O Curso busca formar um profissional que tenha um conhecimento amplo da Matemática, complementado com uma sólida formação pedagógica. Busca, ainda, qualificá-lo para o estudo das questões referentes a uma aprendizagem continuada da Matemática com a aquisição e utilização de novas ideias e tecnologias, podendo, também desenvolver pesquisas científicas nessa área. Como licenciado, poderá exercer atividades docentes no Ensino Fundamental e Médio.
Com ênfase na área de Ensino de Matemática, o graduado poderá atuar em programas educacionais organizando e dinamizando projetos e atividades didáticas multidisciplinares, estabelecendo relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento. O currículo é enriquecido por atividades complementares e por eventos extracurriculares. Assim, o formando em Matemática deverá ter a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade; de compreender e utilizar conhecimentos matemáticos; de trabalhar em equipes e de exercer liderança; de avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino de Matemática.
Nesta perspectiva o egresso do curso de Licenciatura em Matemática deve possuir um perfil profissional, crítico, reflexivo, investigador, capaz de articular teoria e prática na busca de um fazer educacional que atenda ao momento cultural de constantes inovações e saberes. Que possua condições intelectuais, filosóficas, físicas, psicológicas, sociais e políticas e que seja um profissional pronto para uma educação contínua de si mesmo, em que a formação inicial seja eficiente como um processo de profissionalização, no qual o educador esteja consciente de seu papel na construção da sociedade, mas que este, no entanto que este esteja apto a buscar sua formação continua de aprimoramento profissional.
O profissional formado no curso de Licenciatura em Matemática da UEG deverá ser capaz de desenvolver competências para a análise e uso de tecnologias e metodologias variadas, aliadas ao desejo de reverter o quadro dramático do ensino de matemática vivido hoje em nosso País. Quadro este que mostra claramente a desvalorização do professor, a desmotivação do aluno e consequentemente a perda do interesse pela investigação científica.
Embora o Licenciado em Matemática tenha um vasto campo de atuação profissional, acredita-se que esta se dará mais especificamente no magistério público e particular. Dessa forma espera-se que o Educador em Matemática tenha uma visão abrangente do seu papel social imbuídos de rigor científico e assim possa exercer com liderança e respeito as atividades inerentes a sua formação.
Em suma, devem ser característica do egresso Licenciado em Matemática a capacidade de visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, a visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, e a visão da necessidade de que conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos com consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.