares, mas há também a necessidade de incluir reflexões e análises críticas sobre a conservação de sua biodiversidade e sobre os problemas ambientais decorrentes, principalmente, da pecuária e da agricultura local. É importante incentivar a popularização do conhecimento sobre o bioma Cerrado a fim de evitar uma maior perda ambiental, causada por degradação e ações antrópicas. Dessa forma, a proposta dessa sequência didática é auxiliar os professores da Educação Básica a trabalharem com o tema o bioma Cerrado e sua biodiversidade em espaços não-formais de educação.
Produto: Sequência didática: Biodiversidade do Cerrado: o caso do cupins
Eixo temático: 3
Autor(a): Jullyanna Cabral de Moura
Orientador (a): Profa. Dra. Hélida Ferreira da Cunha
Ano: 2016
Sobre o Produto:
Eixo temático: 1
Autor(a): Alberto Rogélio Orioli
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Magalhães de Almeida
Ano: 2016
Sobre o Produto: A sequência didática proposta neste volume configura o produto educacional para a pesquisa de mestrado intitulada Análise das concepções do conceito de evolução biológica de estudantes de licenciatura em ciências biológicas no estado de Goiás, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás (PPEC–UEG), campus de Ciências Exatas e Tecnológicas, Anápolis - GO, Brasil. Fundamentado epistemologicamente na pedagogia histórico-crítica em relação à educação escolar , este material didático pretende relacionar os processos de ensino e aprendizagem do tema evolução biológica para a formação de professores visando aos principais objetivos da educação escolar e da atividade docente: conduzir os estudantes rumo à emancipação e à transformação da realidade a partir de procedimentos de aprendizagem dos conhecimentos escolares consciente e crítico, de modo que constituam individualmente o pensamento teórico necessário para melhor compreensão, análise e síntese do mundo em que vivem, apropriando-se cada vez mais e melhor dos conteúdos culturais e científicos produzidos historicamente pela humanidade (Rosa e Sylvio, 2016). Tendo como princípio o ensino como mediação pedagógica, a atividade de ensino não se restringe a apenas conhecer determinados conteúdos e transmiti-los. Além dos conteúdos escolares, a complexidade do fazer docente exige dos professores sólida formação teórica e a apropriação de conhecimentos educacionais aprofundados “da história e das finalidades sociais e políticas da educação escolar; dos conteúdos escolares; dos processos psicológicos de aprendizagem e dos métodos e técnicas de ensino” (idem, p. 422), numa articulação dialética entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento psíquico humano
Produto: Chagas, Malária e Amarelão: Doenças negligenciadas que ainda matam no Brasil
Eixo temático: 4
Autor(a): Kárita de Jesus Boaventura
Orientador (a): Prof. Dr. Wilton de Araújo Medeiros
Ano: 2016
Sobre o Produto: Esse trabalho foi feito como produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás, a partir da nossa inquietação em formar cidadãos críticos, que não só saibam sobre Ciência, mas também possam participar do processo de construção desse conhecimento. A partir de observações feitas em sala de aula enquanto professora, foi verificado que há muita dificuldade por parte dos alunos, apesar de haver interesse, em entender a biologia e visualizá-la como parte integrante de suas vidas. Por isso, foi procurado um meio de inserir o aluno nessa ciência, de forma que ele possa se sentir capaz de se aproximar e entender a biologia, passando essa a lhe fazer sentido. Para tanto nos apropriamos da história como um veículo mediador, a fim de que você leitor possa entender como os conhecimentos apresentados nesse trabalho foram elaborados e como os cientistas acertando, se equivocando, errando, por acidente, não desistindo e pesquisando muito, chegaram até o que se tem hoje. Aqui abordaremos a Doença de Chagas, a Malária e a Ancilostomose com as peculiaridades biológicas que são pertinentes ao Ensino Médio, contextualizando-as com os eventos políticos, sociais e econômicos que permearam o avanço, ou não, do tratamento dessas doenças no Brasil. A maior parte das imagens apresentadas foi feita a partir de adaptações tendo suas fontes especificadas com legendas ao lado das mesmas e, as lâminas dos agentes causadores foram gentilmente cedidas pelo Setor de Parasitologia/Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Agradecemos pela atenção e esperamos que você leitor possa, a partir dessa leitura, não só conhecer melhor essas doenças entendendo o contexto histórico que as permeou, mas também se ver capaz de fazer pesquisas, descobertas e experiências a fim de corroborar com o avanço da Ciência, e o mais importante, reconhecer-se como um ativo cidadão crítico.
