Entende-se a extensão como uma função básica da Universidade e como tal um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. O objetivo geral das atividades de extensão é tornar acessível à sociedade o conhecimento de domínio da Universidade, sejam eles originados de sua produção ou da sistematização do conhecimento universal disponível. Neste contexto, o curso de Pedagogia aprovou e desenvolveu inúmeras ações de extensão nas modalidades cursos, eventos e projetos. Entre os eventos realizados os de maior relevância são as semanas pedagógicas, que sempre trazem temáticas voltadas para as necessidades e melhoramento do curso.
12907 APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA (Profa. Joana Goulart)
O presente projeto visa oportunizar aos alunos das instituições publicas de ensino na etapa dos anos iniciais do ensino fundamental, o atendimento pedagógico no processo de aquisição das habilidades de leitura e da escrita e matemática. Os alunos receberão atendimento especializado como suporte para a superação das dificuldades de aprendizagem nas respectivas instituições de origem. O atendimento acontecerá de modo individual ou em pequenos grupos, conforme as necessidades apresentadas pelo aluno e de acordo com autorização da instituição de ensino e a família. Os atendimentos acontecerão uma vez por semana, de acordo com os horários definidos pelas instituições, sendo que estes, preferencialmente, ocorrerão no contraturno em que os alunos participantes estudam. Sob a orientação da professora coordenadora do Projeto, os acadêmicos e acadêmicas do Curso de Pedagogia, realizam as intervenções planejadas previamente, para os alunos, com o apoio da coordenadora pedagógica de cada uma das instituições atendidas, cumprindo, assim, o cronograma previsto para este Projeto, respeitando o período letivo dos participantes. Os estudantes do curso de Pedagogia terão a oportunidade de desenvolver ações pedagógicas vinculadas a sua formação acadêmica, viabilizando, assim, a práxis necessária ao futuro desempenho profissional.
12680 CLUBE DE LEITURAS FREIREANAS (Prof. Gilson Azevedo)
O Clube de Leituras Freireanas tem como objetivo promover a leitura e a discussão das obras de Paulo Freire, proporcionando um espaço de reflexão crítica sobre a educação e a transformação social. Com encontros mensais, o projeto busca envolver estudantes, educadores e demais interessados em aprofundar o pensamento freireano, debatendo suas contribuições para a pedagogia, a cidadania e a emancipação dos sujeitos. A iniciativa visa, ainda, estimular a leitura como prática libertadora e fomentar o diálogo sobre a aplicação dos princípios freireanos na educação contemporânea.
12908 CULTURA E MOVIMENTO NA 3ª IDADE (Profa. Joana Goulart)
O Projeto Cultura e Movimento na 3ª Idade tem como objetivo desenvolver atividades de natureza lúdica e cultural junto aos internos do Abrigo dos Idosos Antônio Alves no município de Quirinópolis. Pretende-se envolver nestas ações estudantes do curso de Pedagogia oportunizando o encontro de gerações numa relação de valorização da cidadania, da cultura e dos sujeitos. Coloca-se então em perspectiva encontros semanais para ouvir e registrar relatos de experiências e saberes de vida, momentos para contar e/ou ler histórias, realizar rodas de conversa, realizar atividades de jogos e brincadeiras com finalidades recreativas mas ao mesmo tempo, para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e o desenvolvimento da linguagem e exercitar a coordenação motora seletiva e ampla dos internos. E ainda, mensalmente manter um grupo de estudos a respeito da Velhice e suas particularidades.
12682 EDUCAÇÃO AMBIENTAL (Prof. Gilson Azevedo)
O projeto Educação Ambiental busca incentivar a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente por meio de ações comunitárias voltadas ao cuidado da fauna e da flora locais. As atividades incluem campanhas de conscientização, práticas ecológicas e debates sobre o impacto das ações humanas no equilíbrio ambiental. Além disso, a proposta enfatiza o bem-estar animal e a importância do envolvimento da comunidade na construção de hábitos mais responsáveis e sustentáveis, promovendo uma educação ambiental crítica e transformadora.
