A relação espaço-temporal da sociedade com o meio ambiente na produção de bens econômicos tem se revelado inadequada por promover a desigualdade social e ignorar as limitações do planeta quanto ao fornecimento de insumos, assimilação dos resíduos, principalmente os de alta entropia, e fragmentação dos biomas naturais. A ideologia da sustentabilidade tem minado o paradigma da totalidade do sistema econômico. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS), da Universidade Estadual de Goiás, oferece uma formação continuada interdisciplinar a profissionais de diversas áreas, alinhados a uma visão mais holística da economia, em especial daquelas predominantes na região do Cerrado, na qual sejam considerados os devidos pesos dos patrimônios naturais e histórico-culturais. Com uma década de existência completada em 2024, o PPGAS possui uma atuação integrada de docentes interdisciplinares que abordam, com bases conceituais sólidas, desafios que requerem longas séries de dados, como o entendimento de longo prazo dos efeitos de perturbações de origens natural e/ou antrópica sobre a composição, dinâmica e funcionamento de ecossistemas, ou a compreensão da efetividade de ações de manejo na preservação destes ecossistemas.
O objetivo Geral do curso é disponibilizar e aprimorar o conhecimento multi/trans/interdisciplinar na área de Ciências Ambientais com o desenvolvimento de ações na formação de pessoal qualificado para atuarem com discernimento, direta ou indiretamente, em ações que analisam a relação entre os seres humanos e o ambiente de forma a promover o desenvolvimento sustentável, especialmente na região do Cerrado. Nesta perspectiva, tem como área de concentração a relação espaço-temporal da sociedade com o meio ambiente na produção de bens econômicos, a qual tem se revelado inadequada por promover a desigualdade social e ignorar as limitações do planeta quanto ao fornecimento de insumos, assimilação dos resíduos, principalmente os de alta entropia, e fragmentação dos biomas naturais. O PPGAS prima por buscar uma atuação integrada de docentes e discentes de forma interdisciplinar e que abordam, com bases conceituais sólidas, desafios que requerem ampliar o conhecimento dos efeitos de perturbações de origens natural e/ou antrópica sobre a composição, dinâmica e funcionamento de ecossistemas, ou a compreensão da efetividade de ações de manejo na preservação destes ecossistemas e dos povos que vivem no Cerrado.
O Programa está situado na UEG, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis, com atuação de pesquisas predominantemente no Cerrado Brasileiro, contando com corpo docente altamente qualificado e multidisciplinar.