A Ouvidoria da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desempenha um papel crucial para a comunicação entre a instituição, a comunidade acadêmica e a sociedade, promovendo a transparência, a participação cidadã e a melhoria dos serviços oferecidos pela universidade. Ao oferecer um meio formal de comunicação, a Ouvidoria incentiva a participação ativa dos cidadãos nos processos de tomada de decisão, permitindo que a gestão tenha uma visão clara das necessidades e expectativas do público.
A UEG, por ser uma instituição pública, tem o dever de prestar contas de suas ações e recursos à sociedade e a Ouvidoria facilita o acesso à informação e garante que as demandas da comunidade sejam tratadas de forma adequada e transparente. Ela também contribui para a construção de uma gestão responsável, uma vez que atua como um filtro entre o público e a administração, assegurando que as críticas e questionamentos sejam respondidos de maneira eficiente.
De acordo com a ouvidora da UEG, profa. Edna Duarte, nas últimas décadas, as boas práticas de ouvidoria maturaram-se na universidade. Segundo ela, a Ouvidoria, quando bem estruturada, funciona como instrumento para o fomento à transparência. "Para além de sustentar o sistema de controle interno, faz-se pertinente compreender como a macrofunção “ouvidoria” também se revela um verdadeiro instrumento de transparência, comunicação pública e participação popular", acrescenta.
No ano de 2023, a UEG obteve números superiores a 99% nos índices de transparência e foi reconhecida como uma das instituições mais transparentes do estado de Goiás.
Desempenho em números
As manifestações recebidas pela Ouvidoria da UEG são uma fonte valiosa de informações para a melhoria dos processos administrativos e acadêmicos e servem como um termômetro da qualidade dos serviços oferecidos pela universidade. A partir dessas informações, a UEG pode identificar problemas recorrentes, corrigir falhas, aprimorar processos e implementar soluções.
Só no primeiro semestre de 2024, a Ouvidoria da UEG registrou o total 365 manifestações, dentre as quais:
* 91 denúncias;
* 20 elogios;
* 61 referentes à Lei de Acesso à Informação;
* 156 reclamações;
* 33 solicitações; e
* 9 sugestões.
O tempo de resposta às manifestações foi de 13,93 dias, com uma média de 60 manifestações respondidas por mês.
Já o índice de resolutividade (quando o manifestante considera a demanda resolvida) da Universidade é de 60%, acima da média do estado, que é de 58%. Outro ponto de destaque da Ouvidoria da instituição é a média de recomendação, que alcançou 8,0 pontos, enquanto a média do estado é de 7,4.
Prêmio das Ouvidorias
O Prêmio das Ouvidorias Públicas do Estado de Goiás, promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), é uma iniciativa criada para reconhecer e valorizar o trabalho das ouvidorias públicas do estado que se destacam na promoção da transparência, na melhoria dos serviços públicos e no fortalecimento da participação cidadã. O prêmio tem como objetivo incentivar as boas práticas de ouvidoria, estimulando a inovação, a eficiência e a efetividade na comunicação entre o poder público e a sociedade.
O prêmio visa identificar e destacar as ouvidorias públicas que adotam práticas eficazes no atendimento à comunidade, no tratamento de denúncias, reclamações, sugestões e na prestação de informações de forma clara e acessível. Uma das premissas do prêmio é promover a transparência na gestão pública, reforçando o papel das ouvidorias como ferramentas fundamentais para garantir que os cidadãos tenham acesso às informações e possam monitorar as ações dos órgãos públicos.
Além de reconhecer boas práticas, o prêmio funciona como uma forma de compartilhar experiências bem-sucedidas entre diferentes ouvidorias, permitindo que modelos eficientes sejam replicados em outras instituições, promovendo a melhoria contínua da gestão pública em Goiás. Entre os critérios avaliados para o prêmio estão a eficiência e celeridade no atendimento às demandas; a qualidade das respostas oferecidas aos cidadãos; e a transparência no compartilhamento de informações, entre outros pontos.
A cerimônia de premiação do 1º Prêmio das Ouvidorias Públicas do Estado de Goiás ocorrerá no primeiro trimestre de 2025, em data a ser definida, próxima às comemorações do Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.
Para mais informações sobre o prêmio, visite o site da CGE.
(Comunicação Setorial|UEG)