A Unidade Universitária de Posse da Universidade Estadual de Goiás (UEG) instalou nesta semana, em sua área agrícola, uma Unidade de Demonstração (UD) com 250 mudas de abacaxi pérola jupi. A finalidade do projeto é apoiar o pequeno agricultor no cultivo desta espécie e assim contribuir com a geração de renda por meio de atividades relacionadas à agricultura familiar. Além do cultivo do abacaxi, a UnU Posse instalou também a Unidade de Demonstração/Multiplicação da variedade BRS capiaçu, que visa auxiliar pequenos criadores de bovinos, especialmente nos períodos de estiagem.
Esses projetos fazem parte de parcerias que a Unidade tem firmado ao longo dos anos com a finalidade de expandir suas atividades e entregar melhores serviços à comunidade. Segundo o professor Ronaldo Silva, no ano passado foram realizadas algumas parcerias com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) - Regional Vale do Paranã para a realização de atividades de apoio ao pequeno agricultor.
Atividades de extensão
Os projetos estão sendo desenvolvidos por meio de ação extensionista vinculada ao Centro de Inovação, Empreendedorismo, Tecnologia e Sustentabilidade (CIETec), coordenado pelo professor Ronaldo Silva.
O professor explica que a finalidade é conjugar projetos em diversas áreas de conhecimento, auxiliar no desenvolvimento regional e promover o conhecimento técnico e científico produzido pela comunidade da Unidade Universitária de Posse.
Ainda de acordo com ele, além dos projetos relacionados à área agrícola, outros como o “Gotas de Amor”, que desenvolve atividades educativas, recreativas e sociais na Casa da Criança do Pequeno Edson, e o “Jovem Programador”, ação que auxilia as pessoas na formação tecnológica com desenvolvimento de aplicativos mobile, também estão em andamento na Unidade.