Café, prosa e livros

14/06/2024

Café, prosa e livros

Lançamento de dois livros virtuais e participação das Mulheres Coralinas movimentam Encontro das Escolas de Cinema

UEG00250

A tarde da última quarta-feira (12/06) foi marcada por Café, prosa e livros nos jardins do Palácio Conde dos Arcos, em Goiás. Pontuado pela participação gastronômica e cultural das Mulheres Coralinas, dois e-books organizados e produzidos por professores da Universidade Estadual de Goiás foram apresentados aos participantes.

WhatsApp_Image_20240614_at_11.48.44    O livro Audiovisualidades - Visões e escutas contemporâneas é produto dos trabalhos de conclusão de graduação, dos projetos de pesquisa e laboratórios de produção ligados ao curso de Cinema e Audiovisual da UEG, sempre articulando as pesquisas efetivadas entre docentes e discentes do curso. Ele foi coorganizado pelos Professores Georgia Cynara e Sandro de Oliveira, ambos do curso de cinema e audiovisual da UEG. São ao todo 18 artigos científicos que contemplam uma enorme gama de estudos sobre intermidialidades,transtextualidades, análises narrativas e de gênero, estudos empíricos e reflexões sobre as atividades profissionais ligadas ao audiovisual. O professor Sandro de Oliveira afirma: “Este tipo de publicação reitera o compromisso dos cursos da UEG de retornarem suas pesquisas e os resultados dos processos formativos para o público exterior à universidade, confirmando a vocação da UEG de empreender canais efetivos de disponibilização de sua produção científica e cultural.”

WhatsApp_Image_20240614_at_10.01.55     Já o Catálogo de filmes goianos produzidos de 2000 a 2020, da professora Thais Oliveira, traz os resultados de extensa pesquisa com o objetivo de apresentar o repertório cinematrográfico goiano, organizando as produções por ano, direção e tipo (ficção, documentário, experimental, obra seriada). Foram consultados 17 festivais de cinema, além de livros e outros materiais para a construção dessa pesquisa. Catálogo da GO Filmes. “O meu propósito era investigar quem são as pessoas que estão produzindo filmes em Goiás, quais os filmes produzidos e constituir um levantamento numérico para ser quantificado, sistematizado e apresentado. Não imaginava que haveria tantas obras e isso significa que, especialmente a partir dos anos 2000, os editais e faculdades de cinema contribuíram bastante tanto na profissionalização de mão de obra quanto no aumento da produção audiovisual goiana.”, afirma a autora.