O curso de Geografia destina-se à habilitação de professores para o exercício do magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior, para atender as necessidades dos sistemas educacionais. O Licenciado em Geografia é um profissional que atua na construção do entendimento do saber geográfico; buscando e produzindo meios de compreender e pensar o espaço geográfico em seus aspectos particulares e em sua totalidade. Além disso, é seu papel contribuir para a formação e construção da cidadania, procurando despertar uma visão crítica que perpasse por uma perspectiva humanista e ética.
A ação desse licenciado, como toda ação humana está vinculada à superfície terrestre e integrada nela por uma rede de interações complexas que se cristalizam no espaço geográfico. Sendo, neste contexto, o espaço geográfico o objeto da Geografia, pois é nele que se dão e se materializam as relações sociais, as quais produzem esse espaço e são reproduzidas por ele, numa interação de elementos deveras complexa e indissociável. Daí a necessidade de uma formação que contemple as várias perspectivas da realidade e do saber geográfico.
O pensamento geográfico se apresenta na atualidade em amplo processo de renovação, com vieses diversos e distintos, os quais são na realidade resultado da complexidade dos fenômenos que ocorrem no espaço geográfico. A revisão crítica que vivenciamos atualmente nos aponta novos caminhos, novas perspectivas para uma discussão e mobilização social que privilegia o homem em todos os seus aspectos (social, econômico, cultural, político, etc.) bem como sua relação com a natureza e a manifestação desta no espaço em suas mais variadas escalas de análise
Assim, este Projeto Pedagógico tem por finalidade apresentar uma nova proposta de ação pedagógica para o curso de Geografia pautada na visão associativa entre ensino, pesquisa e extensão como princípio norteador da prática educativa universitária, além de procurar nortear as ações futuras desse curso, buscando sempre propiciar a consciência crítica e construção da cidadania.
Fonte: PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GEOGRAFIA. (pág. 5)