O Programa de Compliance Público do Poder Executivo (PCP) nasceu da necessidade de garantir à população que os órgãos da administração pública no estado de Goiás operem de acordo com valores morais e éticos.
Para assegurar que isso aconteça, o Governo do Estado de Goiás definiu como o Eixo II do PCP o fomento à Transparência, no sentido de prestar contas à sociedade, permitindo que cada cidadão possa fiscalizar o uso dos recursos públicos e as políticas públicas desenvolvidas pela administração estadual.
O fomento à transparência contribui para a implementação de boas práticas de gestão e gera a confiança da sociedade na administração pública.
Uma importante ferramenta utilizada pelo governo do estado nesse sentido é o Prêmio Goiás Mais Transparente, que integra a pontuação do ranking anual do PCP. O objetivo é estimular o desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo da transparência das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades do Governo de Goiás
O Prêmio chega em 2021 a sua terceira edição e tem ganhado cada vez mais respaldo entre os órgãos participantes do PCP, o que é evidenciado pelas melhoras apresentadas nos índices de conformidades dos órgãos com as instruções normativas emitidas pela Controladoria-Geral do Estado.
(Comunicação Setorial|UEG)