Chamada para livro | Mediação Tecnológica na Educação

27/06/2024

CriaLab|UEG abre chamada para submissão de artigos para livro que irá tratar sobre Educação e Mediação Tecnológica

 

A Universidade Estadual de Goiás, por meio do Laboratório de Pesquisa Criativas em Audiovisual, o CriaLab|UEG, está desenvolvendo o projeto de pesquisa "Centro de Mídias de Goiás: a construção de metodologias possíveis para o uso do audiovisual em teleaulas para o Ensino Médio", que integra o plano de trabalho do Convênio 018/2023 celebrado entre a UEG e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás - Seduc.

A pesquisa ocorre no âmbito das atividades do Centro de Mídias de Goiás e do Goiás TEC - Ensino Mediado por Tecnologia, ambos setores vinculados à Seduc.

Como parte das metas da pesquisa em andamento, está a publicação de livro, em formato digital e impresso, com artigos que tratem sobre experiências em torno da temática "Educação e Mediação Teconológica". A publicação será organizada pelo prof. Dr. Marcelo Costa e viabilizada pela Editora UEG.

Os artigos deverão ser submetidos por meio de formulário eletrônico . Os textos serão avaliados e selecionados para que possam integrar a publicação.

Seguem abaixo as orientações e o cronograma para a submissão das propostas que poderão integrar o livro.

 

Dados do livro e regras para publicação

- Organização: Marcelo Costa

As tecnologias de informação e comunicação – TIC modificaram a comunicação e estão intensamente presentes no cotidiano, intervindo nas diferentes esferas sociais, de modo particular na cultural e educacional. Televisão, cinema, plataformas via internet, aparelho de telefone celular e outros aparatos tecnológicos digitais estão cada vez mais acessíveis e podem ser importantes ferramentas didáticas. Mas como incorporar as tecnologias em uma abordagem educativa? As escolas estão preparadas para incorporar essas tecnologias digitais? Ou pode a escola ter estabelecido uma relação de estranheza e fobia com relação às tecnologias digitais?

O período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus – COVID-19 alterou drasticamente e forçosamente a relação entre professores, estudantes, instituições de ensino e as TICs.  As aulas ministradas no modelo de ensino remoto acabaram por se configurar como uma modalidade emergencial em que estudantes e professores estavam distanciados geograficamente, mas com suas relações mediadas por tecnologias digitais e por plataformas educacionais online. Este momento histórico impulsionou o uso das tecnologias digitais na mediação de processos educacionais e as discussões e reflexões sobre metodologias específicas para este contexto. Afinal de contas é preciso também considerar o potencial de inovação, integração, inclusão, flexibilização, abertura e personalização de percursos de aprendizagem, ocasionados pelo uso das tecnologias digitais, contudo, para esta realidade exige-se uma mudança de paradigma.

Diante desse contexto, como fica a utilização das tecnologias digitais na educação? Para além de sua instrumentalização, é mais importante e central discutir o impacto pedagógico para a construção de um ensino e aprendizagem de maior qualidade. Desse modo, sobre a utilização das tecnologias audiovisuais e multimídias, como ferramentas inovadoras para a implantação de ecossistemas digitais de aprendizagem dinâmicos, é fundamental considerar que as ferramentas disponíveis por meio de redes sociais e de outras plataformas na web, se configuram como novos ambientes educativos, desse modo é importante reconhecer a necessidade do processo educacional ser sustentado por práticas que permitam produzir as competências hoje necessárias diante dos desafios do nosso tempo.

Este livro busca reunir reflexões acerca do campo da educação a partir do enfoque na mediação tecnológica, elaboradas a partir das boas práticas e experiências exitosas em torno desta temática.

