A história da criação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) na Universidade Estadual de Goiás (UEG) inicia com a criação da UEG Virtual, quando em 2000 um núcleo de professores começou a desenvolver estudos sobre Educação à Distância. Em seguida, o impulso da modalidade se deu com a transformação desse núcleo no Centro de Educação Aberta, Continuada e a Distância (CEAD), que viabilizou a participação da UEG em consórcios, dentre os quais o Consórcio Setentrional e acordos de cooperação técnica, que criou cursos, além de recrutar e qualificar as primeiras equipes de trabalho. O passo seguinte foi o processo de expansão e desenvolvimento com a transformação do CEAD em Unidade Universitária de Educação a Distância (UnUEAD), em 2006, e a adesão da UEG à Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2009, a partir de convênios firmados com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/UAB, o que possibilitou ampliar as possibilidades de ofertas de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, extensão e de aperfeiçoamento.
A necessidade de uma maior integração entre a EAD com os demais departamentos administrativos e acadêmicos da UEG levou à criação do Grupo de Trabalho Política de EaD (Portaria/GAB n. 0801/2013, de 26 de agosto de 2013), que propôs as bases para a política institucional de Educação a Distância, bem como um novo modelo e uma reestruturação organizacional. Assim, em 2015, foi criado, pela Lei Ordinária nº 18.934/2015, o Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR).
O atual CEAR, conforme Estatuto da UEG (Decreto Estadual nº 9.593, de 17 de janeiro de 2020), é um órgão acadêmico executivo que integra a estrutura da Reitoria e, com base nas características funcionais, legados e experiências bem-sucedidas dos modelos organizacionais anteriores, busca estabelecer um novo paradigma de EaD na instituição, por meio de uma atuação e relacionamento mais integrado com os campi e unidades universitárias (UnU) da UEG. O CEAR promove ações colaborativas em rede, articulando pesquisa, ensino e extensão, em consonância com os avanços tecnológicos e científicos, bem como alinhado com as melhores práticas da EAD e do contexto educacional contemporâneo.
A contribuição do CEAR na construção do conhecimento e formação profissional dos goianos possibilitou diplomar centenas de estudantes nos cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento nas modalidades a distância e híbrida, tanto no que diz respeito à formação discente quanto à capacitação docente.