O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CEP/UEG) foi criado pela Resolução do Conselho Universitário (CsU)/UEG n.° 421/2008, de 15 de setembro de 2008.
Apesar da sua criação em 2008, a implementação do CEP/UEG iniciou em 24 de junho de 2016. Esta data marca o início da existência efetiva do CEP/UEG, pois daí em diante, uma série de atividades, reuniões, planejamentos, elaboração de relatórios, adequação de normativas específicas, precisaram ser desenvolvidas para atender às exigências da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que concede aos CEPs as autorizações de funcionamento.
Dentre essas está o treinamento com um CEP já estabelecido e experiente. No caso, o CEP da Universidade Federal de Goiás, que ocorreu nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017. Concomitantemente, desde o início de suas atividades o CEP/UEG debateu normativas da CONEP, por intermédio de um grupo de discussão e reuniões. Para tanto, cada membro deste Comitê precisou (e precisa continuamente) se atualizar nas leituras acerca das resoluções que envolvam pesquisa com seres humanos.
O CEP/UEG é uma instância colegiada com abrangência institucional, de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa, autônoma, no âmbito da emissão de pareceres sobre protocolos de pesquisas realizados com seres humanos. Ele é vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS) e, administrativamente, à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG.
Tem por finalidade o acompanhamento das pesquisas envolvendo seres humanos na UEG, preservando os aspectos éticos, primariamente em defesa da integridade e dignidade dos participantes de pesquisa, individual ou coletivamente considerados, levando-se em conta o pluralismo moral da sociedade brasileira.