Eixo temático: 4
Autor(a): Ranib Aparecida dos Santos Lopes
Orientador (a): Profa. Dra. Solange Xavier dos Santos
Ano: 2016
Sobre o Produto: O presente material foi desenvolvido como produto educacional do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, integrando-se à dissertação intitulada “Formação Docente e Ensino Aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental (EF)”. Essa proposta teve por objetivo principal contribuir para o processo ensino aprendizagem, a partir da identificação das principais demandas dos professores atuantes em diferentes regionais da rede pública de ensino do estado de Goiás, no que diz respeito ao seu cotidiano profissional e sua prática docente. Tais demandas foram levantadas por meio do apoio dos Diretores de Núcleo Pedagógico de cada regional. De posse desse diagnóstico que indicava o pedido por oportunidades de formação que os apoiassem tanto com conhecimentos conceituais quanto pedagógicos, e certas de que por si só ele não traria mudanças significativas para o cenário encontrado, o trabalho convergiu para a produção do material didático em questão, contemplando sugestões de estratégias e atividades diversificadas para o ensino aprendizagem de Ciências da Natureza nos anos finais do EF, constituindo um referencial de apoio à prática pedagógica
Eixo temático: 4
Autor(a): Victor Menezes de Freitas
Orientador (a): Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós
Ano: 2016
Sobre o Produto: Apresentamos como proposição da Dissertação, uma Sequência Temática Crítica (ST) como proposta didático-pedagógica para o ensino de Ciências/Física elaborada a partir da quarta etapa da Investigação Temática, definida por Freire (1987). A proposta desta ST é balizada na articulação FREIRE-CTSA, definida por AULER (2002) e tem a intenção de contribuir para que, alunos e professores, superem as contradições históricas criadas acerca da Ciência e Tecnologia direcionada à questão energética e suas interações com a Sociedade e o Ambiente. Para isso, fundamentamos as aulas numa perspectiva problematizadora, nos assentando nas propostas pedagógico-metodológicas de Delizoicov e Angotti (1992) em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, bem como a produção de um audiovisual pelos alunos produtores.
eixo temático: 3
Autor(a): Michelle Abadia Cirilo
Orientador (a): Profa. Dra. Juliana Simião Ferreira
Ano: 2016
Sobre o Produto: Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática com o objetivo de auxiliar o professor de Ciências da educação básica a desenvolver atividades investigativas com seus alunos utilizando insetos aquáticos para o ensino de impactos ambientais. Segundo Taxini et al. (2012), a sequência didática é composta por um certo número de aulas planejadas e analisadas previamente com o objetivo de criar situações de aprendizagem. Assim, entendemos que ela é uma importante ferramenta de mediação do processo de ensino e aprendizagem, e que sua utilização no ensino de Ciências pode contribuir para a compreensão de conceitos científicos
Produto: Química – Mineração: Riquezas e Impactos
Eixo temático: 1
Autor(a): Nara Alinne Nobre da Silva
Orientador (a): Prof. Dr. Cláudio Roberto Machado Benite
Ano: 2016
Sobre o Produto: Este módulo instrucional foi construído no contexto do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Anápolis. O mesmo consiste no produto educacional da pesquisa realizada pela mestranda Nara Alinne Nobre da Silva, sob orientação do Professor Dr. Claudio Roberto Machado Benite. Este material foi construído a partir da colaboração e reflexão de cinco professores da rede pública do Estado de Goiás, que até então, atuam na Escola Estadual João XXIII, localizado na cidade de Ceres-GO. O objetivo deste é disponibilizar a professores de diferentes áreas (Química, Geografia, Biologia, História, Sociologia, entre outras), um material com abordagem interdisciplinar e que discuta a partir do tema Mineração, elementos da realidade dos alunos da região Norte do Estado de Goiás, assim como, de outras regiões e propicie a formação de um cidadão crítico e consciente. Intencionamos abordar uma visão crítica sobre a temática Mineração, discutindo seus benefícios e impactos à sociedade e ao meio ambiente. O módulo instrucional é divido em quatro Unidades: Mineração: Aspectos Gerais; Conhecendo