Na última sexta-feira, 18, a turma do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-Ielt|UEG), sediado na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Junior, em Anápolis, participou de uma aula-campo sobre educação indígena, na aldeia Xavante Namunkurá, localizada na Reserva Indígena São Marcos, no município de Barra do Garças-MT.
Foi uma ação de base intercultural em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, que desenvolve um programa de formação com professores indígenas de cerca de 50 aldeias da Reserva. Integram a Equipe de Educação Indígena da Secretaria, seis alunas e uma egressa do PPG-Ielt. Além dos alunos da UEG, a atividade contou com mais de 40 professores indígenas e cerca de 10 integrantes da equipe da Secretaria. Durante o encontro, foram discutidas questões culturais, linguísticas e educacionais relacionadas ao povo Xavante, com ênfase nos processos de educação indígena e educação escolar indígena naquele contexto.
Como parte da atividade, alunas do PPG-Ielt promoveram uma ação de dignidade menstrual de mulheres indígenas, em parceria com o Projeto Absorver, com a distribuição de mais de 100 absorventes e levantamento da população de mulheres para continuar o envio desses produtos.
Na avaliação dos discentes e do prof. Ariovaldo Lopes Pereira, responsável pela disciplina Educação e Diversidades e coordenador da atividade, o resultado foi altamente positivo, com destaque para a interação com os povos Xavante para entender sua cultura, sua língua e seus costumes. Outro ponto enfatizado é a parceria com a Secretaria de Educação de Barra do Garças na realização da ação, o que enriqueceu a atividade e ampliou a visão do processo de educação indígena desenvolvido nas aldeias da Reserva Xavante São Marcos.
(Comunicação Setorial|UEG)