O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPG-CAPS) é composto por docentes da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás e por docentes de Portugal resultando em formações diversificadas do corpo docente, mas que atuam de forma a complementar e contribuir para a produção do conhecimento científico e tecnológico.
HISTÓRICO DO CURSO
A presente proposta de mestrado é um projeto novo, e surge da necessidade em atender a demanda dos graduados do curso de farmácia e áreas afins da UEG; graduados provenientes de outras instituições de ensino Superior (IES) da região Centro-Oeste bem como atender as demandas do setor industrial do Polo de Anápolis. Essa proposta também é o resultado das mudanças ocorridas na Universidade Estadual de Goiás, que tem passado por um período de amadurecimento acadêmico e constante preocupação com o desenvolvimento científico regional, demonstrado claramente no seu Plano de Desenvolvimento Institucional. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde (PPCAPS) é uma proposta composta em sua maioria por docentes da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás. Nessa proposta o corpo docente apresenta formações diversificadas, mas que atuam de forma a complementar e contribuir para a produção do conhecimento científico e tecnológico. A interdisciplinaridade e multidisciplinaridade estão ligadas de forma indissociável à área da saúde, pois, a pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos e outros produtos voltados para a saúde animal ou mesmo melhoramento de plantas é um processo complexo que necessita da abordagem diversificada havendo a necessidade de complementação de saberes e conhecimentos. A Universidade Estadual de Goiás é uma instituição nova com apenas 14 anos e nesse sentido os primeiros programas de Pós-Graduação foram aprovados entre os anos de 2005 e 2006. O CAPS resulta do desejo da união de profissionais qualificados da UEG e dispostos a agregar conhecimentos disciplinares e acadêmico-científicos de importância estratégica para a área da Saúde e para o desenvolvimento científico e Tecnológico Regional e Nacional. Esse programa de Pós-Graduação strito sensu tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas áreas acadêmicas e de pesquisa bem como atender as mais diversas demandas dos mais diversos setores empresariais como o farmacêutico carente em profissionais qualificados nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Aplicadas a produtos para Saúde tem como objetivo geral formar recursos humanos altamente qualificados e com uma visão interdisciplinar na obtenção de produtos naturais ou sintéticos com potencial para aplicação em saúde, bem como capacitar profissionais especializados para atuarem em indústrias Farmacêuticas, Institutos de Pesquisa e atuarem no magistério superior estimulando no egresso o estabelecimento de competências em sua área de atuação e áreas correlacionadas. Esse programa de mestrado tem como proposta um curso com enfoque teórico-metodológico e que proporcione ao acadêmico um entendimento científico e tecnológico amplo das questões interdisciplinares e multidisciplinares inerentes à pesquisa voltada a produtos que possam ser utilizados no melhoramento da saúde humana, animal ou vegetal. A pesquisa e desenvolvimento de fármacos e medicamentos e outros produtos voltados para a saúde animal ou mesmo melhoramento de plantas é um processo complexo que necessita da abordagem diversificada havendo a necessidade de complementação de saberes e conhecimentos. Os objetivos específicos do CAPS são:
1- Difundir para a comunidade científica nacional e internacional, principalmente por meio da publicação de artigos científicos e depósito de patentes, os conhecimentos gerados no âmbito do Programa;
2- Fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica, por meio da realização de convênios nacionais e internacionais no âmbito da pesquisa, ampliando o intercâmbio e a troca de conhecimentos na área da saúde;
3-Promover o envolvimento da comunidade acadêmica institucional, em parceria com organizações governamentais e não governamentais, com o estabelecimento de projetos científicos na busca de soluções na pesquisa e inovação de produtos para a saúde;
4-Formar Mestres para atuarem no ensino e na pesquisa voltados à obtenção de novos produtos para a saúde e ao monitoramento dos produtos existentes;
5-Formar profissionais qualificados para a criação de novos núcleos de geração de conhecimentos em Universidades e centros de pesquisa;
6-Transferir conhecimento e tecnologia para a sociedade, atendendo demandas específicas e com base no desenvolvimento nacional, regional ou local.
O CAPS propõe-se a titular profissionais capazes de:
1-Pautar-se na seriedade, responsabilidade e ética em termos de temática e de competências;
2-Mobilizar os recursos da língua falada (apresentações orais) e escrita (resumos e artigos) de modo contextualizado para participar das interações presentes no PPCAPS-UEG e em outros locais do conhecimento (ex: congressos);
3-Escrever na língua estrangeira, nos seus diferentes registros e variedades em termos de estrutura e aplicações na área (ex: resumos, artigos e patentes);
4-Deverá ser capaz de propor e desenvolver pesquisas, processos, serviços e produtos inovadores na geração de produtos para saúde;
5-Aprender de forma autônoma e contínua com a utilização de fontes diretas (observação e coletas de dados) e indiretas (artigos, periódicos, relatórios técnico-científicos, etc.);
6-Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias e produtos.
