Lançamento Ekobé

13/06/2024

Série Ekobé lota exibição no FICA 2024

A série documental produzida em parceria por sete Tvs Universitárias abarrotou sala de cinema em sua estreia

Sinvaline

Teve quem quis assistir e não conseguiu. Às 19h30 da noite de quarta-feira (12/06), o lançamento da série documental Ekobé – vida que vem da terra lotou a sala de cinema da Casa de Memória do Judiciário, na cidade de Goiás. Os quinze episódios que compõem a produção oferecem perspectivas regionais distinta sobre temas como agroecologia urbana e a resiliência comunitária após desastres. A realização da coprodução contou com o apoio da ABTU - Associação Brasileira de TVs Universitárias, e a coordenação do prof. Max Eluard (TV Unifor) e da Professora Ana Paula Ladeira (UEG TV).

A UEG contribuiu com o episódio Vidas submersas, que acompanha duas moradoras da região de Uruaçu cujas vidas foram diretamente afetadas pela formação do Lago Serra da Mesa. Entre memórias, críticas e análises, essas mulheres traçam um panorama dos efeitos de longo que as barragens de hidrelétricas causam no meio ambiente, no cenário e nos modos de viver de extensos espaços.

O lançamento da série Ekobé fechou o primeiro dia do 3º Encontro das Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central. O Encontro é uma cooperação entre a Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do curso de Cinema e Audiovisual e do CriaLab UEG, com a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Secult/GO, conta com o apoio da UFG e da Fundação RTVE e acontece durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA 2024.

Confira a programação completa pelo link.

making_of