O Laboratório de Biologia da Conservação e Macroecologia (COBIMA) é um espaço de pesquisa ambiental dedicado ao estudo da biodiversidade, com foco primário em insetos, especialmente as abelhas nativas brasileiras. A missão do COBIMA é contribuir para a conservação das espécies e a compreensão das dinâmicas ecológicas em diferentes escalas, através de pesquisas em macroecologia, ecologia de paisagens e biologia da conservação. O laboratório também tem como missão a formação de recursos humanos (graduandos e pós-graduandos) para trabalhar com temáticas que envolvam a biodiversidade em diferentes escalas tanto no Brasil quanto no mundo.
No COBIMA, nossos alunos de graduação e pós-graduação têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de temas envolvendo diferentes grupos biológicos envolvendo briófitas, plantas exóticas invasoras, besouros, peixes, lagartos, aves e morcegos e mamíferos, especialmente considerando a perspectiva da ecologia teórica. Essa diversidade de estudos enriquece nosso ambiente de aprendizagem, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades críticas e criativas para a pesquisa científica e o eventual desenvolvimento de aplicações práticas dos resultados científicos em políticas públicas.
Nossas análises visam não apenas entender a biodiversidade, mas também formular estratégias eficazes para a conservação de espécies ameaçadas, seja no estado de Goiás, no Brasil ou no mundo. Incentivamos a colaboração interdisciplinar e a troca de ideias entre diferentes instituições (IF Goiano, UFG, UEG, instituições internacionais), preparando nossos alunos para se tornarem líderes na área de conservação.
O laboratório fica localizado no IF Goiano - Campus Urutaí e desenvolve atividades relacionadas às disciplinas de Ecologia Geral, Ecologia de Populações e Comunidades, Manejo e Conservação da Biodiversidade, Ecologia de Populações e Comunidades voltadas à Conservação; focado em análises macroecológicas, de ecologia de paisagem e biogeografia da conservação, especialmente voltado ao grupo de insetos.
Site do laboratório: Link