Como parte das atividades de formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade a distância, ofertado pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR), da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2024 a aula de campo na Área de Proteção Ambiental das nascentes do Rio Vermelho, localizada no município de Mambaí/Goiás. Este município é conhecido como “cidade das cavernas”, onde podem ser observados afloramentos rochosos, cachoeiras e áreas de Cerrado preservado, paisagem que contrasta com áreas de agricultura intensiva em seu limite com o estado da Bahia, ambientes ricos para os estudos sobre Espeleologia, Geoambientes, Zoologia e Botânica, aliando conhecimentos teóricos à prática.
Estiveram presente nas atividades de campo no dia dezenove de outubro cinquenta e quatro discentes vinculados aos Polos de Aparecida de Goiânia, Anápolis e Santo Antônio do Descoberto e no dia vinte de outubro trinta e oito discentes dos Polos de Formosa e Posse, além dos tutores presenciais de cada Polo e docentes. Os docentes Profa Dra Adriana Aparecida Silva, Prof Dr Eude de Sousa Campos, Prof Dr Everton Tizo Pedroso, Profa Dra Gislene Lisboa de Oliveira e a coordenadora setorial do curso, Profa Dra Mara Rúbia Magalhães, foram responsáveis pelo desenvolvimento das atividades em campo, que envolveram estudos da flora, fauna, estrutura da comunidade de animais que habitam ambientes cavernícolas e áreas das nascentes do Rio Vermelho com ênfase à formações cársicas, cavernas e cachoeiras.
“Conscientes que as atividades extracurriculares, como a aula campo, enriquecem a formação acadêmica e oportuniza a práxis profissional, reafirmamos nosso compromisso em oferecer uma educação superior pública, gratuita e com a qualidade como as demais modalidades de ensino oferecida na UEG”, afirma a coordenadora do curso professora Dra. Mara Rúbia Magalhães.
Ao final do campo, os depoimentos dos discentes revelaram a importância deste tipo de atividade: "Amei a aula de campo, é muito bom ver e ouvir toda a explicação, o conhecimento que a senhora nos transmite, sua dedicação e carinho a nós, para o nosso aprendizado, tudo perfeito, amei mesmo, muito obrigada"; “Nossa, que viagem maravilhosa, eu sou muito feliz e realizada por estar fazendo esse curso”; “realmente foi maravilhoso tudo, tudo muito bem organizado”; “A comida estava ótima, os professores também são maravilhosos em cada explicação”; “Não tem o que reclamar, só agradecer pela experiência e pelo aprendizado.”. Essa é a segunda atividade de campo realizada com os discentes do curso de Ciências Biológicas, sendo a primeira ocorrida em abril de 2024 no Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN).