Vencedores da Mostra!

21/06/2024

Ganhadores da Mostra de Cinema Universitário “Visões de Futuro”

IMG_0617

Os vencedores da Mostra de Cinema Universitário “Visões de Futuro” foram revelados no dia 13 de junho, como parte das atividades do 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, em Goiás. No cinema com capacidade de 100 lugares esgotada, o público recebeu com entusiasmo o resultado: "Exotismo", com direção de Alessandra Gama da UEG, levou o primeiro lugar, seguido por "Aves Coloridas”, com direção de Angelo Pignaton, da  UnB, e  "Ki-ller", dirigido por Heloisa Montai, da UFMS. O Júri oficial da Mostra ainda conferiu uma Menção Honrosa, para o filme “Sol Noturno”, com direção de Helena Caetana do  IFG da Cidade de Goiás.

O Júri Oficial da Mostra, composto pela presidente da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), membro do Conselho Nacional de Cinema e curadora, Tatiana Carvalho Costa, pela roteirista e doutora em artes Ana Fatorelli, e pelo produtor audiovisual e diretor da TV UNIFOR Max Eluard, teve a responsabilidade de selecionar os premiados da noite.

Os prêmios foram recebidos em nome dos diretores pelos professores Régis Rasi, da UFMS, e Denise Moraes, da UnB. Alessandra Gama, diretora do filme "Exotismo", emocionada, esteve presente para receber pessoalmente seu prêmio, destacando a importância crucial de mostras como essa para o cinema universitário, como novas janelas de exibição e reconhecimento.

O sucesso da primeira Mostra de Filmes Universitários no FICA não apenas celebra o talento emergente no cenário cinematográfico, mas também fortalece o papel do festival como um fórum vital para o crescimento e a inovação no audiovisual regional.

1º LUGAR - Exotismos (Doc, 15’49”, 2023, Direção: Alessandra Gama. UEG) Prêmio de R$ 4.000,00

Sinopse:Em um cenário vibrante e intimista da capital de Goiás, “Exotismos” retrata transformações que revelam não só a expressão dos cabelos, mas põe em relevo a singularidade de corpos não conformistas.

2º LUGAR - Aves Coloridas (Exp, 12’, 2023, Direção: Angelo Pignaton. UnB) Prêmio de R$ 2.000,00

Sinopse: Pai e filho saem de casa juntos, cedo pela manhã. O pai vai fotografar aves, enquanto seu filho filma a "passarinhada".

3° LUGAR - K-iller (Fic, 5’22”, 2022, Direção: Heloisa Montai. UFMS) Prêmio de R$ 1.000,00

Sinopse: Em uma noite quieta, um casal de funkeiros é perseguido por uma entidade sinistra fã de kpop.

Menção Honrosa - “Sol Noturno” (Exp, 2023, Direção: Helena Caetana. IFG CIDADE DE GOIÁS).