Mesa redonda | Literatura, modo de usar

Mesa redonda | Literatura, modo de usar

Em breve, data e horário
Você sabe a diferença entre formação e informação? Você sabe por que informação demais pode ser péssimo, enquanto lacunas na formação podem fazer toda diferença em sua trajetória acadêmica? E porque a pedra angular disso tudo é a literatura? Descubra as resposta neste bate-papo com a participação de: Professor Ademir Luiz, membro da Academia Goiana de Letras e presidente da União Brasileira de Escritores Seção Goiás; do professor Solemar Oliveira, membro do conselho de cultura do estado de Goiás; José Fábio da Silva, egresso do curso de História da UEG de Anápolis e  presidente da Academia Anapolina de Letras e Ana Cristina Fernandes.
 CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Ademir Luiz

Membro da Academia Goiana de Letras. Presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás. Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), e nos cursos de História e Arquitetura & Urbanismo. Realizou pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Bolsista pesquisador do Instituto Camões de Portugal (2002). Criador e coordenador do LUPPA (Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual). Editor do periódico acadêmico Revista "Nós - Cultura, Estética & Linguagens". Participou da equipe de criação da Editora da UEG. Indicado ao Prêmio Capes de Teses 2009. Vencedor do Prêmio Cora Coralina de 2002 e do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos 2014. Recebeu o Troféu Goyazes em 2013 e as comendas Medalha do Mérito Cultural em 2015 e Medalha do Mérito Anhanguera em 2019, concedidas pelo Governo do Estado de Goiás. Ainda em 2019 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em 2020 tornou-se membro honorário do Gabinete Literário Goyano, instituição fundada em 1864.

José Fábio da Silva

Historiador e escritor. Pós-doutorando do TECCER/UEG, Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás e licenciado em História pela Universidade Estadual de Goiás.

É presidente da Academia Anapolina de Letras e membro da União Brasileira de Escritores – seção Goiás, da União Literária Anapolina (ULA). Faz parte do Conselho Municipal de Cultura de Anápolis e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis.

Publicou os livros historiográficos A outra face de Janus (Caminhos, 2018) e O discurso dos tempos modernos (Kelps, 2016). No terreno da ficção, é autor do livro Um artista de seu tempo (Selo Naduk, 2022), coautor do livro de contos Unimultiplicidade à deriva (Novo Século, 2020) e do livro de minicontos Em poucas palavras (Prime, 2019). Também é roteirista da HQ Santana das Antas (2022), adaptação em quadrinhos de fatos e causos ocorridos na cidade de Anápolis-GO, no início do século XX.

Solemar Oliveira

Nasceu em 1974, em Anápolis, Goiás. Bacharel em Física e Mestre pelo Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF-UFG). Doutor em Física Básica pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor/orientador no Programa de Mestrado em Ciências Moleculares do Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET-UEG). Presidente em exercício do Conselho de Cultura do Estado de Goiás. Membro da Academia de Letras de Anápolis (ALEA), cadeira número 5. Membro da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás. Escreveu treze livros, entre eles os romances Desconstruindo Sofia (Editora da UFG, 2017), Confraria dos homens invisíveis – O livro da mitologia dos seres deselegantemente arbitrários (Editora Porto de ideias, 2017) e Breve Segunda Vida de uma Ideia (Editora Novo Século, 2022) que ficou entre os dez melhores livros de contos de 2022 segundo a Revista Bula. Organizou coletâneas literárias, revistas e livros acadêmicos. Venceu o Prêmio Literário Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, da União Brasileira de Escritores, seção de Goiás (UBE-GO), em 2019, com o livro de Contos As casas do Sul e do Norte, e o 24º Prêmio SESI Arte Criatividade com o conto A Carne da Oferta. Escreve para a Revista Bula e Jornal Opção.

Ana Cristina Fernandes

 

É uma escritora, membro da UBE (União Brasileira de Escritores), seção Goiás, e autora do livro de poesias e crônicas intitulado "Poesia com Viagem". Atuou como advogada na área cível entre os anos de 2005 e 2007 e é pós-graduada em Ciências Criminais.

Desde 2010, exerce o cargo de agente da Polícia Civil do Estado de Goiás. Seu livro, "Poesia com Viagem", reúne crônicas e experiências de uma viajante que se vê além de uma simples turista da vida. A obra também inclui poemas e aforismos filosóficos.

As crônicas e poesias presentes no livro incitam reflexões sobre diversas situações da vida, destacando a importância da resiliência, da autoanálise e das escolhas diante das dificuldades. Como descrito pela própria autora no subtítulo do livro, trata-se de "uma jornada de dentro para fora".