Para a criação de novas Revistas, os docentes/editores deverão observar as recomendações e seguir o passo a passo para a solicitação do serviço para a Editora UEG:
Passo a passo para solicitar a criação de novas Revistas Científicas (Periódicos) na Editora UEG:
1) Preencher o formulário de Projeto de Revista Eletrônica que está disponível em: Formulário para Criação de Revistas
2) Submeter o projeto no sistema SEI - Código da Unidade: 16130; Sigla: COPPRP.
Todos os projetos serão avaliados pela Coordenação de Projetos e Publicações que, seguindo os critérios elencados abaixo, poderá solicitar as devidas alterações/correções no projeto editorial das novas revistas, ou até mesmo recusar o projeto.
Serão hospedadas no Portal de Periódicos exclusivamente as Revistas Acadêmicas e Científicas próprias da UEG, que podem ser institucionalmente vinculadas aos Campus e/ou Programas de Pós-Graduação da UEG, com exceção de anais de eventos, que devem ser publicados em páginas específicas.
Serão hospedados no Portal de Periódicos da UEG as revistas que atendam, no mínimo, os critérios de qualidade:
I - não sobreponham temáticas de revistas científicas já existentes na UEG e que sejam de uma das grandes áreas de conhecimento ainda sem publicação no Portal de Periódicos da UEG;
II - contenham foco bem claro e definido;
III - apresentem política editorial que esclareça as normas da revista e as instruções para a publicação de artigos;
IV - apresentem um código de ética e integridade da revista;
V - disponham de Conselho Editorial executivo que se responsabilize pelas políticas e qualidade científica da revista, cujos membros deverão ser identificados com a titulação e vinculação institucional;
VI - disponham no Corpo editorial científico/ Comitê editorial/ Conselho Editorial, obrigatoriamente de colaboradores de abrangência nacional/internacional e multi-institucional;
VII - incluam em seu expediente a afiliação completa dos membros do Corpo editorial científico/ Comitê editorial/ Conselho editorial (instituição, cidade e país);
VIII - exijam dos autores a inclusão de resumo, palavras-chave e título em no mínimo uma língua estrangeira;
IX - contenham, no mínimo, sumário bilíngue;
X - incluam nas instruções para os autores informação referentes aos idiomas de publicação;
XI - contenham nos artigos publicados a afiliação completa dos autores com a indicação de instituição, cidade, país e endereço de correio eletrônico;
XII - incluam nas páginas dos artigos as seguintes informações: título abreviado do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, número de páginas inicial e final do fascículo ou número de identificação do artigo (elocation-id), data de recebimento do artigo e data de publicação do artigo;
XIII - não sejam publicações endógenas, isto é, não publiquem predominantemente artigos de autores locais ou regionais;
XIV - indiquem um Editor Gerente reconhecido na área de atuação da revista por seus méritos científicos, acadêmicos e profissionais para ficar à frente de toda a política editorial da revista;
XV - tenham periodicidade regular e zelem pelo cumprimento desta regularidade;
XVI - publiquem o número mínimo de artigos por fascículos, conforme recomendação indicada pela respectiva área de conhecimento da CAPES;
XVII - mantenham avaliação por pares, realizada por especialistas na(s) área(s) de conhecimento da revista, de comprovada atuação científica e/ou profissional, preferencialmente adotando o sistema de avaliação "cega";
XVIII - possuam número internacional normatizado para publicações seriadas (ISSN), conforme determina o IBICT através do sítio www.ibict.br;
XIX - adotem padrões documentais nacionais ou internacionais como as normas ABNT, Vancouver, APA e outros, que assegurem consistência editorial;
XX - os artigos publicados devem constituir produto de resultados de pesquisa científica, artigos de revisão, artigos de caráter opinativo e outros conteúdos de natureza acadêmica.
XXI – sejam indexadas em bases de dados reconhecidas na sua área Acadêmica, de acordo com as orientações disponíveis nos documentos de área disponibilizados pela CAPES;
A Coordenação de Projetos e Publicações se reservará o direito de deixar de hospedar uma revista quando:
I – não cumprir pontualidade na periodicidade do periódico por 2 (dois) anos consecutivos;
II – não alcançar, por um período superior a 2 (dois) anos, os critérios mínimos de qualidade, obtidos em avaliação definida por esta Coordenação;
Para solicitar a criação de Anais de Eventos, basta enviar um e-mail para revista.prp@ueg.br informando os seguintes dados:
1) Nome completo do evento;
2) Data de realização do evento;
3) Campus em que foi sediado o evento;
4) Nome completo e contato de e-mail de um Editor responsável pelos Anais.