O Laboratório de Herpetologia e Comportamento Animal (LHCAN) tem como objetivo principal o estudo de anfíbios e répteis em diversos aspectos de sua biodiversidade, principalmente a presente no Cerrado Brasileiro. Devido à formação dos pesquisadores membros, os trabalhos têm enfoque no grupo dos anfíbios anuros. Atualmente, são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa que envolvem não só alunos de graduação e pós-graduação, mas também pesquisadores e alunos de diversas instituições, inclusive internacionais.
A infra-estrutura atual conta com diversos equipamentos para estudos no campo e na UFG. Ligado ao Laboratório de Herpetologia e Comportamento Animal está o acervo e infra-estrutura da Coleção Zoológica da Universidade Federal de Goiás (coleção de répteis e anfíbios).
A equipe do LHCAN é muito grande e qualificada, do tamanho do desafio que é fazer pesquisas sobre os anfíbios anuros brasileiros. O Brasil é o campeão mundial de espécies: são conhecidas quase 1.100 espécies. Para realizarmos pesquisas, contamos com muitos estudantes de graduação, de pós-graduação e pesquisadores associados.
As nossas pesquisas tratam de:
a - bioacústica (p. ex.: quais são as vocalizações de determinadas espécies),
b - taxonomia (p. ex., descrição de uma nova espécie),
c - sistemática (p. ex., qual a história evolutiva de determinadas espécies),
d - reprodução (p. ex.: quais horários encontramos mais fêmeas para reprodução);
e - plasticidade acústica (p. ex.: como as vocalizações de diferentes populações de uma mesma espécie variam) e
f - conservação (p. ex.: como os agrotóxicos interferem no número de espécies de uma região).
Site: Link
Instagram: Link