Redimensionando os Caminhos para Além Cárcere - Seminário Internacional

31/10/2024

CriaLab|UEG organiza I Seminário Internacional “Redimensionando os Caminhos para Além Cárcere”

 Cear_15

 

A Universidade Estadual de Goiás sediou, no dia 31 de outubro, o I Seminário Internacional “Redimensionando os Caminhos para Além Cárcere: Educação em Direitos Humanos e Reintegração Social”. Promovido pelo Núcleo de Direitos Humanos “Educação e Movimentos Sociais” (NUDHEM) e pelo Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Educação e Políticas Públicas” (DHEPP), o evento teve como objetivo discutir a questão carcerária no Brasil, com foco na formação de agentes para uma educação libertadora. O CriaLab|UEG foi encarregado de receber, organizar e transmitir o seminário, sob a coordenação do professor José Eduardo Ribeiro Macedo.

A solenidade de abertura foi conduzida pelo professor Ulisses Terto Neto, presidente da Comissão Organizadora, que deu boas-vindas aos participantes, tanto presenciais quanto online. A mesa de abertura contou com a presença do Magnífico Reitor da UEG, professor Antônio Cruvinel Borges Neto, do Defensor Público Geral da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), Dr. Tiago Gregório Fernandes, da Conselheira Seccional da OAB-GO, Dr. Larissa Priscilla Passos Junqueira Reis Bareato, da coordenadora Aline Scaglia, representante da Diretoria Geral da Polícia Penal do Estado de Goiás, da professora Valéria Soares de Lima, coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), e do professor Rosivaldo Pereira de Almeida, coordenador do Projeto Àrete/CEAR/UEG e do NUDHEM.

A conferência de abertura, que abordou o tema central do seminário, facilitou um diálogo entre a Promotoria de Justiça, a Polícia Penal e o Núcleo de Direitos Humanos “Educação e Movimentos Sociais” da UEG, sob a coordenação do professor Ulisses Terto Neto, e com a participação do Dr. Lauro Nogueira, promotor de Justiça do Estado de Goiás, além da representante da Polícia Penal, Aline Scaglia, e do professor Rosivaldo Pereira de Almeida.

 

Cear_7

Mesas Redondas

Duas mesas redondas abordaram temas relevantes, como a relação entre segurança pública e direitos humanos e a seletividade racial no encarceramento em massa no Brasil.

A mesa “A dança perigosa da Segurança Pública: a retórica do subcidadão e o retorno do fascismo no contexto de lutas por direitos humanos” foi coordenada pelo professor Valter Campos, do CEAR-UEG, e contou com as contribuições do professor Nicolas Lien, da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, e da professora Vilma Machado, do Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás.

A segunda mesa temática, coordenada pelo professor Rosivaldo Almeida, do NUDHEM-UEG e CEAR-UEG, teve a participação do professor Fernando Nascimento dos Santos, do IESB-DF, da coordenadora do Movimento Nacional de Direitos Humanos de Goiás, Irene Maria dos Santos, e do professor Philipe Tolentino, da Faculdade CGESP. O tema discutido foi “Direitos Humanos e Seletividade Racial: ‘caminhos’ e ‘descaminhos’ do encarceramento em massa no Brasil”.

O seminário se encerrou com a palestra “Construir sobre ruínas: Leitura e escrita em ambientes de privação de liberdade”, apresentada pela professora Gercinair Gandara, do NUDHEM/CEAR-UEG, e pelos professores Alexandre Amaro e Valéria Soares de Lima, do CEFET-MG.

 Cear_1

“A Universidade precisa ter o tônus da Humanidade”

Para o reitor da UEG, programas de extensão como o seminário engrandecem a universidade e ajudam a cumprir suas funções sociais. Segundo o professor Antônio Cruvinel: “A Universidade Pública precisa ter tônus da humanidade, que faz com que a formação chegue a todos. Temos uma equipe de professores disposta a realizar um trabalho sério com as pessoas privadas de liberdade. Essas pessoas precisam de formação e capacitação. O Estado deve cumprir sua função para que, ao final desse período, elas possam estar restauradas. A Universidade se engrandece ao atender a todos que necessitam, e este é um exemplo claro de que aqueles que precisam estão amparados por um projeto de extensão como esse.”

O I Seminário Internacional “Redimensionando os Caminhos para Além Cárcere: Educação em Direitos Humanos e Reintegração Social” foi transmitido pela UEG TV.