12699 ENSINO RELIGIOSO (Prof. Gilson Azevedo)
O projeto Ensino Religioso e Educação Holística tem como finalidade promover a formação integral dos participantes, articulando conhecimentos sobre Ensino Religioso com uma abordagem holística da educação. A proposta busca explorar dimensões éticas, culturais e espirituais, incentivando reflexões sobre valores, diversidade religiosa e respeito à pluralidade de crenças. Com isso, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma consciência mais ampla e integrada, fortalecendo o diálogo inter-religioso e o autoconhecimento.
12906 EQUOTERAPIA (Profa. Joana Goulart)
O projeto Equoterapia e Educação visa oportunizar aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia, egressos do curso de Pedagogia, e demais cursos da UEG Campus Sudoeste - Quirinópolis, a atuação em uma experiência pedagógica inovadora, que enriquecerá seus conhecimentos, com os componentes práticos do processo terapêutico de reabilitação neuromotora, bem como outros distúrbios como dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, transtornos de conduta e outras limitações deficitárias da pessoa. O projeto é desenvolvido em parceria com o Centro de Atendimento Educacional Especializado Dr. Alfredo Mariz da Costa e a Associação de Equoterapia Capela. Pressupõe ainda, a atuação junto a profissionais, tanto na área da educação, como da saúde. Os atendimentos do projeto acontecem quatro vezes por semana, nas instalações da Chacará Capela, parceira, que oferece também a sede do projeto e acomodações para os cavalos. O atendimento consiste em sessões de montaria, planejadas de forma personalizada de acordo com as necessidades e possibilidades dos praticantes, conforme indicações diagnósticas da equipe de profissionais do Associação de Equoterapia Capela e recomendação médica.
12840 NEUROAPRENDIZAGEM (Prof. Gilson Azevedo)
Trata-se de um trabalho realizado no contraturno em escolas do município de Quirinópolis ou na residência da criança atendida, que demande e requeira API (Atendimento Pedagógico Individualizado) ou RE (Reforço Escolar) por acadêmicos do curso de Pedagogia (21895), destinado a alunos que apresentem problemas ou dificuldades de aprendizagem, para que possam melhorar seu desenvolvimento em sala de aula. A problemática central do projeto são os números crescentes, no período pós-pandemia, de crianças que concluem os Anos Iniciais do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever minimamente. Por isso, este projeto se mostra de grande importância, no sentido de fornecer, gratuitamente, atendimento a esse público. Os conhecimentos trabalhados no curso de Pedagogia, que é a base do projeto, abrangem áreas como Psicologia da Educação, Filosofia para Crianças e Corpo, Cultura e Expressividade.
12962 SEGUIDORES DE ESOPO (Profa. Andreia Cristina)
O Projeto de Extensão intitulado "Seguidores de Esopo: contação de histórias" destina-se aos alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública municipal, estadual e particular da cidade de Quirinópolis-GO, das cidades circunvizinhas, e demais instituições educacionais e ou filantrópicas que aceitarem o desenvolvimento das propostas de atividades. O projeto também poderá ser executado com turmas da primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A meta principal do projeto é colocar a criança, o adolescente e o adulto em contato direto com a escuta e/ou a leitura de obras literárias do universo infanto-juvenil, tais como: contos de fadas, mitos, histórias de aventuras, fábulas, histórias reais bem como textos literários que retratem a cultura goiana, dentre outros. Pretende-se com a execução deste projeto, ao longo do ano letivo, capacitar os acadêmicos do curso de Pedagogia e demais cursos da UEG/ Câmpus Sudoeste - Sede Quirinópolis, para selecionar histórias adequadas à faixa etária, desenvolver técnicas de contação de histórias e capacitar professores da rede pública municipal e estadual para desenvolverem projetos de contação de histórias nas instituições em que atuam.