O curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEG - Quirinópolis comemorar-se-á no ano de 2014, vinte e um anos, criado com a plenificação dos cursos de Biologia e Matemática, oriundos do Curso de Ciências, no período de 1993/94. Desta forma é importante rememorar traços que marcaram sua trajetória, pois muitas mudanças ocorreram para que a cada ano, se formassem professores com concepções de ensino e aprendizagem de matemática que coadunem com as necessidades da realidade educativa presentes.
A década de 90 é marcada por uma escassez de docentes nas áreas de Matemática no interior de Goiás. Nesta data, havia poucas Faculdades públicas que ofereciam o curso de Matemática no interior do estado, o que justificava a ausência de professores.
No período de 1993/1994 ocorreu a plenificação dos cursos de Biologia e Matemática oriundos do curso de Ciências. Este curso no âmbito regional veio preparar docentes para lecionar a disciplina de Matemática no ensino fundamental e médio da rede de ensino. Dispondo de trinta vagas,era realizado no período noturno e teve como primeira coordenadora a ProfªDoracy Oliveira Gomes, que ocupou o cargo até 1996. De 1996 a 1999 o Profº Helton de Freitas Gouveia foi o responsável pela coordenação do curso. Durante seu mandato, mais especificamente em 1998, foi criado o laboratório de Matemática, graças ao empenho dos professores e acadêmicos na doação e confecção do material necessário para a existência deste. Neste mesmo ano foi realizado o primeiro encontro de Matemática pela FECLQ.
A disposição curricular constituinte do Curso de Licenciatura em Matemática, contava com disciplinas específicas a esta área e, também com disciplinas pedagógicas relacionadas à licenciatura.A grade curricular atual do curso sofreu algumas transformações, que ocorrem à medida que surgem novas necessidades na formação do docente matemático, como é o caso, por exemplo, da introdução da disciplina de libras e introdução á pesquisa.
Diante disto acreditamos que as discussões efetivadas no seio da coletividade desse Curso possam trazer no futuro um conjunto estrutural de princípios docentesque podem nos ajudar a pensar o ensino da matemática escolar, os processos de aprendizagem da docência, e em particular os que envolvam processos formativos para docentes de matemática.
Para tal pretendemos perseguir “o aprender” matemática, como também “o aprender” como ensiná-la,esboçando-se ações docentes do formador e do formando, isto é, construindo uma proposta de uma licenciatura de matemática que tenha como foco central o ensino de matemática para cada vez mais parcelas maiores de sujeitos.
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