A Universidade Estadual de Goiás - UEG é uma das mais novas instituições públicas de ensino superior no Brasil. Pelos registros históricos que a constitui, a UEG nasceu estrategicamente beneficiando grande parte dos municípios goianos e seu crescimento tem proporcionado tanto a expansão quanto a interiorização do ensino superior no Estado de Goiás.
A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Goianésia, hoje Câmpus Goianésia da Universidade Estadual de Goiás, localiza-se no município de Goianésia e foi criada pela Lei nº. 9.777, de 10 de dezembro de 1985, sob a forma de autarquia, jurisdicionada à Secretaria de Educação de Goianésia, com o objetivo de formar profissionais de nível superior, com os cursos de Letras, com habilitação em Licenciatura Plena em Português, Inglês e Literaturas e o de História, com habilitação em Licenciatura Plena em História, disponibilizando 40 vagas em cada curso.
No dia 27 de dezembro de 1989, foi realizada reunião com a presença de seu primeiro diretor Gilberto Batista Naves, do prefeito Hélio Antonio de Sousa, e dos segmentos representantes da sociedade goianesiense. Na oportunidade foi firmado compromisso entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Goiás para o funcionamento da Facilgo, e início do mesmo ano letivo de 1990.
O Diretor Gilberto Naves convidou Neuza Maria de Jesus Silva para a secretária geral. Foram nomeadas em cargo de comissão as professoras Adenilce Ferreira Portela da Silva, Clair da Silva, Claudia Cardoso Jacintho de Morais, Edna Lúcia Pires Mendonça, Juraci Barbosa Leite Pinzan e Maria Helena de Souza Tavares.
O vestibular foi organizado por uma comissão de professores, sendo inscritos 226 candidatos que se submeteram às provas aplicadas em 24 e 25 de março de 1990. Foram aprovados 80 candidatos, sendo metade para Letras e a outra para História. A aula inaugural foi realizada na semana seguinte, dia 02 de abril, na sede da Associação Médica de Goianésia. A Facilgo iniciou seu funcionamento na Escola Estadual Salvador Leite, no período noturno, e em agosto, foi transferida para o prédio na rua 12 n 291, Setor Sul. Um ano após Neuza Maria passou a ser a diretora.
A representação estudantil da Facilgo é o Diretório Acadêmico 02 de abril que atua sob o estatuto próprio.
O curso de História foi reconhecido pela Portaria 1210, de 05 de dezembro de 1996, e o de Letras, pela Portaria 481 de 27 de março de 1997. Nesse período a biblioteca possuía um acervo superior a 5.000 volumes.
A Facilgo, hoje integrada à UEG (Universidade Estadual de Goiás – com sede em Anápolis), denominada Unidade Universitária de Goianésia, foi criada pela lei n. 13.456, de 16 de abril de 1999.
A UEG-Goianésia implantou o curso de Pedagogia sob o decreto nº 6.101 de 13 de março de 2000, aumentando as vagas oferecidas pela Unidade. A partir de 2001, foi implantado também no período noturno os cursos sequenciais em Gestão Pública e Gestão em Agronegócios, assegurada pela Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e resolução de 27 de janeiro de 1999, da Câmara da Educação Superior e Conselho Nacional Educação, atendendo mais 150 jovens.
Foram implantados ainda, os cursos de Sistemas de Informação e Administração (autorizado pela Resolução CsU nº55 de 07/10/05, com início de funcionamento em 06/03/2006, 12/2009, publicada no Diário Oficial/GO Nº 20.189, ano 170, de 14 de agosto de 2007). Reformou e ampliou o acervo da biblioteca, passando de 5.000 a 9.000 volumes, fundou o Centro de Pesquisa e Documentação em História e Arqueologia, criou o jornal informativo “Focus” e implantou o laboratório de informática e lançou a revista Millennium.
Além dos cursos mencionados, a UnU – Goianésia ofereceu no período de 2000 a 2005, em convênio com a UEG o curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia e as Licenciatura Plena Parcelada em Letras, História, Geografia, Pedagogia e Matemática implantadas sob o decreto 5.181 de 13 de março de 1999. Atualmente oferece, além dos cursos regulares, o curso de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia e Licenciatura Plena Parcelada em Educação Física.
A UEG-Câmpus Goianésia encontra-se desde janeiro de 2018 sob a direção da professora Maria das Graças Bueno da Silva, sendo Secretária Acadêmica Maria de Lourdes Silva Oliveira Pereira e Coordenadora Administrativa Arlinda Lima Andrade. A Coordenação Pedagógica é da Professora Nilda Gonçalves Vieira Santiago, e Coordenadores dos Cursos de Administração, História, Sistemas de Informação e Pedagogia, respectivamente, Saulo Henrique Alves dos Santos, Gisele Gomes Avelar, Eduardo José Magalhães e Dinair Vaz Rosa.