Acontece entre os dias 23 a 27/09, na Unidade Universitária de Pirenópolis da UEG, a 21ª Conferência Internacional anual Hands-on Science, HSCI 2024.
Dentre as atividades do envento a mesa redonda intitulada: DIÁLOGOS INTERNACIONAIS: CONEXÕES PARA ALÉM DO ATLÂNTICO, com a participação de pesquisadores estrangeiros de Portugal, Reino Unido, Espanha, Grécia, Polônia, Ucrânia e representantes das instituições parceiras do referido evento: Universidade Estadual de Goiás (UEG); Unidade Universitária de Pirenópolis (UEG); Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR); Universidade Federal de Goiás (UFG); Instituto Federal de Goiás, Campus Jataí (IFG); Universidade Federal de Jataí (UFJ); Instituto Federal de Brasília, Campus São Sebastião (UFB); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); e Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE).
Estão participando do evento os professores(as) pesquisadores(as), representantes da UEG, prof. Eude de Sousa Campos (CEAR), prof. Adriano de Melo Ferreira (Câmpus Central UEG), profª. Raphaela Cristina Costa (Câmpus Central UEG), prof. Rodrigo Guimarães Prudente Marquez Cotrim (UnU Pirenópolis) e profª. Nília Oliveira Santos Lacerda (Câmpus Central UEG).
Dentre as questões apresentadas para o diálogo: a) O desinteresse global pela carreira docente, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento; b) Os currículos e os modelos de educação científica, adotados nas escolas com as crianças; c) A aprendizagem dos conteúdos científicos por meio de projetos, dentre outros temas relevantes.
Para os docentes da UEG houve uma percepção importante como destaca o prof. Dr. Eude de Sousa Campos “O evento é de extrema relevância científica e reforça a importância da educação científica e o ensino de ciências em um contexto de estímulo à pesquisa e os diálogos com os professores internacionais nos levam a pensar que os problemas são parecidos e os desafios podem ser pensados coletivamente na busca de um ensino que promova formação científica para as crianças”.