7-Atuar inter/multi/transdisciplinarmente;
8-Estar apto para continuar os estudos em programas de doutorado.
- O limite mínimo do número de créditos em disciplinas necessário à integralização do programa de Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde é de 24 créditos.
- Não serão atribuídos créditos às atividades relacionadas ao exame de qualificação e elaboração do produto final.
- Cada crédito corresponde a 15 horas de atividades em disciplinas.
- O aluno de mestrado deverá cursar as disciplinas obrigatórias, totalizando 15 (quinze) créditos, e pelo menos 09 (nove) créditos de disciplinas optativas, de acordo com o programa de estudo aprovado pelo professor-orientador.
- Serão atribuídos 12 créditos à defesa e aprovação do produto final do mestrado, os quais não têm equivalência em carga horária e não serão computados nos trâmites definidos no caput do artigo 52.
- O Estágio de Docência é uma atividade obrigatória para todos os bolsistas matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu, e optativa para os demais alunos, a critério dos respectivos cursos.
- Será considerado Estágio de Docência a participação em atividades didático-pedagógicas na graduação, tais como: preparação e administração de aulas teóricas e/ou práticas, participação em processos avaliação referendada pelo professor responsável, aplicação ou desenvolvimento de métodos ou práticas pedagógicas, realização de estudo dirigido, seminários, minicursos e elaboração de material didático.
- As atividades do Estágio de Docência deverão ser realizadas somente no âmbito da UEG.
- A carga horária total que caberá ao estagiário docente deverá ser de 30 horas (2 créditos); e deverá ser realizado em período de no máximo um semestre.
- Nenhuma disciplina da graduação poderá ter mais de 50% de sua carga horária com a atuação de estagiários docentes, podendo mais de um estagiário estagiar em cada disciplina.
- As atividades do Estágio de Docência serão desenvolvidas sob responsabilidade e acompanhamento efetivo do orientador e do professor responsável pela disciplina, quando forem diferentes, das coordenações de programas de pós-graduação e coordenações de cursos de graduação, ouvido o estagiário.
1) Desenvolvimento de Produtos para Saúde
Esta linha de pesquisa contempla projetos inovadores relacionados à obtenção e desenvolvimento de produtos com potencial aplicação na saúde humana e animal. São de interesse desta linha de pesquisa temas como estudo de produtos de origem vegetal, microbiana, animal e sintética, para a obtenção de novos fármacos, medicamentos, bioprodutos, biomateriais, vacinas e suplementos; pesquisa de novos métodos terapêuticos e diagnósticos; elaboração de protocolos e tecnologias para avaliação e intervenção em saúde. Para tanto, são feitas interlocuções com diversos saberes, tais como farmacologia, nanotecnologia, tecnologia farmacêutica, química, microbiologia, farmacognosia, botânica, toxicologia, fisiologia, imunologia, genética, fisioterapia, epidemiologia, veterinária, zootecnia, biologia molecular, biologia, bioinformática, informática médica, estatística, dentre outras.
2) Monitoramento de produtos para Saúde
São de interesse desta linha de pesquisa estudos relacionados ao controle de qualidade, vigilância, monitoramento e eficiência dos produtos aplicáveis à saúde. Esta linha contempla temas como a avaliação da eficácia e segurança de fármacos, medicamentos, bioprodutos e vacinas, bem como o desenvolvimento e a aplicação de métodos analíticos para o controle de qualidade; investigação das propriedades e atividades farmacológicas e toxicológicas de substâncias bioativas; estudos de estabilidade de produtos para saúde; avaliação e validação de biomarcadores, tecnologias, métodos diagnósticos e prognósticos, e instrumentos de avaliação clínica. Para o desenvolvimento dos temas são necessárias interlocuções de diversos saberes, tais como farmacologia, nanotecnologia, tecnologia farmacêutica, química, microbiologia, farmacognosia, botânica, toxicologia, fisiologia, imunologia, genética, fisioterapia, epidemiologia, veterinária, zootecnia, biologia, biologia molecular, biotecnologia, bioinformática, informática médica, engenharia da computação, estatística, dentre outras.