Em 27 de dezembro de 2012, o Governo do Estado de Goiás, mediante a publicação da lei estadual nº 17.934, de 27/12/12, autorizou a concessão de bolsas de estudo no âmbito da Universidade Estadual de Goiás-UEG. A partir desse momento, as Resoluções CsU nº 002/2013 e nº 002 – A/2013, aprovadas pelo Conselho Universitário da UEG, regulamentaram o Programa Próprio de Bolsas da UEG, para concessão de bolsas para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão universitária, a alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de:
I – permanência;
II – ações extensionistas;
III – monitoria;
IV – desenvolvimento institucional;
V – pró-licenciatura;
VI – mobilidade nacional;
VII – iniciação científica;
VIII – iniciação tecnológica;
IX – pós-graduação stricto sensu.
A Coordenadoria Central de Bolsas, órgão complementar vinculado à Reitoria, foi criada para acompanhamento do Programa Próprio de Bolsas da Universidade Estadual de Goiás, atuando na implementação das políticas de acompanhamento, gestão administrativa e pedagógica do Programa, bem como na realização de estudos técnicos para futuras reformulações com encaminhamento ao Conselho Universitário, contribuindo assim, para o atingimento dos objetivos do Programa de promover o acesso e a permanência na Universidade de alunos de vulnerabilidade social e econômica, de estimular o aprimoramento científico, acadêmico e cultural, bem como a iniciação à pesquisa, seu desenvolvimento e difusão, possibilitando a ampliação e o fortalecimento da interação da UEG com a sociedade.