O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado (RENAC) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi aprovado pela CAPES no ano de 2012 (curso de mestrado acadêmico) e realizou o primeiro processo seletivo em Fevereiro de 2013. Em dezembro de 2015 o curso de doutorado foi aprovado pela CAPES (processo nº 754/2015). O RENAC foi o primeiro programa a oferecer o curso de doutorado na UEG, atendendo uma grande demanda por qualificação acadêmica no interior do Estado de Goiás. Atualmente o RENAC possui o conceito 5 na CAPES (avaliação quadrienal de 2021).
Até o mês de março de 2025 foram 187 teses e dissertações defendidas.
Na ultima quadrienal 2021-2024 foram defendidas 77 teses ou dissertações, e a temática dessas teses é bastante diversificada e fortemente associada as linhas de pesquisa do RENAC. Abaixo está um wordclound das palavras encontradas nos títulos das dissertações e teses do PPG RENAC.
Um importante indicador da adequação das teses e dissertações às linhas de pesquisa do RENAC é o tema das teses. Considerando as teses produzidos no quadriênio (2021-2024) uma análise das palavras contidas nos títulos revela que foram utilizadas 520 palavras diferentes e que a palavra CERRADO aparece em 40% dos trabalhos. Outras palavras são frequentes como AMBIENTAL (24%), POTENCIAL (16%), CONSERVAÇÃO (14%), EFEITO (11%), GOIANO (11%). Apesar de uma avaliação isolada das palavras, é possível observar alinhamento das teses com a proposta e área de concentração do RENAC, além de uma diversidade grande de palavras, o que é esperado para um programa interdisciplinar. A palavra CERRADO é a mais frequente nos títulos devido a temática do programa, o que era esperado. Além disso, outras palavras indicam as vocações do RENAC, como é o caso das palavras CONSERVAÇÃO e AMBIENTAL, que indicam pesquisas destinadas a estratégias de conservação da biodiversidade e qualidade ambiental. Ainda palavras como POTENCIAL, EFEITO deixam claro o perfil do programa no desenvolvimento de produtos ambientais com potencial impacto, e também as pesquisas sobre percepção ambiental da população sobre os recursos naturais. Palavras como GOIANO, CONSERVAÇÃO também estão associadas a teses e dissertações que desenvolveram pesquisas em comunidades tradicionais, como é o caso das comunidades Quilombolas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recursos Naturais do Cerrado tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados e com uma visão interdisciplinar para as questões ambientais do Cerrado, bem como capacitar esses profissionais para atuarem no magistério e nas empresas. O programa propõe em seus cursos de mestrado e doutorado um enfoque teórico-metodológico e que proporcione ao acadêmico um entendimento amplo das questões ambientais e a necessidade de unir corpos teóricos de diferentes áreas do conhecimento para discutir e solucionar problemas ambientais do Cerrado. Essas questões teóricas estão integradas às técnicas modernas do estudo dos recursos naturais e dos seus impactos em um contexto ecossistêmico, ecológico, molecular e bioquímico.
São objetivos específicos do RENAC:
O objetivo dessa linha de pesquisa é investigar os processos ambientais envolvidos na interação entre biodiversidade, sociedade e ambiente e também buscar desenvolver, por meio de uma abordagem inter(multi)disciplinar, o recurso natural como um produto de potencial importância sócio-econômica. As pesquisas que vem sendo desenvolvidas nessa linha envolvem:
O objetivo dessa linha de pesquisa é determinar os diversos impactos ambientais nos recursos naturais em ecossistemas aquáticos e terrestres. O estudo desses impactos são realizados em diversas escalas geográficas, como ênfase nos impactos sobre a biodiversidade. Também é objetivo dessa linha de pesquisa promover estratégias para mitigação e prevenção dos impactos ambientais. São exemplos de temas abordados nas pesquisas dessa linha:
Veja também apresentação sobre o RENAC