Do ponto de vista epistemológico e paradigmático da área específica de conhecimento compreende-se que a História é plural, ainda que uma ou outra vertente historiográfica goze de maior prestígio entre a maioria da comunidade dos historiadores em determinados momentos. Essa pluralidade se manifesta nas distintas concepções da relação cognitiva sujeito-objeto do conhecimento, na definição do caráter do conhecimento histórico no que tange à cientificidade, à veracidade e à objetividade/subjetividade, cuja discussão é remetida para o debate acadêmico.
Sendo a História plural, assegura a liberdade intelectual e as condições éticopolíticas para o exercício do pensar crítico e da criatividade, a partir das opções do seu corpo docente e dos interesses dos discentes, mantendo diálogo permanente com a comunidade acadêmica externa e com os setores da sociedade interessados no conhecimento histórico e no trabalho dos profissionais da história, especial os professores e estudantes do ensino fundamental e médio. Essa abertura é tida aqui como meio privilegiado de atualização permanente dos docentes e dos acadêmicos com os debates teóricos e metodológicos que envolvem a produção historiográfica e o ensino da história no presente, sem ignorar ou desprezar as tradições difundidas.
Sem prejuízo dessa pluralidade reconhecida e assumida, o curso de História da UEG-Câmpus Goianésia se fundamenta em algumas definições referentes aos elementos e ao processo do conhecimento histórico. Em primeiro lugar, se assenta na historicidade do conhecimento histórico. Mais do que um jogo de palavras, reconhece-se aqui que o pensar histórico é dinâmico, como a própria história da qual é a representação. Não obstante as permanências que se possam verificar, o traço fundamental da história é a transformação.
Nesse sentido, o curso visa a formação do professor de História preconizada e fundamentada na interação entre o ensino e a pesquisa, entre teoria e prática como os eixos articuladores do processo formativo, de modo a proporcionar aos formandos: o domínio da natureza do conhecimento histórico, das “diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sóciohistóricas” (Parecer CNE/CES 492/2001), o domínio das práticas de produção e difusão do conhecimento histórico no âmbito acadêmico e em outros espaços que demandam a atuação do profissional da História; o conhecimento das principais interpretações históricas e a capacidade de dialogar com as distintas escolas historiográficas; a capacitação para o desenvolvimento da pesquisa histórica, centrado na problematização da constituição de diferentes relações de tempo e espaço nas dimensões das experiências dos sujeitos históricos; o domínio das principais teorias pedagógicas, das metodologias de ensino adequadas às séries do ensino fundamental e médio e dos métodos e técnicas da pesquisa educacional; e oportunidades de praticar a pesquisa histórica e sobre o ensino da História nas séries do ensino fundamental e médio da educação básica, contribuindo, assim, para torná-lo mais estimulante, prazeroso e eficaz.
É nessa perspectiva que se referencia a práxis formativa desenvolvida no curso de História da UEG-Câmpus Goianésia, procurando fazer da ação educativa uma relação democrática, comprometida com as relações de igualdade, com o respeito às diferenças culturais e às opções pessoais, teóricas e políticas, bem assim, com a busca da verdade e reafirmação dos valores da justiça, da liberdade e da solidariedade.
Desse modo, a formação integral do profissional de História deve levar em conta a complexidade do processo ensino-aprendizagem, que tem como pressupostos básicos e igualmente necessários o domínio dos conteúdos específicos e dos processos de sua produção e difusão, especialmente das práticas pedagógicas por meio das quais se realiza a sua mediação no ambiente escolar.
Dados do curso:
Enviado em 03/03/2016
Horários:
Cronograma de Atividades:
Enviado em 03/03/2016
Horários: