Os anseios da sociedade do Vale de São Patrício por uma educação pública de qualidade, para que o trabalhador da região pudesse apropriar-se do conhecimento sistematizado em nível superior, como garantia de participação nos bens sociais e de uma vida cidadã, não passou despercebida pelos ceresinos, que lutaram bastante para que fosse instalada na cidade uma universidade pública, a fim de que todos tivessem a oportunidade de continuar seus estudos.
Diante disso, em 4 de setembro de 1993, ocasião dos festejos de aniversário de emancipação política do município, pelo decreto municipal nº 12.084, foi criada a Faculdade de Ciências Agrárias do Vale de São Patrício (FACIASP).
A UEG é hoje um dos maiores orgulhos de toda população, não só de Ceres, mas de todo o Vale de São Patrício, já que, desde sua criação, ela tem se destacado pela qualidade do seu trabalho e por sua forma de atuação. Desde o início, a Unidade vem desenvolvendo atividades relacionadas à formação de docentes e gestores e à qualificação de pessoal. A Unidade da UEG de Ceres está atendendo hoje uma clientela proveniente de uma área geográfica que abrange mais de vinte municípios vizinhos. Com oferta de novos cursos, já em andamento, passará a atender um maior contingente populacional, cumprindo assim a missão da UEG de interiorizar e democratizar o ensino superior.
A Unidade Universitária de Ceres, está instalada em dois campus. O prédio que abriga o campus I da UEG - Unidade Universitária de Ceres, onde atualmente está instalado o Corpo de Bombeiros de Ceres, é uma construção modulada, em tijolos comuns à vista, moldurados por vigas e colunas de concreto aparente, coberta com telhas coloniais tipo “plan”. O seu piso está em três níveis distintos, aproveitando a topografia e o seu revestimento é em cimentado liso. A edificação está situada em uma área de terreno urbano, com 8.437,50 m², ocupando a construção uma área de 1.738,91 m², sendo em área construída fechada 921,28 m² e em área aberta 816,93 m², uma quadra de esportes coberta com estrutura metálica.
O Campus II da UEG em Ceres, representa a consolidação definitiva da Unidade Universitária, em uma área central com 39.000,00 m² , cedida pelo estado, foi edificada a nova sede com 2.962,40 m² de área construída e 3.647,03 m² de área de projeção. A área tem um campo de futebol com 10.530,44 m², duas arquibancadas para 1200 pessoas. Tem ainda dois galpões com 2.277,11 m² e uma construção feita para uma balança rodoviária que foi adaptada e transformou-se em quatro salas de laboratórios: Anatomia Humana, Fisiologia, Biologia e Fundamentos de Enfermagem e Análises Clínicas, com área de 196,12 m², perfazendo as construções um total de área construída de 6.056,05 m².
O prédio principal foi a primeira obra do projeto padrão feito pela AGETOP para atender ao terceiro grau. Um prédio que abriga 18 salas de aula, Laboratórios de Informática, Biblioteca, Oficina de Informática e o complexo do Administrativo, que fora inaugurado em março de 2006 mas somente em setembro de 2008 concluído e entregue à comunidade atendendo a mais de 30 (trinta) municípios vizinhos além de outros Estados e com grande expectativa da instalação de novos cursos na área de saúde, uma vocação da cidade, e também na área de tecnologias.