Estudos de Linguagem e Interculturalidade
A área de concentração Estudos de Linguagem e interculturalidade objetiva a formação de mestres para a docência e para a pesquisa na área de Língua e Literatura, perpassada pela abordagem interdisciplinar e transdisciplinar da cultura. Promove a realização de pesquisas que contemplem fenômenos linguísticos e produções literárias, articulados à hibridização cultural e a questões identitárias, considerando a complexidade das sociedades. Abarca ainda corpus de estudos que suscitem a valorização, a organização, a conservação e a difusão do inventário linguístico, literário e cultural de Goiás e da região Centro-Oeste e suas relações com o contexto nacional e global.
LP1 – Estudos de Língua e Interculturalidade: Contempla as pesquisas com abordagem das línguas naturais, em diferentes níveis, e as variáveis dos processos de ensino e aprendizagem de línguas; a intersecção entre elementos culturais e elementos linguísticos; a articulação entre cultura e relações interculturais no ensino e aprendizagem de línguas, pluralismo cultural e linguístico, sala de aula como espaço cultural e interacional. Pretende estudar, em perspectivas interdisciplinar e transdisciplinar, temas linguísticos relevantes para o âmbito local, regional, nacional e/ou internacional, sobretudo, para o contexto goiano.
LP2 – Estudos Literários e Interculturalidade: Contempla as pesquisas que contribuem para as análises críticas e as reflexões teóricas sobre produções literárias. Enfoca a linguagem literária e o estabelecimento do diálogo interdisciplinar e transdisciplinar com diferentes áreas do saber, bem como da interface com outras expressões culturais e artísticas. Articula literatura com a diversidade cultural e contempla temas relevantes para o âmbito local, regional, nacional e/ou internacional, sobretudo, para o contexto goiano. Aborda as relações entre literatura e cultura em sala de aula e, ainda, contribui com a formação de professores por tratar dos métodos de pesquisa e de ensino de literatura nos diversos níveis Fundamental, Médio e Superior, os quais devem se orientar pela interculturalidade.