 

CRONOGRAMA:

27/06 – PUBLICAÇÃO DA EMENTA DO LIVRO

30/09 – ENVIO DA PROPOSTA DE ARTIGO (VIDE NORMAS da ABNT) 

30/10 – DEVOLUTIVA DO ORGANIZADOR DO LIVRO - COM APROVAÇÃO DO ARTIGO E POSSÍVEIS PEDIDOS DE AJUSTES PARA OS TEXTOS APROVADOS

15/11 – ENVIO DO ARTIGO FINALIZADO COM OS AJUSTES APLICADOS

15/11 - ENVIO DOS ARQUIVOS PARA PUBLICAÇÃO: AUTORIZAÇÕES E IMAGENS E ALTA RESOLUÇÃO

15/12 - DEVOLUTIVA DO ORGANIZADOR DO LIVRO - BONECO DA PUBLICAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DOS/AS AUTORES/AS

20/12 - ENVIO DE POSSÍVEIS AJUSTES NECESSÁRIOS A SEREM APLICADOS NO BONECO DA PUBLICAÇÃO

FEVEREIRO/2025 – LANÇAMENTO DO LIVRO

 

Normas para formatação do resumo

  1. Título: Arial, corpo 12, negrito, centralizado, CAIXA ALTA. Máximo de 85 caracteres (sem espaços). 
  2. Resumo e abstract: Arial, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento justificado. Máximo de 500 caracteres. 
  3. Palavras-chave e keywords: Arial, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento justificado, separadas por ponto-e-vírgula. Entre 3 e 5 palavras. 

 

Normas para formatação do artigo

  1. Título: Arial, corpo 12, negrito, centralizado, entrelinhamento 1,5, CAIXA ALTA. Máximo de 85 caracteres (sem espaços).
  2. Autoria: Arial, corpo 12, caixa alta e baixa, entrelinhamento simples, centralizado. Deve vir logo abaixo do título após um espaço simples e antes do resumo e abstract antes de um espaço simples. Após cada nome de autor (a) deve-se abrir uma nota de rodapé para um minicurrículo e e-mail. 
  3. Resumo e abstract: Arial, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento justificado. Entre 50 e 100 palavras. 
  4. Palavras-chave e keywords: Arial, corpo 12, espaçamento simples, alinhamento justificado. Entre 3 e 5 palavras. 
  5. Corpo do texto: Arial, corpo 12, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas 1,5. Os artigos deverão ter no máximo 42.000 caracteres sem espaços ou entre 12 e 15 páginas de tamanho A4. Os textos deverão ser digitados e salvos em arquivo de texto (.docx), página no formato A4 (retrato), fonte CALIBRI, corpo 12, entrelinhamento 1,5 e parágrafos justificados, margem esquerda e direita 3,0 cm, margem superior e inferior 2,5cm. Os intertítulos do artigo não deverão ser enumerados.
  6. Imagens e gráficos: Até 5 imagens e/ou gráficos (em cor ou preto e branco), inseridos no corpo do texto e acompanhados por legendas. A permissão para a reprodução das imagens é responsabilidade do(s) autor(es). Recomenda-se o uso de subtítulos. 
  7. Citações (com mais de 3 linhas): Arial, corpo 10, espaçamento simples, alinhamento justificado e recuo à esquerda de 4 cm. As demais citações (até 3 linhas) devem ser identificadas no corpo do texto entre aspas. 

Quando o autor citado integrar o texto, usar o formato: Sobrenome do autor (ano, p.). Em caso de citação ao final dos parágrafos, usar o formato: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p.). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data (SILVA, 1980a), (SILVA, 1980b). 

  1. Notas: Arial, corpo 8, alinhamento justificado. As notas devem ser sucintas, empregadas apenas para informações complementares e não devem conter referências bibliográficas. Devem ser inseridas como notas de rodapé e numeradas sequencialmente. 
  2. Referências bibliográficas: Arial, tamanho 12, espaçamento simples. 

As referências bibliográficas completas devem ser informadas apenas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023/2000)

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. 

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome do organizador (Org.). Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y. 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. 

 

9.1. Documentos eletrônicos

Para a referência de qualquer tipo de documento obtido em meio eletrônico, deve-se proceder da mesma forma como foi indicado para as obras convencionais, acrescentando o URL completo do documento na Internet, entre os sinais < >, antecedido da expressão Disponível em: e seguido da informação Acesso em

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. X-Y, mês, ano. Disponível em: <http://www>. Acesso em: dia/mês/ano. 

 

OBS: Serão publicados apenas os artigos que seguirem as orientações acima. A revisão ortográfica, gramatical e a adequação às normas da ABNT são de responsabilidade e do/s/as autor/es/as.