Em assembleia do dia 12 de dezembro, o Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) elegeu a composição da diretoria para o mandato de 2025/2026. A professora Lanza Xavier, da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) é a nova presidente do Fórum, e o professor Marcelo Costa, da UEG, assume a vice-presidência. A professora Ana Paula Ladeira, também da UEG, é suplente do Conselho Fiscal.
A professora Lanza Xavier afirmou que a nova diretoria dá continuidade ao relevante trabalho realizado pelas gestões anteriores e preza pela representatividade. “Uma das grandes forças do Forcine está na representatividade, e temos o orgulho de manter essa diretriz na nova composição da Diretoria, com integrantes das cinco regiões do Brasil. Essa diversidade reflete a riqueza dos espaços formativos de cinema no país e fortalece nosso compromisso com a pluralidade e o diálogo. Seguiremos com o desafio de ampliar parcerias, integrar novos associados e trabalhar pelo fortalecimento do audiovisual, especialmente no campo da formação.”, completa a nova presidente.
O professor Marcelo Costa complementa: “O Forcine tem buscado estabelecer diálogos com os vários setores que integram o complexo ecossistema audiovisual brasileiro, de modo que o eixo da formação seja considerado e valorizado nas diferentes frentes, seja por meio de políticas públicas, seja em diálogo com o setor produtivo. Desse modo, a nova diretoria buscará manter e ampliar os importantes avanços alcançados até aqui”.