Sobre a UEG
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma universidade pública multicampi do Estado de Goiás, criada pela Lei Estadual 13.456, de 16 de abril de 1999.
Nos termos do seu Estatuto, aprovado pelo Decreto Estadual nº 9.593, de 17 de janeiro de 2020 e do Regimento Geral aprovado por seu Conselho Universitário, a UEG é uma instituição de ensino, pesquisa e extensão com finalidade científica e tecnológica, de natureza cultural e educacional, com caráter público, gratuito e laico. Trata-se de uma autarquia do poder executivo do Estado de Goiás, com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, nos termos do Artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, do Artigo 161 da Constituição do Estado de Goiás e da Lei Estadual nº 18.971, de 23 de julho de 2015. Rege-se por seu Estatuto, seu Regimento Geral e por suas normas complementares.
A UEG possui sede no município de Anápolis (GO) e alcance acadêmico organizado em oito regiões do estado, a partir de Câmpus e Unidades Universitárias (UnU) presenciais, assim como de Polos de Educação a Distância (EaD). Esta presença alcança todas as microrregiões de Goiás definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atribuindo à UEG, como única universidade pública estadual de Goiás, perfil e função estratégica para a interiorização do acesso, das condições, dos processos e dos resultados da educação superior pública, do desenvolvimento científico e tecnológico e da inovação que ele promove desde o âmbito local nos municípios.
No limiar da celebração do seu jubileu de prata, estas características alicerçam o perfil da UEG como Instituição Pública Estadual de Educação Superior, Ciência e Tecnologia, dedicada a alcançar e responder, local e regionalmente, às demandas de formação de pessoal de nível superior nos municípios goianos para o seu desenvolvimento.
Os Conselhos Superiores são representados pelo Conselho Universitário (CsU), Conselho de Gestão (CsG) e Conselho de Curadores (CsC).
O Conselho Universitário é o órgão máximo de função normativa, deliberativa e recursal da UEG, tendo como atribuição estabelecer as diretrizes acadêmicas e de gestão da UEG; aprovar as atividades de ensino, as propostas de criação, reformulação e/ou extinção de cursos e programas de graduação e pós-graduação; a oferta de vagas nos cursos e programas oferecidos pela instituição, dentre outras.
Já o Conselho de Gestão da UEG (CsG) é o órgão de gestão e de fiscalização econômico-financeira da UEG, que fixa na Instituição as diretrizes orçamentárias para a elaboração de planejamentos de curto, médio e longo prazo, exerce a fiscalização econômico-financeira, supervisiona a execução de planos, programas e projetos orçamentários, bem como emite parecer acerca da prestação de contas da Universidade, relativa a cada exercício financeiro.
O Conselho de Curadores da UEG (CsC) é o órgão de natureza consultiva da Instituição, formado por membros reconhecidos pelo trabalho de relevância social, vinculados às áreas de educação, desenvolvimento tecnológico, pesquisa e combate às desigualdades, ao qual compete examinar as demandas da sociedade, visando propor o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão em áreas prioritárias, identificar as possibilidades de parcerias institucionais com a captação de recursos financeiros para a pesquisa, o ensino e a extensão.
Localizada na cidade de Anápolis, a Reitoria da Universidade Estadual de Goiás é o órgão executivo central que administra, coordena, fiscaliza e supervisiona as atividades da instituição, tendo como responsável o Reitor, acompanhado diretamente pela Chefia de Gabinete, Procuradoria Setorial, cinco Pró-Reitorias, Órgãos Administrativos e Suplementares e Assessorias Especiais.
Reitor professor Antônio Cruvinel Borges Neto possui graduação em Telecomunicações com habilitação em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; é Especialista em Gestão de TI pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; é Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás, com ênfase em desenvolvimento de sistemas agroindustriais. Ingressou na Instituição em 2010 como professor efetivo da UEG, onde também já exerceu as funções de diretor da Unidade Universitária de Trindade e de diretor do Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas.
Telefone: (62) 3328-1433 | E-mail: reitor@ueg.br
Fonte: https://www.ueg.br/intermediario/13644_institucional