O prof. Wellington Hannibal, docente do curso de Ciências Biológicas no Câmpus Sudoeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), participou, entre os dias 23 e 27 de setembro, do 12º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMz), realizado na cidade de Armação dos Búzios, RJ.
Durante o evento, o professor Hannibal foi convidado a integrar o Comitê de Coleções Mastozoológicas da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (CCM-SBMz), cujo objetivo principal é facilitar o acesso da comunidade científica às coleções de mamíferos situadas em território nacional. O CCM-SBMz trabalha na busca, organização e disponibilização de informações essenciais sobre essas coleções, contando com a participação de dois representantes de cada região do país e três coordenadores gerais. O professor Hannibal agora representa a região Centro-Oeste no comitê.
Na ocasião, membros do Laboratório de Ecologia e Biogeografia (Lecobioma|UEG), sediado em Quirinópolis, participaram de dois simpósios, apresentando estudos conduzidos pelo grupo. No simpósio intitulado “Ecologia e conservação de pequenos mamíferos”, o prof. Hannibal apresentou o estudo “Composição e estrutura das comunidades de pequenos mamíferos em uma paisagem fragmentada no Brasil central”. Já no simpósio “Por trás da riqueza dos mamíferos: o papel das características funcionais para os serviços ecossistêmicos e a conservação”, a doutoranda Ana Claudia Bernardes-Dias apresentou o estudo “O que afeta a diversidade funcional de pequenos mamíferos?”. Foram apresentados ainda trabalhos de orientados do prof. Hannibal.
Sociedade Brasileira de Mastozoologia
A Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, criada em 1985, com a missão de congregar, organizar e amparar profissionais, cientistas e cidadãos que atuam ou estão preocupados com as temáticas ligadas à pesquisa e conservação de mamíferos.
A SBMz tem como objetivo incentivar o estudo e pesquisa dos mamíferos, além de difundir e incentivar a divulgação do conhecimento científico desenvolvido no Brasil. A SBMz também atua frente a órgãos governamentais, conselhos regionais e Federal de Biologia, e instituições privadas, representando e defendendo os interesses dos sócios, e atendendo a consultas em questões ligadas a mamíferos. Tem participação ativa na elaboração de listas de espécies ameaçadas de extinção, em nível regional, nacional e internacional, bem como nos planos de ação nacionais para a conservação de diversos grupos de mamíferos, junto ao ICMBio.
Entre os integrantes do Comitê de Coleções Mastozoológicas presentes no Congresso da SBMz, estavam presentes (foto abaixo, da esquerda para a direita) Sérgio Luiz Althoff (Fundação Universidade Regional de Blumenal; Elisandra Chiquito (Universidade de São Paulo); Heitor Bissoli Silva (Universidade de São Paulo); Anna Ludmilla da Costa-Pinto (Museu de História Natural da Universidade Federal do Alagoas); Edú Baptista Guerra (University of Washington ); Diego Astúa (Universidade Federal de Pernambuco); Wellington Hannibal (Universidade Estadual de Goiás); Manoel Santos-Filho (Universidade Estadual de Mato Grosso ); Aldo Caccavo (Museu de História Natural do Ceará “Prof. Dias da Rocha”); e Alexandra Bezerra (Museu Paraense Emílio Goeldi).
Sobre o pesquisador
Wellington Hannibal é biólogo (UFMS); mestre em Biodiversidade Animal (UFSM); Doutor em Ecologia e Conservação (UFMS). É professor da Universidade Estadual de Goiás e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS - UEG). É autor do livro Mamíferos do Pantanal (2015), e organizador do livro Biodiversidade, Manejo e Conservação do Sul de Goiás (2017). É líder do grupo de pesquisa Biodiversidade e Conservação em Paisagens Fragmentadas (CNPq), e do Laboratório de Ecologia e Biogeografia de Mamíferos - Lecobioma. Pesquisador associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (INCT-EECBio) e do grupo Macroecologia e Mudanças Climáticas (UFJ). É orientador nos programas de pós-graduação Ambiente e Sociedade (UEG-Quirinópolis) e Biodiversidade e Conservação (IF-Goiano-Rio Verde). Tem publicações na área da ecologia de mamíferos, com ênfase em biodiversidade e distribuição de mamíferos neotropicais e ecologia e conservação de mamíferos em paisagens fragmentadas.
(Comunicação Setorial|UEG)