Série Documental Ekobé: a vida que vem da terra

11/05/2024

WhatsApp_Image_20240510_at_17.06.28

Televisões universitárias nacionais lançam série sobre a complexidade da ocupação humana no meio ambiente

A série documental Ekobé terá estreia no próximo dia 12 de junho, na cidade de Goiás, como parte da programação do 3º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual. O Encontro é uma cooperação entre a Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio do curso de Cinema e Audiovisual e do CriaLab UEG, com a Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – Secult/GO, conta com o apoio da UFG e da Fundação RTVE e acontece durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA 2024.

Ekobé é um projeto audiovisual produzido em parceria por sete canais brasileiros de televisão universitária e que trata das múltiplas dimensões da ocupação humana do meio ambiente, aprofundando o debate acerca dos desafios, implicações e narrativas envolvidas. Seu nome deriva do tupi antigo e significa “a vida que vem da terra”.

Cada episódio terá 15 minutos de duração, proporcionando explorações concisas e impactantes das temáticas abordadas. A proposta é apresentar, sob as diferentes perspectivas de cada região, os desafios contemporâneos, abrangendo questões como o deslocamento de populações tradicionais, a expansão da fronteira agropecuária, a especulação imobiliária em ecossistemas únicos, a agroecologia na periferia, a resiliência de comunidades após desastres e a vida nas áreas periféricas.

Concebido em 2023, durante o 2º Encontro de Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil Central, o projeto colaborativo envolve professores, alunos e profissionais dos canais televisivos ligados à UEG, UFG, PUC-GO, UFMG, Unifor, UFMS e UnB. O projeto tem a coordenação do prof. Max Eluard da UniFor e também representante da Associação Brasileira de TV Univresitária - ABTU e da professora Ana Paula Ladeira da UEG. A variedade de abordagens e estilos é garantida por cada canal universitário participante, assegurando uma riqueza de perspectivas e abordagens criativas.

Como exemplo, o documentário realizado pela TV UFMG que acompanha pesquisadoras da Univresidade em visitas a agroflorestas e quintais produtivos da cidade da capital mineira. A partir do diálogo com os agricultores bem como no acompanhamento de suas rotinas de trabalho, o curta-metragem destaca os benefícios da agricultura urbana e agroecologia. Já a PUC TV de Goiás mostrará uma pesquisa arqueológica em uma fazenda no município de Palestina de Goiás, cujo território apresenta indícios de ocupação humana há pelo menos 10 mil anos, traçando um paralelo com a luta contra o monopólio de soja da fazenda onde se encontra o sítio arqueológico.

José M. Umbelino Filho

Jornalista