PERFIL DO EGRESSO
O RENAC propõe-se a titular profissionais capazes de:
- Compreender a importância dos recursos naturais e a necessidade de conhecimento interdisciplinar para práticas sustentáveis e para a solução dos problemas ambientais;
- Entender as teorias aplicadas às questões ambientais e técnicas que possam ser utilizadas para os estudos dos impactos nos recursos naturais do Cerrado, bem como dos produtos ambientais que podem ser gerados;
- Iniciar a independência intelectual e ter iniciativa e capacidade de divulgar o conhecimento científico em estudos relativos aos Recursos Naturais do Cerrado, bem como conhecer as possíveis aplicações desses conhecimentos;
- Atuar nas soluções dos problemas das comunidades regionais onde estiver inserido, tanto no âmbito acadêmico (ensino e pesquisa) quanto no setor produtivo.
INSERÇÃO DO EGRESSO
O RENAC possui um sistema de acompanhamento de egressos que consiste na sistematização das informações sobre os egressos e atualização periódica das informações.
Abaixo os principais resultados do acompanhamento:
- 90% dos egressos encontram-se inseridos no mercado de trabalho ou deram continuidade aos estudos. Considerando somente a turma do Doutorado que já defendeu, 88% dos discentes estão inseridos na academia como professores ou pós-doutorandos.
- 30% encontra-se cursando doutorado. 60% desses egressos encontram-se cursando programas em outras instituições (e.g. UNB, UFG e UFPE), alguns em programas de pós-graduação conceito 6 e 7. E 40% encontram-se cursando doutorado no próprio RENAC.
- 32% dos egressos encontram-se atuando profissionalmente no ensino básico e/ou superior em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Alguns desses profissionais têm atuado em suas cidades de origem, no interior de Goiás, reforçando a contribuição do RENAC para a redução das assimetrias regionais.
- Há egressos que ocupam cargos de gestão e pesquisa vinculados a órgãos públicos na área de meio ambiente, tais como IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Goiás.