X CEPE - Abertura

12/11/2024

X CEPE - Abertura

 IMG_0491

 

 

O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG começou oficialmente na manhã de ontem, dia 11 de novembro, com intensa movimentação no Centro de Convenções de Anápolis (CCA). Com o tema “Universidade e sociedade no Cerrado”, o evento trouxe para a Conferência de abertura o professor dr. Altair Sales Barbosa, renomado pesquisador do Cerrado e de outros sistemas biogeográficos brasileiros. Em sua palestra, o professor destacou a importância da região para o desenvolvimento científico e ambiental, ressaltando a necessidade urgente de políticas públicas para a preservação do bioma.

Durante a abertura, o coordenador do CEPE, pró-reitor de pesquisa e pós-graduaçao, Cláudio Stacheira, enfatizou a relevância do Cerrado para a Universidade Estadual de Goiás. “O Cerrado é importante e a UEG é importante para o Cerrado. A UEG está no interior do interior desse país e conhece o Cerrado a partir de sua base. É uma universidade feita a partir das bases e aí está a sua grande força”, afirmou o pró-reitor, destacando o papel da instituição no fortalecimento do ensino e da pesquisa na região.

A pró-reitora de Pesquisa e Extensão, Sandra Máscimo, também compartilhou sua visão sobre a continuidade do conhecimento científico, afirmando que a ciência é uma construção coletiva e progressiva. “A ciência é feita de geração em geração. Anões em ombros de gigantes”, citou Sandra, refletindo sobre a importância do legado acadêmico para as novas gerações de pesquisadores.

Já o reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel, lembrou da trajetória da universidade e de como a instituição tem sido um pilar para a transformação social e acadêmica na região. “Esta UEG permanecerá lutando para que o ensino possa ser transformador. Esta UEG é a nossa UEG, precisa de cada um de nós. Eu sou egresso da universidade, somos frutos porque acreditamos nessa Universidade. Eternamente, a UEG está presente na vida dos nossos acadêmicos e o CEPE vem discutir isso, nosso carisma de formar docentes e de cuidar”, disse o reitor, reforçando a importância da universidade como formadora de cidadãos e profissionais comprometidos com o bem-estar social e ambiental.

Cruvinel também sublinhou o compromisso da UEG com o meio ambiente, especialmente no que tange à preservação do Cerrado. “Temos toda a nossa biologia do Cerrado para ser cuidada. Precisamos investir nisso, no que nos trouxe a terra”, concluiu, reafirmando o compromisso da UEG com a pesquisa e com a educação ambiental.

O evento segue até o final da semana, com palestras, mesas-redondas e apresentações científicas, todas com o objetivo de fortalecer a relação entre a universidade e as sociedades do Cerrado.

IMG_0494