O processo para submissão de projetos de extensão está descrito no Edital de Chamada para Submissão de Projetos de Pesquisa 2025, leia no edital com atenção.
No processo definido está definido que o professor proponente do projeto de pesquisa deve :
Passo 1: Atualizar seu Currículo Lattes, especificamente em relação às linhas de pesquisa atuais e projetos relacionados;
Passo 2: Elaborar o Projeto de Pesquisa para submissão nessa Chamada;
Passo 3: Preencher a Ficha Técnica do Projeto de Pesquisa (ver modelo disponível no Anexo desse Edital);
Passo 4: Enviar, em arquivo PDF único, a Ficha Técnica e o documento completo do Projeto de Pesquisa para análise do Colegiado de Curso e Instituto Acadêmico, sendo:
Se Projeto de Pesquisa Interno: Enviar por e-mail à Coordenação Setorial do Curso de Graduação ao qual a pesquisa se vincula, para análise de mérito do projeto aos objetivos do curso;
Se Projeto de Pesquisa Stricto Sensu: Enviar por e-mail à Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu a que a pesquisa se vincula, para análise de mérito do projeto aos objetivos/linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em questão;
Passo 5: Aguardar, durante o período previsto no cronograma do presente Edital, a análise do Projeto de Pesquisa pelo Instituto Acadêmico a que ela se vincula, acerca de sua recomendação;
Passo 6: Se o projeto for recomendado por Instituto Acadêmico, receber a Ata de Recomendação assinada pelo(a) Diretor(a) do Instituto;
Passo 7: Incorporar a Ata de Recomendação expedida pelo Instituto Acadêmico como parte do arquivo único do Projeto de Pesquisa e convertê-lo para o formato PDF (arquivo PDF único contexto a Ficha Técnica, o Projeto de Pesquisa e a Ata);
Passo 8: Cadastrar o Projeto de Pesquisa no Sistema Athena, conforme cronograma estabelecido no item 3 (CRONOGRAMA) do presente Edital;
Passo 9: Acompanhar a execução das etapas de avaliação e divulgação de resultados, conforme previsto no item 3 (CRONOGRAMA) do presente Edital.
Para melhor organização dos arquivos, a Direção do IACT solicita que os arquivos sigam o seguinte padrão de nomenclatura: PP-Nome do docente (Ex: PP-Joilson dos Reis Brito). Se um docente propuser 2 projetos coloque o número 1 e 2 no final do nome do docente. Deve ser enviado Arquivo .pdf único, com a Ficha Técnica e o documento completo do Projeto de Pesquisa.
A Ata do Colegiado Setorial também deve seguir um padrão para nomear, ATA-Nome do Curso-Nome do Câmpus ou Unidade (Ex: ATA-Sistemas de Informação-CCET).
O Colegiado de Coordenadores de Curso do IACT se reuniurá no dia 04/04/2025 para análise das propostas dos projetos de pesquisa internos, quanto ao o mérito do projeto aos objetivos do curso de graduação, e dos projeto de pesquisa stricto sensu, quanto ao mérito do projeto aos objetivos/linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. O resultado das análise estará registrado na Ata da Reunião.
Segue o Cronograma detalhado de todo o procedimento a ser realizado:
CRONOGRAMA PARA DOCENTES DO QUADRO PERMANENTE ATUAL DA UEG:
ETAPA / AÇÃO |
PERÍODO / PRAZO |
I. Período de divulgação e mobilização do Edital |
10 a 13 de fevereiro de 2025 |
II. Período de envio da submissão pelo(a) proponente, contendo a Ficha Técnica e o Projeto de Pesquisa, ao e-mail da Coordenação Setorial do Curso de Graduação ou Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ao qual a pesquisa se vincula (considerando as instruções do Passo 4 do Fluxo dessa Chamada) |
14 de fevereiro a 07 de março de 2025 |
III. Período de Análise de mérito do Projeto de Pesquisa pelo Colegiado Setorial do Curso de Graduação ao qual a pesquisa se vincula, acerca de sua contribuição para os objetivos do curso em questão |
07 a 21 de março de 2025 |
IV. Período para que a Coordenação Setorial do Curso de Graduação encaminhe a avaliação dos projetos de pesquisa para a Coordenação do Curso de Graduação ao qual a pesquisa se vincula |
24 a 31 de março de 2025 |
V. Período de Análise de mérito do Projeto de Pesquisa pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu ao qual a pesquisa se vincula, acerca de sua contribuição para os objetivos do curso em questão |
Até 31 de março de 2025 |
VI. Período de Análise dos Projetos de Pesquisa pelos Institutos Acadêmicos e emissão da Ata de Recomendação |
01 a 15 de abril de 2025 |
VII. Período de cadastro no Sistema Athena pelo(a) proponente do(s) Projeto(s) de Pesquisa recomendado(s) por Instituto Acadêmico, contendo a documentação conforme item 7 do presente Edital |
Até 25 de abril de 2025 |
VIII. Período de validação interna pela área técnica da PrP/UEG dos Projetos de Pesquisa cadastrados no Sistema Athena no âmbito do presente Edital |
Até 30 de abril de 2025 |
IX. Avaliação pelo Comitê Institucional de Pesquisa CIP/UEG dos Projetos de Pesquisa Internos cadastrados no Sistema Athena no âmbito do presente Edital |
Até 30 de maio de 2025 |
X. Publicação do Resultado Preliminar |
03 de junho de 2025 |
XI. Período para interposição de recursos pelo(a) proponente ao Resultado Preliminar da avaliação do CIP/UEG dos Projetos de Pesquisa Internos |
04 a 06 de junho de 2025 |
XII. Avaliação pelo CIP/UEG de recursos interpostos |
09 a 13 de junho de 2025 |
XIII. Publicação do resultado dos recursos interpostos |
16 de junho de 2025 |
XIV. Homologação do Resultado Final pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG/UEG) |
17 de junho de 2025 |
XV. Publicação do Resultado Final do Edital |
19 de junho de 2025 |
A Direção do IACT orienta os docentes a ler o Edital de Chamada para Submissão de Projetos de Pesquisa 2025 com atenção para se informar dos passos para encaminhamento da sua proposta de projeto de pesquisa.