Fotógrafa e Artesã da Fotografia Impressa

29/07/2024

Júlia Mariano, docente na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e fotógrafa há quase duas décadas, testemunhou a transformação da fotografia com o avanço da tecnologia digital. Nesse período, a popularização das fotos nas redes sociais fez com que a fotografia impressa se tornasse um item cada vez mais raro.

Determinada a manter o contato com a fotografia impressa, Júlia mantém o hábito de imprimir suas fotos. "A materialidade da fotografia é uma questão que prezo muito", afirma. Para ela, a sensação de ter a foto nas mãos, com sua textura e gramatura, é insubstituível. Isso a levou a se interessar pela confecção de álbuns personalizados para guardar suas memórias.

Do interesse ao hobby: a arte da encadernação

Em 2014, durante a gravidez de sua primeira filha, Júlia começou a investir em cursos de encadernação manual. "Queria ter a liberdade de construir os álbuns do jeito que eu quisesse, com tamanhos, cores e quantidade de páginas que se adequassem a cada uma das histórias que eu queria contar", explica. O que começou como curiosidade rapidamente se tornou um hobby. Ela foi adquirindo mais materiais e ferramentas, e hoje possui um ateliê em casa, repleto de tecidos, papéis, agulhas, linhas, carimbos e ferramentas.

Dividindo seu tempo entre os afazeres da vida cotidiana e a docência no curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e as responsabilidades maternas com duas crianças, Júlia admite que nem sempre consegue frequentar o ateliê com a frequência desejada. "É bem verdade que não frequento o ateliê com a frequência que gostaria", confessa.

Integração entre hobby e profissão

O hobby de Júlia também se integra às suas escolhas profissionais. Durante seu mestrado em Arte e Cultura Visual, orientada pela professora Alice Fátima Martins, ela teve contato com técnicas de bordado, que incorporou na produção de álbuns e fotografias. Essa curiosidade levou a uma nova linha de pesquisa acadêmica sobre fotografias expandidas na arte contemporânea. Atualmente, ela coordena um projeto de pesquisa na UEG sobre o tema, com a participação de três estudantes de iniciação científica.

Com essas escolhas, Júlia une prazer, hobby e trabalho, cultivando seu amor pela fotografia e pela família em álbuns e fotos que se transformam em verdadeiras obras de arte.