O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), prof. Antonio Cruvinel, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 27, um grupo de estudantes e professores que participaram do Projeto Rondon entre janeiro e fevereiro deste ano. Os participantes puderam apresentar os resultados e relatar suas experiências.
Além do reitor, também estiveram presentes a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, profa. Sandra Máscimo e a diretora de Gestão Integrada, Neusa Ravaroto. Eles receberam os coordenadores do projeto, prof. Anderson Braga do Carmo, do Câmpus Sudoeste - Quirinópolis e Renata Gonçalves Lacerda Oliveira do Câmpus Central, além de sete dos oito estudantes envolvidos na ação.
O grupo participou da Operação Sul de Minas II entre 23 de janeiro e 8 de fevereiro, realizando treinamento no 14º Grupo de Artilharia de Campanha, em Pouso Alegre (MG) e executando as atividades no município de Andradas (MG). Ao todo, foram executadas 42 oficinas e 1.172 pessoas foram atendidas.
A equipe da Universidade foi formada por estudantes dos cursos de Letras (Quirinópolis); Ciências Biológicas (Quirinópolis e Anápolis); Ciências Contábeis (Aparecida de Goiânia); Educação Física (Quirinópolis); Física (Anápolis); e Química Industrial (Anápolis).
Para o prof. Antonio, o projeto é motivo de orgulho para a universidade. "Quero agradecer a cada um pela disponibilidade de representar a universidade. Essa imersão em realidades diferentes traz frutos positivos e muda a nossa percepção da realidade", disse.
O prof. Anderson destacou a importância do projeto na formação dos estudantes. "Para nós, foi uma experiência de transformação. Foram 21 dias muito intensos e é muito reconfortante você poder aprender muito ao ensinar e plantar uma semente naquele lugar", afirmou.
A prof. Sandra reforçou a importância da extensão na formação dos acadêmicos. "Eu me emociono ao ouvir a vivência e experiência de vocês, porque vocês mostraram na íntegra o que é ser extensionista. A extensão não leva conhecimento, ela troca conhecimento. E foi isso que vocês fizeram tão lindamente", comentou.
Sobre o projeto
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho político e estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. O projeto conta com o apoio e a participação dos ministérios da Educação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Saúde; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Agricultura e Pecuária; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; além da Secretaria-Geral da Presidência da República.
(Comunicação Setorial|UEG)