O Campus Sudoeste - Quirinópolis, anteriormente denominado Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Quirinópolis – FECLQ, localiza-se em Quirinópolis, região sudoeste de Goiás, a qual integra 26 municípios e população aproximada de 446.583 habitantes (2014). O Sudoeste de Goiás detém uma área total equivalente a 2,47 milhões de hectares, 16% da área total do estado (SEPIN, 2012). Essa região vem historicamente acumulando investimentos relacionados a pecuária e a agricultura devido as condições climáticas e topográficas, destacando-se pela melhoria da infraestrutura de produção e escoação e a atuação de grandes agroindústrias. Além de lavouras de soja, sorgo e milho, nota-se a expansão da cana de açúcar na região nos últimos anos, principalmente nas cidades de Quirinópolis e Mineiros (IBGE - Produção Agrícola Municipal 2020). Além da produtividade agrícola, a região se destaca por abrigar a maior unidade de conservação do bioma cerrado do Brasil, o Parque Nacional das Emas, em Mineiros/GO, propiciando oportunidades ímpares de novas descobertas científicas e estímulo ao ecoturismo. No contexto histórico-regional, o sudoeste goiano conta com diversas instituições públicas e privadas de ensino superior (UEG, IF-Goiano, UFJ, UniRV).
O Campus Sudoeste - Quirinópolis conta com seis Cursos de Graduação na Modalidade Licenciatura (Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia) um Curso de Graduação Modalidade Bacharelado/Licenciatura (Educação Física) e um curso na Modalidade Bacharelado (Agronomia). Conta ainda com um Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sociedade, totalizando aproximadamente 600 discentes, 66 docentes e 14 técnico-administrativos.
A estrutura física é composta por 23 salas de aula, banheiros, biblioteca, cantina, ginásio de esportes, Laboratório de Desenho Técnico, Laboratório de Estudos da Linguagem (LABEL), Laboratório de Treinamento e Força (LETF), Laboratório de Ecologia e Biogeografia de Mamíferos (LECOBIOMA), Laboratório de Zoologia (LABZOOL), Laboratório de Ecologia, Saúde e Ensino (LABESE), Laboratório de Monitoramento Microbiológico (LAMOM), Laboratório de Pedagogia (LAPED), Laboratório Multidisciplinar (LABMULT), Laboratório de Ornitologia e Ensino (LABORE), Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM), Laboratório de Geografia (LABGEO), Laboratório de Microbiologia Ambiental e Agrícola (LMAA), Laboratório de História (LABOHIS), Laboratório de Informática e Tecnologias Educacionais (LABITEC), Centro de Documentação Digital: História e Memória Afro-Indígena no Estado de Goiás e o Herbário José Ângelo Rizzo (JAR).