O IFIDEVIDULA é um Festival de Videoclipes, nascido de disciplinas do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG, que agora está aberto para toda comunidade audiovisual e musical. A intenção é disponibilizar um espaço de encontro entre duas importantes instâncias de nosso campo de produção audiovisual: novos artistas da música e produtores audiovisuais.
O Festival Universitário de Videoclipes acontece periodicamente desde 2014, para unir dois polos da cena artística goiana: o audiovisual e a produção musical regional. Num estado culturalmente ainda periférico como Goiás, os festivais e espaços culturais públicos são os únicos meios que os novos(as) artistas têm para apresentar seus trabalhos e, algumas vezes, conseguir contatos dentro do mercado musical.
Concebido como um projeto acadêmico dentro do curso de Cinema e Audiovisual da UEG, a organização e produção do festival considera uma série de parâmetros demarcatórios focados tanto na escolha dos tipos de projetos selecionados quanto nas perspectivas docentes e profissionalizantes de festivais universitários.
Os trabalhos de produção do evento começam no início do semestre passado, em agosto de 2024, quando a disciplina Linguagem Audiovisual reserva cinco aulas para as questões teóricas sobre videoclipes. No final do semestre, seis videoclipes foram apresentados como produto desses grupos de produção. O grupo de trabalho constituído para a execução do projeto constitui-se de discentes do terceiro (Linguagem Audiovisual) e do sexto períodos, os quais executam tarefas delimitadas em reuniões que surgem com as demandas para ajustamentos da produção.
O Festival se propõe como espaço de exibição e divulgação da produção audiovisual e musical da UEG, reforçando o dinamismo do cenário regional e revelando novos artistas. De acordo com seu idealizador, o professor Sandro de Oliveira, o IFIDEVIDULA tem a vocação de agregar todos os ritmos, todas as manifestações artísticas, todos os grupos, cantores e cantoras regionais, desde os ritmos mais tradicionais e locais, aos mais populares e universais. " Nós convocamos então a todas e todos as videoclipers do Brasil, cantores, músicos, instrumentistas, produtores audiovisuais, artistas de todas as manifestações e correntes para se juntarem a esse evento que aquece o cenário musical e audiovisual regional." ele completa.
© Morpheus 2025. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Goiás. Todos os direitos reservados.