JUSTIFICATIVA
Neste ano de 2017, as abordagens do SEPE são orientadas pela discussão, dentre outras, do tema ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO que, por sua vez, procura analisar a atual conjuntura ético-política-educacional em que se encontra o país e seus reflexos no que tange às relações/condições de trabalho tanto para os profissionais das licenciaturas quanto das ciências sociais aplicadas.
O contexto atual do Brasil nos revela um país que enfrenta turbulências significativas em sua estrutura social, política e econômica. Tal situação reflete, por um lado, a crise sistêmica porque passa o capitalismo mundial e suas recentes incursões sobre a geopolítica da acumulação (que envolve disputas – militares e científicas – para a questão energética e alimentar), revelando desaceleração no ritmo das taxas de crescimento das economias chamadas centrais/desenvolvidas e seus efeitos sobre a geração e a distribuição de riqueza e, por outro lado, como desdobramento desta, o fim do ciclo de um modelo de crescimento e de desenvolvimento implementado na economia brasileira, onde prevaleceu a ênfase às políticas sociais frente à econômica, alterando a estrutura de distribuição de renda, sem contudo alterar a de riqueza.
Durante o ciclo do modelo adotado, isso se refletiu diretamente nas condições de trabalho da sociedade brasileira, na geração significativa dos postos de trabalho, como uma resposta aos estímulos da divisão internacional do trabalho, particularmente, aos estímulos advindos do crescimento da economia chinesa. Contudo, não houve alteração significativa na estrutura produtiva, de forma que se mantiveram os efeitos de uma dependência estrutural. Agora, ao fim do ciclo, e com a desaceleração da economia chinesa e mundial, são expostas as contradições que permearam o momento anterior na forma de acirrados conflitos entre e intra classes na economia brasileira.
Isso, por sua vez, tem suscitado mudanças institucionais profundas e velozes no que se refere às condições e às relações de trabalho no mundo do trabalho brasileiro, sejam elas na iniciativa privada ou no setor público. Essas mudanças acabam por motivar reflexões acadêmicas a respeito do futuro dos empregos, das ocupações e, em especial, dos direitos trabalhistas dos trabalhadores brasileiros, sejam na iniciativa privada e/ou no setor público. A este último, cabe especial atenção no que se refere às reformas institucionais que alteram o conceito de servidor público com as características atuais. São essas questões que nos impele a discutir o tema ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO do SEPE em 2017.
Além das perspectivas apontadas anteriormente, destacamos que a questão da “ética” perpassa todas as atividades do homem e do cidadão. Nesse sentido, a educação como uma área que se ocupa em preparar o pensamento, o discurso e as ações do sujeito no mundo contemporâneo, além de reestabelecer e manter as culturas dos povos, se vincula aos conceitos responsáveis por motivar, distorcer, disciplinar ou orientar o comportamento humano, refletindo nas normas, nos valores e nas prescrições sociais.
Tal contexto justifica a temática norteadora proposta para a realização do SEPE com o desafio de refletir, discutir e propor possíveis alternativas sobre as questões propostas, além de aproximar as pesquisas científicas das discussões acerca das novas demandas necessárias tanto à formação profissional quanto aos desafios profissionais propriamente ditos.
Ademais, outro aspecto que justifica a realização deste evento é o fato de oportunizar aos docentes e discentes do CCSEH, bem como à comunidade geral, a existência de um momento a mais para despertar o interesse para a pesquisa, para o ensino e para extensão universitária, além de oportunizar uma reflexão sobre o contexto atual do Brasil, para que além de despertar o interesse à pesquisa seja orientado para a formação de um ser crítico e atuante na sociedade que se insere.
Os dados históricos ratificam a justificativa, ora apresentada, pois os resultados alcançados no SEPE nos anos de 2015 e 2016 foram mais um mil e quatrocentos participantes na categoria de ouvintes e trezentos e trinta trabalhos inscritos e apresentados que constam nos Anais do evento (http://www.sepe.ccseh.ueg.br). Os autores dos trabalhos são discentes de graduação nas diversas modalidades: iniciação científica (PBIC, PBIT, PVIC), PIBID, bolsistas das licenciaturas e dos bacharelados, egressos dos cursos de graduação do CCSEH, acadêmicos de pós-graduação (lato e stricto sensu), professores da UEG e da comunidade externa que compuseram as publicações e as exposições de painéis, comunicações orais, espaços de diálogos, relatos de experiências, filmes/documentários.
Soma-se a esses números, uma comissão organizadora e científica composta por vários docentes vinculados aos cursos do Campus Anápolis de CSEH, a qual contou também com o apoio de mais de oitenta monitores durante as atividades do evento em tela.
Tais justificativas estão em consonância com a premissa estabelecida no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que versa sobre a importância de estimular aos acadêmicos a realização de pesquisas científicas e o senso de pesquisador:
A investigação científica inclui a iniciação científica, em todas as suas modalidades, como contexto de interação entre o professor pesquisador e o estudante de graduação, possibilitando a ambos compartilharem conhecimentos, desenvolvendo atividades marcadas pela criatividade e inovação, voltadas para a exploração de caminhos ainda não trilhados pela comunidade acadêmica local. [...]. A iniciação científica fornece ao discente uma orientação no intuito de integrar ensino e pesquisa de forma indissociável, possibilita aprofundamentos de sua formação, com consequente aumento em sua capacitação profissional seja para atuação no mundo do trabalho ou para atuação no mundo acadêmico articulado com o curso de pós-graduação stricto sensu. (PPI-UEG, 2011, p. 45).
Assim, o SEPE propicia a socialização de saberes produzidos pelo Campus Anápolis de CSEH e reflete sobre as demandas profissionais na atualidade. Portanto, esse evento se constitui de grande importância tanto para os docentes e os discentes, quanto, para os egressos do Campus Anápolis de CSEH e para a comunidade que estabelece alguma ação de ensino-pesquisa-extensão com este Campus universitário.