Nome: Curso de Graduação em Sistemas de Informação
Modalidade: Bacharelado
Regime: Semestral
Período de funcionamento: Noturno
Tempo de integralização:
Mínimo: 4 (08 semestres)
Máximo: 6 (12 semestres).
Carga Horária Total: 2.910 horas-aula
Temporalidade: anual
Vagas: 40 vagas.
Início de vigência da Matriz Curricular: 2015/1
O Curso de Sistemas de Informação do Campus Ceres da Universidade Estadual de Goiás, em constante evolução desde sua implantação, no ano de 2002, tem caminhado no sentido de superar o modelo pedagógico de ensino centrado em conteúdos fragmentados, com abordagem predominantemente voltado para a gestão. Assim, essa evolução com a proposta de introduzir metodologias educacionais diversificadas e inovadoras contribui para que os alunos sejam capazes de buscar respostas para problemas relativos às situações de competência do curso, identificados na prática diária, por meio da integração entre os órgãos formadores e os utilizadores dos recursos humanos em formação.
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação tem um papel fundamental à sociedade tendo como objetivo a formação de profissionais empreendedores, ativos e éticos para o desenvolvimento, implantação e gestão de sistemas de informação, de modo a atender às demandas das organizações e da sociedade, utilizando as modernas tecnologias de informação. A formação tecnológica tem a função de utilizar conhecimentos básicos formando o aluno para o desenvolvimento de software, especialmente na área de aplicações comerciais (sistemas de informação) e suas várias subáreas: automação comercial, automação de escritório, sistema administrativo, sistemas de apoio na internet, entre outros.
A formação humanística visa desenvolver, no futuro profissional, duas características importantes: postura crítica diante das diversas situações que o aluno enfrentará em sua vida profissional e particular, e consciência ética e ambiental, para que possa contribuir na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com elevada qualidade de vida. A informática é uma área que mundialmente tem se desenvolvido de forma dinâmica e rápida. Nos países desenvolvidos têm sido priorizadas como fonte de geração de recursos e divisas, sendo estimulado o processo de geração de conhecimento e tecnologias como fator de desenvolvimento interno, para exportação e geração de renda. Os países em desenvolvimento, que as vezes ficam a margem do processo de geração da tecnologia e conhecimento, atuam em uma condição passiva de reprodução e aquisição de tecnologia e conhecimentos, o que contribui ainda mais para a submissão e dependência tecnológica, com isso o fator principal para a criação do Curso é suprir as necessidades do mercado onde os nossos egressos terão a capacidade de acompanhar os avanços tecnológicos.