Segundo Masetto (1998), a história do ensino superior no Brasil ocorre a partir de 1808, com a Escola de Direito em Olinda (PE),
a de Medicina em Salvador (BA) e a de Engenharia no Rio de Janeiro (RJ). Todas essas universidades apresentavam currículos
baseados no modelo francês. No início dos anos 1900 surgiram as primeiras Faculdades de Filosofia, preocupadas em preparar
os professores para a escola secundária. O currículo proposto nestes cursos de formação docente seguia
o esquema “3 + 1”, que correspondia a três anos de disciplinas de uma área específica do conhecimento, mais um ano
de disciplinas pedagógicas. Os licenciados possuíam uma formação baseada no sistema europeu, enfatizada por uma cultura
geral e os conhecimentos pedagógicos, nesse contexto temos a criação da UEG (Universidade Estadual de Goiás).
A criação do Câmpus Edéia se deu a partir de experiência positiva de um Pólo Universitário implantado na cidade para atender
aos Trabalhadores da Educação através dos Cursos LPP – Licenciatura Plena Parcelada, Programa criado pela UEG para capacitar
os professores sem habilitação superior de acordo com as exigências da LDB.
E posteriormente foram criados os cursos Letras, História e Gestão Pública, totalizando 450 acadêmicos.
Atendendo a missão da UEG e a necessidade regional, o Pólo passou à Unidade Universitária de Edéia através da Lei nº 15.804
de 13 de novembro de 2006, onde foram contemplados dois cursos de graduação, sendo
o curso Superior de Tecnologia em Agropecuária e o curso Superior de Tecnologia em Rede de Computadores.
Em 2009, o curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, deixa de ser ofertado, sendo substituído pelo curso
Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Posteriormente em 2012,
o curso de Tecnologia em Agropecuária é substituído pelo curso Superior de Tecnologia em Agronegócio. Neste sentido a UnU – Edéia, na busca de um novo
paradigma para a Educação Profissional de Nível Tecnológico, dá ênfase ao cultivo do pensamento reflexivo com crescente autonomia intelectual e de ação,
com capacidade de compreensão do processo tecnológico e ainda, em suas relações com o desenvolvimento cientifico. Assim, a UEG presente neste contexto,
busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade edeense e da região de forma decisiva e transformadora, a partir da formação superior.