O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) visa a formação do pedagogo que compreenda historicamente as múltiplas dimensões dos processos de formação humana e atue como docente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. De acordo com a Resolução CNE/CP nº 1, de 2006, o pedagogo deve estabelecer o diálogo com outros campos do conhecimento que oferecem contribuições significativas para a composição dos saberes da Pedagogia – notadamente “o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural”, e, por outro, a compreensão dos níveis de planejamento, acompanhamento, execução e avaliação de projetos pedagógicos, processos educativos e experiências educacionais, em ambientes escolares e não escolares.
É fundamental se trabalhar para a constituição da autonomia do pedagogo, compreendida como o desenvolvimento da consciência crítica e a capacidade individual e coletiva de assumir a docência com responsabilidade ética e política, para a qual é imprescindível a formação teórica, rigorosa e crítica, com vistas à transformação da realidade social, à superação dos processos de exploração e dominação e à construção da democracia e da ética.
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 02 de 2015, a formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de que se leve em conta a realidade dos ambientes das instituições educativas da educação básica e da profissão. atuar de forma consciente na diversidade cultural, identificando questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de promover o respeito às diversidades e contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e de gênero.