EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA PÚBLICA:
pode o/a professor/a falar?
Ao longo de dezenove anos, o Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas – ENFOPLE vem oportunizando ações voltadas para a formação docente no campo da educação linguística, firmando-se como um dos principais eventos da área no Brasil. Nascido no câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás, o evento prima pela participação de acadêmicas/os, egressas/os e docentes dos cursos de Letras da UEG e de outras universidades; do mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade da UEG e outros cursos de pós-graduação; de professoras/es de línguas de escolas públicas e particulares; como também de professoras/es pesquisadoras/es de diferentes instituições do Brasil e de outros países.
Neste ano, a temática escolhida está voltada para a educação linguística e busca valorizar as vozes dos/as professores/as que atuam em escolas públicas. As recentes e intensas políticas educacionais e linguísticas de governo têm, frequentemente, tentado silenciar as vozes docentes. Ecoando o texto de Gayatri Spivak (ANO?), “Can the subaltern speak?”, o tema desta 19a edição nos convida a problematizar…. Assim, o ENFOPLE de 2023 propõe ser um espaço de escuta sensível, acolhedora e, ao mesmo tempo, nos preencha de potência para enfrentar os desafios docentes e linguísticos contemporâneos.
Optamos por manter, ainda nesta edição, o formato virtual e as inscrições gratuitas para possibilitar um acesso mais democrático ao evento. Assim, o ENFOPLE convida a todas e todos para nos (re)encontrarmos e compartilharmos e construirmos saberes virtualmente.
Comissão organizadora
Alex Alves Egido
Carla Conti de Freitas
Cristiane Rosa Lopes
Giuliana Castro Brossi
Jhuliane Evelyn da Silva
Michely Gomes Avelar
Valéria Rosa da Silva
Download da programação geral disponível a partir de 10/09/2023.
Ensalamento e link do meet:
GT 1 – FORMAÇÃO DE PROFESSORAS/ES DE LÍNGUAS
GT 4 – EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA INFÂNCIA
PROGRAMAÇÃO GERAL |
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DATA |
HORÁRIO |
ATIVIDADE /PROGRAMAÇÃO |
Convidada/o |
Mediadora/ coordenadora |
Link do YouTube |
14/09/2023
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19h |
Cerimônia de Abertura
Mesa redonda EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA PÚBLICA: pode o/a professor/a falar? |
Profa. Dra. Valéria Rosa da Silva
Profa. Dra. Kelly Barros Santos (UFRB) Profa. Dra. Paula Graciano (IFG - Goiânia) |
Mediadora: Profa. Dra. Giuliana de Castro Brossi (UEG) |
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15/09/2023
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16h |
Roda de Conversa 1 English for kids: Educação Linguística na infância |
Profa. Dra. Giuliana de Castro Brossi (UEG), Profa. Dra. Thaís Blássio Martins (SME SP), Carla Andreia da Silva (UEG, bolsista IC&T) |
Mediadora: Profa. Ma. Michely Gomes Avelar (UEG) |
https://www.youtube.com/watch?v=RcGhYeA3uwQ |
19h |
Roda de Conversa 2 Políticas educacionais e linguísticas para a escola pública de educação básica |
Prof. Dr. Márcio Beltrão (UFMT, SEDUC-MT)
Profa. Dra. Valdirene Alves Oliveira (UEG) |
Mediadora: Profa. Dra. Carla Conti de Freitas (UEG)
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https://www.youtube.com/watch?v=XXC44M2YhIU | |
20h30min |
Roda de Conversa 3 Letramentos e formação de professores |
Profa. Dra. Viviane Silvestre (IELT/UEG) Profa. Esp. Rubia Garcia de Paula (SEDUC, PPGE, FAPEG) |
Mediadora: Profa. Dra. Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP)
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https://www.youtube.com/watch?v=gKSWUB9aA-Q | |
16/09/2023
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08h |
Comunicações Orais GT
GT 1 - Formação de professoras/es de línguas
GT 2 - Educação linguística
GT 3 - Letramentos
GT 4 - Educação linguística na infância
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Profa. Dra. Cristiane Rosa Lopes (POSLLI/UEG) Prof. Me. Vitor Sávio de Araújo Gomes (UNIGOIÁS/SEDUC-GO)
Profa. Dra. Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP) Profa. Dra. Valéria Rosa da Silva (UEG)
Profa. Ma. Michely Gomes Avelar (USP/UEG) Profa. Dra. Carla Conti de Freitas (POSLLI/UEG)
Profa. Dra. Giuliana Brossi (UEG) Prof. Dr. Alex Alves Egido (UFMA) |
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11H |
Encerramento Exercitando a escuta sensível: professor/a pode e deve falar! |
Comissão organizadora e participantes | https://www.youtube.com/watch?v=9t9sMJpuwxI |
NORMAS PARA ENVIO DOS RESUMOS
Para submissão dos resumos, o participante deverá inscrever-se na modalidade "apresentação de trabalhos" (CLIQUE AQUI). Após selecionar o GT ao qual deseja submeter o trabalho, preencher os campos com o TÍTULO DO TRABALHO, nome dos autores e dos coautores (se houver) e a sigla da instituição de ensino a que se vincula e o Resumo.
