Nos dias 24 e 25 de novembro acontece em Goiânia a 6ª Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, e a Universidade Estadual de Goiás (UEG) tem duas produções selecionadas no evento.
No total, 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) comporão a mostra nacional. O filme “Retrato das estrelas quando sonham”, do professor Dr. Rafael de Almeida, docente do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, é o representante do estado de Goiás na mostra nacional. O curta-metragem documental é dedicado aos fotógrafos lambe-lambe do centro de Goiânia. "Entre o anacronismo e a modernização, os fotógrafos resistem às mudanças tecnológicas e culturais compondo um retrato de si próprios que se nega a reconhecer por completo o iminente apagamento dos modos de fazer do ofício a que se dedicam", destaca o professor. Na equipe, além de diversos estudantes e egressos do curso de Cinema e Audiovisual, o filme contou com a participação da professora Ana Rita Vidica (UFG) e Guilherme Talarico (UEG).
Este ano a Mostra recebeu cerca de 60 inscrições de filmes goianos. Entre os selecionados, um filme no Panorama Brasil e um filme no Panorama Infanto-juvenil, além de 6 filmes selecionados para o Panorama Estadual. No Panorama Goiás, foi selecionado o filme “Princesa”, da discente do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, Raquel Rosa.
(Reprodução: Comunicação Setorial|UEG, com informações do Sesc)