O Laboratório de Paleontologia e Evolução do Curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Campus Aparecida de Goiânia da Universidade Federal de Goiás realizou no dia 07/09/2024, um trabalho de campo no município de Quirinópolis, estado Goiás sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Roberto A. Candeiro. A atividade contou com a participação do Dr. Bruno Martins Ferreira (membro Labpaleoevo), Juliano S. M. Peixoto (estudante de Biologia) e Glayce Kelly de Queiroz (estudante de Geologia).
A equipe de exploração de dinossauros e estudos geológicos foram recepcionados pela professora Dra. Isa Lucia de Morais do Curso de Ciências Biológicas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, que proporcionou acolhimento e apoio logístico científico.
O trabalho de campo teve como objetivo realizar estudos geológicos e paleontológicos na região sul de Goiás, com foco na estratigrafia do Grupo Bauru, pertencente à Bacia do Paraná, que é caracterizado por uma litologia sedimentar composta por arenitos finos a médios, conglomerados e níveis carbonáticos. Essas atividades que há anos têm tido a contribuição científica da UEG (Quirinópolis) com a liderança da profa. Isa e outros(as) pesquisadores(as). Durante o trabalho de campo, a equipe encontrou possíveis registros fósseis nessas camadas sedimentares de invertebrados e vertebrados, além de coletar dados geológicos cruciais para compreensão do arcabouço geológico do Cretáceo (Período dos Dinossauros) do sul do estado de Goiás. Estes estudos têm sido desenvolvidos em um dos principais hotspot de diversidade biológica e paleobiológica do estado de Goiás que tem demonstrado importância mundial com recentes descrições de peixes, tartarugas, crocodilomorfos e dinossauros e mesmo espécies de plantas atuais que tem achados atenção mundial para nosso estado. Estes estudos têm sido apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, CNPq e mesmo agricultores e comunidade de Quirinópolis, Rio Verde e Paraúna de forma entusiástica.