O texto do resumo, para qualquer modalidade de participação, deverá ser apresentado no ato da inscrição. Deverá ter no mínimo, 250 (duzentas e cinquenta) e o máximo de 300 (trezentas) palavras. Deverá conter, pelo menos, objetivos e quadro teórico e metodológico do trabalho.
O campo "Palavras-chave" deverá conter no máximo 5 e separadas por ponto final, a saber: Palavra-chave1. Palavra-chave2. Palavra-chave3. Palavra-chave4. Palavra-chave5
Cada participante pode se inscrever em até 3 (três) trabalhos como autor ou como co-autor. Serão aceitos trabalhos com até três autores/co-autores.
Conheça os Grupos de Trabalho do XVIII ENFOPLE:
GT 1 - Formação de professoras/es de línguas
Coordenadores: Cristiane Rosa Lopes (POSLLI/UEG) e Vitor Sávio de Araújo Gomes (UNIGOIÁS/SEDUC-GO)
O GT de Formação de professoras/es de línguas tem como objetivo refletir sobre questões que perpassam a área de formação de professoras/es de línguas, oportunizando espaço para que pesquisas, projetos e relatos de experiência (concluídos ou em andamento) sejam discutidos. Nessa proposta, reuniremos trabalhos fundamentados em perspectivas contemporâneas, que nos ajudem a repensar nossa práxis docente, tendo em vista a construção de uma sociedade com mais justiça social.
GT 2 - Educação linguística
Coordenadora: Jhuliane Evelyn da Silva (UFOP) e Valéria Rosa da Silva (UEG)
No Grupo de Trabalho sobre Educação Linguística, é nosso objetivo acolher pesquisas que lidem com a sala de aula de línguas e suas/seus agentes, de professoras/es e alunas/os a coordenação e comunidade externa, no sentido de um trabalho voltado não somente ao ensino e à aprendizagem de línguas, mas à formação desses sujeitos para sua participação ativa e crítica na sociedade em que vivem. Portanto, convidamos pesquisas em andamento e já finalizadas, bem como relatos de atividades que possam contribuir para a discussão sobre os desafios e as complexidades envolvidas no cotidiano de sala de aula de línguas e para o compartilhamento de experiências voltadas à educação linguística.
GT 3 - Letramentos
Coordenadora: Michely Gomes Avelar (USP/UEG) e Carla Conti de Freitas (POSLLI UEG)
O GT de Letramentos objetiva reunir propostas de comunicação relacionadas aos estudos dos letramentos, novos letramentos e multiletramentos no contexto do ensino de línguas e na formação de professoras/es de línguas. Nesta perspectiva, serão bem-vindas contribuições de pesquisas e estudos finalizados ou em andamento, assim como relatos de práticas e experiências, que articulem acerca das possibilidades linguísticas e processos educativos conectados aos estudos dos letramentos.
GT 4 - Educação linguística na infância
Coordenadora: Giuliana Castro Brossi (UEG) e Alex Alves Egido (UFMA)
O GT de Educação linguística na infância espera acolher propostas que problematizem a formação docente e a educação linguística com crianças em diferentes contextos, que apresentem projetos inter/transdisciplinares de ensino de línguas com crianças, vivências locais, praxiologias desenvolvidas no chão das escolas. Recepcionamos também estudos que abarcam as políticas linguísticas e curriculares para a educação linguística crítica em inglês (e outras línguas) com crianças de todas as idades.
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NORMAS PARA ENVIO DOS TRABALHOS COMPLETOS
Texto deverá ser escrito em Times New Roman 12 Normal Estilo Corpo do Texto. Palavras estrangeiras devem estar em itálico . Para ênfase ou destaque deve ser usado negrito. Margens: esquerda e superior: 3 cm; direita e inferior: 2 cm (no texto todo).
As citações devem seguir as normas da ABNT vigentes, sendo que citações diretas com mais de três linhas devem adentrar o texto em 4 cm da margem esquerda e usar Times New Roman 10, entrelinha SIMPLES. Em citações com menos de três linhas, usar aspas no próprio corpodo texto. Para notas de rodapé, usar Times New Roman 10. A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,5 cm.
Clique aqui para acessar o site dos Anais e submeter o seu trabalho!
Submissões pelo site: www.anais.ueg.br/index.php/enfople/index
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Grupos de Trabalho (apresentações) |
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