os minérios; Identificando os minérios e, Do minério ao metal. Cada Unidade apresenta respectivamente conteúdos programáticos propostos para o primeiro, segundo, terceiro e quarto bimestre da primeira série do Ensino Médio. Contudo, as Unidades podem ser trabalhadas tanto de forma sequencial, em qualquer período do ano letivo, como de forma independente, isto é, o Professor pode utilizar apenas a Unidade que considerar interessante para suas aulas, independente do bimestre letivo. Na escrita do material consideramos a necessidade de formar um cidadão crítico, autônomo e reflexivo, que seja capaz de analisar o meio a sua volta. Assim, a estrutura de todas as Unidades é baseada nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov (1982): Problematização, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, pois está abordagem favorece o diálogo e a participação ativa dos alunos nas aulas e nas atividades propostas. Os conteúdos são ilustrados com tabelas, gráficos e mapas, de forma a permitir uma melhor compreensão. Para as atividades são indicadas metodologias interativas, entre elas, palavras-cruzadas, atividades lúdicas, atividade experimental e sugestões de pesquisas. Preparamos também recursos de apoio como o Objeto Virtual de Aprendizagem, Brasil Mineral, e o vídeo Minas do Século XVIII – Histórias e Lendas. Pretendemos assim, que este material se concretize como apoio aos Professores e contribua para a formação dos alunos enquanto cidadãos conscientes da realidade a sua volta.
Eixo temático: 1
Autor(a): Marcelo de Sousa Coêlho
Orientador (a): Prof. Dr. Wellington Pereira de Queirós
Ano: 2016
Sobre o Produto: Apresentamos nesse caderno as propostas de aulas-atividades que comporão a sequência didática da presente dissertação de mestrado, resultado do estudo histórico do telescópio de Galileu. Tal proposta poderá ser utilizada, como apoio, nos diversos cursos de graduação, especialmente os de Licenciatura em Ciências Naturais: Física, Química, Biologia e Geologia. Não temos aqui a pretensão de esgotar as discussões em torno do tema abordado, e sim iniciarmos um relacionamento entre o conteúdo a ser ministrado e o conhecimento histórico no qual, ao longo do tempo, gerou aquele conhecimento científico e o desenvolvimento da ciência, convidando o estudante a tomar conhecimento dos fatos e a interpretar os desdobramentos advindos do desenvolvimento científico, o que lhe proporcionaria um caráter de cidadão crítico, emancipado e participante de decisões em sua comunidade.
O ebook educacional (ANEXO 1) surgiu como proposta de produto educacional vinculado à dissertação a partir da dinamização dos dados obtidos durante a análise dos produtos educacionais produzidos pelos mestrados profissionais no estado de Goiás. A utilização desse produto impulsiona a aplicação dos produtos educacionais relacionados ao Ensino por Investigação nos espaços de ensino, portanto, o presente trabalho tem como Produto Educacional o Ebook Interativo sobre o Ensino por Investigação intitulado: “O ensino por investigação como abordagem científica norteadora no ensino de Ciências”.
Fundamentada com o objetivo de servir como material de apoio para auxiliar professores que ministram aulas de Ciências da Natureza na educação básica e no ensino superior, com o intúido de reorientar as práticas de ensino em sala de aula. Visa, também, contribuir para a disseminação do Ensino por Investigação na comunidade escolar, que são partes integrantes das estratégias educativas.
Os objetivos da produção dessa cartilha são compostas por:
Contribuir com a formação continuada dos profissionais da educação;
Reconhecer as mudanças sociais de produção nos Mestrados Profissionais;
Identificar as influências do modo de produção com o sistema educacional;
Refletir sobre a interdisciplinaridade na produção na área de Ciências da Natureza;
Socializar as pesquisas realizadas pelos Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências;
A cartilha apresenta as produções em face do Ensino por Investigaçao nos produtos educacionais dos mestrados profissionais, é apresentado em forma figurativa e com o apoio dos códigos Q.R, que possibilitam melhor acessibilidade pelos educadores, já que, direciona de maneira prática quais produtos educacionais específicos para o ensino por investigação.