Ferramenta já tradicional de autoavaliação da UEG, a análise é realizada pela internet e oferece à Instituição uma oportunidade de levantar melhorias voltadas para toda a comunidade acadêmica, com reflexos na sociedade em geral. Os questionários são disponibilizados no sistema Qualitas no Portal ADMS da UEG para todos os membros da comunidade acadêmica - gestores, servidores técnico-administrativos, docentes e discentes.
A Avaliação Institucional é promovida pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual de Goiás (CPA|UEG) e tem como objetivo identificar os pontos positivos e de avanço da Instituição, bem como aqueles que precisem ser aperfeiçoados. Os dados obtidos darão base para o planejamento de estratégias e ações de trabalho da Universidade.
Após o término do processo avaliativo, são elaborados os relatórios locais dos câmpus e, em seguida, o relatório geral da UEG que é encaminhado para o Conselho Universitário (CSU), para a Reitoria, para as pró-reitorias, para as direções dos câmpus/UnUs, para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (SECTEC-GO), para o Conselho Estadual de Educação de Goiás e para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação.
O servidor André Luiz Urcino Valente, coordenador da CPA|UEG, afirma que a autoavaliação institucional deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão, mas que envolve todos os atores que permeiam a atuação da Universidade, com o objetivo de induzir a qualidade das atividades universitárias, sejam elas acadêmicas ou administrativas. "É preciso que esses atores se apropriem desse conhecimento coletivamente construído para a adequada elaboração das ações de melhoria a serem implementadas", ressalta.
Sobre a Avaliação Institucional
As políticas adotadas para autoavaliação da UEG alicerçam-se nas políticas nacionais, estaduais e em suas normas próprias que orientam programas, projetos e ações de avaliação institucional interna e formas de acompanhamento de avaliação institucional externa. A operacionalização da avaliação institucional da UEG fundamenta-se, também, no atendimento às exigências legais, considerando as orientações contidas nos documentos legais/normativos e orientações do Conselho Estadual de Educação de Goiás.
O instrumento de pesquisa adotado é um questionário, que é específico para cada segmento da comunidade acadêmica da UEG, assim distribuído: discente presencial, discente EaD, docente presencial, docente EaD, técnico-administrativo do câmpus/UnU, técnico-administrativo da administração central, gestor do câmpus/UnU e gestor da Administração Central.
A autoavaliação institucional tem como objetivos levantar, analisar e recomendar soluções para questionamentos e/ou problemas detectados nos projetos, nos quadros profissionais e no funcionamento ou execução das atividades cotidianas da Universidade. Os resultados da avaliação institucional destinam-se à superação de obstáculos para atingir a qualidade social e atender o interesse público, segundo os princípios da legalidade, da ética e da justiça.
Como participar
Para acessar o questionário, basta acessar o Portal ADMS com o login e senha e selecionar o banner da plataforma Qualitas.
A participação de todos é fundamental para garantir que sejam traçadas políticas públicas que façam a diferença no mundo acadêmico.
Para mais informações e relatórios: https://ueg.br/avaliacaoinstitucional/